No momento que este texto é escrito, o Renault Sandero RS acaba de sair de linha e o Fiat Pulse Abarth ainda está a alguns meses de distância. Mas se você procura um esportivo nacional urgentemente, um Renault Kwid à venda na OLX pode saciar a necessidade de velocidade.
Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90
Por R$ 55.000 (é mais barato que qualquer Kwid 0km!), é possível adquirir uma unidade 2019 do subcompacto com algumas modificações, que vão além da estética esportiva, com aerofólio e frontlip. Principalmente, seu motor 1.0 12V que originalmente entregava 70 cv foi intensamente modificado, ganhando o apoio de um turbocompressor que elevou sua potência radicalmente.
Para lidar com a pressão de 0,4 bar e extrair o máximo do três-cilindros 1.0, o super Kwid também utiliza injeção eletrônica programável. Consequentemente, as medições no dinamômetro indicaram 115 cv na roda, o que, na conversão do proprietário, corresponde à potência de 135 cv entregue pelo motor.
Em um carro de aproximadamente 800 kg, isso significa que são pouco mais de 6 kg para cada cavalo-vapor, uma relação peso/potência equivalente a de modelos como o Mercedes-Benz C300 Sport.
Obviamente a dinâmica dos dois modelos não é comparável, mas quem montou este Kwid também investiu em suspensão e novas rodas de aro 17, que ironicamente mantêm os três furos tão criticados pelo público.
Internamente há modificações que, na nova versão do carro, também foram feitas pela Renault, como a inserção de uma central multimídia maior e com câmera de ré, e um mostrador digital, que em vez de velocímetro é o monitor da sonda wideband colocado sobre o quadro de instrumentos.
Segundo o proprietário, que reside na cidade catarinense de Içara, todas as alterações estão legalizadas, garantindo que não haverá problemas em fiscalizações das autoridades. O Renault Kwid esportivo tem 25.000 km rodados.