Fiat e GM figuram em lista de empresas que colocam Brasil em seus balanços
Marcas veem país como vital em estratégia global
O site da revista Exame fez um levantamento apontando 10 empresas que colocam o Brasil em seus balanços financeiros.
A publicação afirma que algumas empresas já elegeram o Brasil como seu principal mercado, casos do banco Santander e da norte-americana Avon. Entre as empresas selecionadas pela reportagem estão duas montadoras de automóveis: Fiat e Chevrolet.
No caso da Fiat, o Brasil foi (e continua sendo) um dos responsáveis pela recuperação do grupo, que teve alta de 3,6% em sua receita mundial no segundo trimestre deste ano. “O trimestre foi caracterizado por uma indústria forte, particularmente no Brasil e Argentina e, geralmente, pelas boas condições de comércio em toda a região”, escreveu a Fiat em comunicado oficial. A importância do mercado brasileiro para a marca é incontestável, já que aqui a Fiat ocupa a liderança nacional de vendas desde 2001.
Já a Chevrolet iniciou uma extensa renovação de sua linha de produtos há quase dois anos. A decisão fez o Brasil se firmar como terceiro maior mercado da marca norte-americana, atrás apenas dos Estados Unidos e China. A marca se consolidou como terceira colocada em vendas na indústria brasileira, chegando a ameaçar a vice-liderança da Volkswagen. Recentemente, a GM afirmou que seguirá o modelo de negócios aplicado no Brasil em seu processo de reestruturação para outros mercados.