Dez carros com preços absurdos no Brasil

Civic a R$ 125.000, Doblò a R$ 92.000 e SpaceFox a R$ 89.000. Tá justo para você?

Honda Civic

O mercado automotivo brasileiro vive uma das piores quedas na história, isso por causa da grave crise econômica e política que atingiu o país há cerca de dois anos. Mesmo assim, os preços dos carros não param de subir.

Um dos exemplos mais recentes é o novo Civic: a versão topo de linha com motor 1.5 turbo custa R$ 124.900. Apesar dele trazer farta lista de equipamentos e tecnologia para mirar o segmento de sedãs premium, o valor assustou os clientes tradicionais.

Como referência, o novo Chevrolet Cruze turbo com todos os opcionais sai por R$ 109.000 – uma diferença de R$ 15.900 que, na prática, os coloca em segmentos distintos do mercado: o Cruze continua entre os sedãs médios, enquanto a versão top do Civic parte em busca de horizontes bem mais limitados em termos de números de venda.

A situação não é exclusiva dos modelos mais sofisticados. Hoje um carro popular não sai por menos de R$ 30.000, a exemplo do Fiat Mobi e do VW Up!, e pode ultrapassar a barreira dos R$ 60.000, dependendo dos opcionais escolhidos. A partir dessa constatação, separamos alguns dos preços mais espantoso praticados em nosso mercado. Escolha o seu “preferido”.

Chevrolet Cobalt Elite 1.8

Chevrolet Cobalt

Atualizado no final do ano passado, o Cobalt evoluiu na forma e no conteúdo. Mas perdeu seu principal e tradicional atrativo, que era a relação custo-benefício. A nova versão Elite escancara isso, com um valor muito próximo das versões de entrada dos sedãs médios.

Preço inicial: R$ 68.990

Pintura metálica: R$ 1.400

Total: R$ 70.390

 

Fiat Doblò Adventure 1.8

Fiat Doblò Adventure

Barata a Doblò nunca foi. Hoje, mesmo defasada e um tanto esquecida no mercado, ela ainda cobra bastante pelo pacote aventureiro Adventure. E olhe que nem consideramos a série especial Adveture Extreme, cujo preço começa em R$ 84.370!

Preço inicial: R$ 81.510

Kit Extreme (central multimídia com GPS, Bluetooth, TV digital e câmera de ré + detalhes escurecidos + volante multifuncional em couro): R$ 4.264

Kit Casual (apoio de braço central + banco traseiro bipartido + cinto traseiro central de três pontos): R$ 717

Bloqueio de diferencial Locker: R$ 1.971

Bancos em couro: R$ 2.520

Pintura metálica: 1.623

Total: R$ 92.605

 

Fiat Palio Sporting 1.6

Fiat Palio

Depois de fechar 2014 como o carro mais vendido do Brasil, o Palio vem enfrentando uma lenta decadência. Hoje, é apenas o quinto colocado, mesmo somando-se as versões Palio Fire, com carroceria antiga. Uma das razões pode estar no preço, alto demais para um modelo que há anos não recebe atualizações.

Preço inicial: R$ 53.410

Câmbio automatizado Dualogic: R$ 4.154

Alarme: R$ 638

Kit High Tech (faróis automáticos + sensor de chuva + retrovisor interno eletrocrômico): R$ 1.067

Teto solar: R$ 4.405

Parafusos anti-furto: R$ 192

Vidros traseiros elétricos: R$ 682

Airbags laterais: R$ 2.058

Volante multifuncional em couro: R$ 352

Pintura metálica: R$ 1.512

Total: R$ 68.670

 

Fiat Weekend Adventure 1.8

Fiat Weekend Adventure

Outro caso de modelo que não recebe atenção da marca há tempos, a perua Weekend Adventure tem preço inicial dentro da média do mercado. O que assusta são os valores dos opcionais capazes de torná-la atraente.

Preço inicial: R$ 67.410

Câmbio automatizado Dualogic: R$ 3.847

Kit Extreme (central multimídia com GPS, Bluetooth, TV digital e câmera de ré + detalhes escurecidos + volante multifuncional em couro): R$ 3.883

Kit Confort (faróis automáticos + sensor de chuva + retrovisor interno eletrocrômico + bancos parciais em couro + subwoofer): R$ 4.238

Bloqueio de diferencial Locker: R$ 2.278

Pintura metálica: R$ 1.623

Total: R$ 83.279

 

Ford EcoSport Titanium 2.0

Ford EcoSport

A versão mais cara do EcoSport traz um bom pacote de equipamentos, mas peca em ausências muito sentidas em um carro nesta faixa de preço, como a pequenina tela monocromática no console, a falta de GPS e a qualidade de acabamento que ainda deixa a desejar.

Preço inicial: R$ 90.390

Pintura metálica: R$ 1.300

Total: R$ 91.690

 

Ford Fiesta Titanium 1.0 turbo

Ford Fiesta Titanium

O novo motor 1.0 EcoBoost é espetacular, mas com ele o Fiesta virou uma compra de nicho. Não vai ser fácil convencer alguém a gastar mais de R$ 70.000 num hatch compacto, por melhor que ele seja.

Preço inicial: R$ 71.990

Pintura metálica: R$ 1.300

Total: R$ 73.290

 

Honda City EXL 1.5

Honda City

A própria Honda explica que a versão topo de linha do City mira nas versões de entrada dos sedãs médios. O problema é que mesmo assim ele parece caro demais. Um Corolla GLi, por exemplo, tem preço de tabela quase R$ 10.000 abaixo do City EXL.

Preço inicial: R$ 79.800

Pintura metálica: R$ 990

Total: R$ 80.790

 

Kia Soul U.260 1.6

Kia Soul Kia Soul

Kia Soul  (/)

A segunda geração do Soul tornou o modelo muito mais caro, e fez suas vendas desabarem. Isso, porém, tem relação com as cotas determinadas pelo Inovar-Auto, que limitam a Kia a importar 4.800 veículos por ano sem os 30% de IPI.

Preço inicial: R$ 93.900

(sem pacote de opcionais)

 

Volkswagen SpaceFox Highline 1.6

Volkswagen SpaceFox Highline

Uma das razões para a decadência das peruas no mercado pode estar no preço, hoje muito similar – e ás vezes até superior – ao de modelos vendidos como SUVs, como Duster e Tucson. No caso da SpaceFox, fica difícil justificar os R$ 74.430 iniciais por um veículo com câmbio manual, sem controle de estabilidade nem GPS.

Preço inicial: R$ 74.430

Câmbio automatizado I-motion: R$ 3.300

Módulo de Segurança (faróis de neblina com acompanhamento de curva + controle de estabilidade + assistente em rampas): R$ 1.400

Módulo Tecnológico 1 (piloto automático + retrovisor eletrocrômico + faróis com temporizador + acendimento automático dos faróis + sensor de chuva): R$ 2.320

Central multimídia com GPS e App-Connect + teto solar: R$ 5.440

Pintura perolizada: R$ 1.988

Total: R$ 88.878

 

Volkswagen Golf Comfortline 1.6

Volkswagen GolfVolkswagen Golf Comfortline

Volkswagen Golf Comfortline (/)

Recebido com muitas críticas, o Golf nacional com motor 1.6 MSI é até hoje (meses após seu lançamento) raríssimo de se ver nas ruas. Pudera: não bastasse o alto valor inicial, os opcionais têm preço assustador. Completo, ele ultrapassa a barreira dos R$ 100.000!

Preço inicial: R$ 76.590

Câmbio automático: R$ 5.400

Teto solar: R$ 4.382

Pacote Comfort (ar digital de duas zonas + revestimento em couro): R$ 4.470

Pacote Exclusive (piloto automático + limitador de velocidade + retrovisor interno eletrocrômico + rodas “Dijon” aro 17 + sensor de chuva + faróis automáticos + central multimídia com Bluetooth, App-Connect e GPS + volante multifuncional): R$ 9.215

Pintura perolizada: R$ 1.837

Total: R$ 101.894

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

  1. Sgto Prudencio

    Ok vou ensinar (uma vez só) como calcular preço de produtos e comparar com o Brasil.. Esqueçam o calculo burro de converter dolar em reais…Primeiramente precisamos entender o que ganha um brasileiro e quanto ganha um americano..Vamos pegar os salarios médios.. Nos EUA US 3274,00 no Brasil R$ 2.226,00 ( salario médio não minimo, acho justo).. Vou pegar um carrinho meia boca um Range Rover Evoque : R$169.000 (web motors) no Brasil e U$ 37.000 (autrader.com) nos EUA… Se fizer a conversão dolar etc, a diferenca ja não é tão grande, apenas R$50.000 reais (apenas kk) … Mas vamos ao VERDADEIRO calculo: uma americano ganha 3274 dolares em média, se dividirmos o valor da Evoque pelo salario dele, integralmente, com 11 meses de trabalho ele paga o veiculo… Agora PASMEM: o brasileiro precisa de 75 meses pagando integralmente seu salario pra obter um carro nesse porte… Qual a VERDADEIRA diferença de preço? 7 vezes mais caro que nos EUA… Isso a um calculo “meio burro” sem contar juros de parcelamento, etc, porque se postar isso, muita gente vai querer se matar, então deixemos assim.. Obrigado amigos e espero que tenham aprendido como se calcula o “VALOR” de um produto em relaçao ao nosso Brasil il il il il, va pra puts q paril il il …