Veja quais são os carros mais rápidos no teste de 0 a 100 km/h

O mais incrível dessas máquinas é que todas podem rodar em vias públicas

Um dos recordistas no 0 a 100, o Demon até levanta as rodas da frente na arrancada (divulgação/Dodge)

Partir da imobilidade para atingir a marca dos 100 km/h no menor tempo possível virou uma obsessão entre as fabricantes de superesportivos. Cada lançamento vem acompanhado de uma intensa campanha de marketing para divulgar se o modelo está entre os mais rápidos (ou se é o mais rápido) do segmento.

No entanto, comparar os números divulgados pelas montadoras não é fácil.

Enquanto algumas empresas inflam seus resultados simplesmente para impressionar, outras vão pelo caminho oposto e divulgam dados inferiores ao real potencial dos carros.

O Veyron sempre está nas primeiras posições das listas de carros mais rápidos do mundo (divulgação/Bugatti)

Além disso, não há como descobrir qual foi a metodologia do teste realizado por cada montadora. É impossível saber se o controle de largada foi utilizado (embora na maioria das vezes a resposta seja sim), nem as condições climáticas do dia (como temperatura, umidade e pressão atmosférica) e tampouco qual foi o equipamento utilizado para realizar a medição.

Por fim, existe a velha polêmica das provas de aceleração de “0 a 60 mi/h (de milhas por hora)”, ou 0 a 96 km/h, se realizarmos uma simples conversão de medidas.

Entretanto, a diferença de 4 km/h representa pouco impacto no tempo total de cada carro – prova disso é que, se convertermos 100 km/h em milhas por hora, o resultado seria uma estranha medição de “0 a 62 mi/h”, ou apenas 2 mi/h a mais do que o tradicional “0-60”.

Relevando estas polêmicas, a revista Auto Express montou um ranking com os carros mais rápidos nas provas de aceleração. Veja abaixo quais são os modelos selecionados, partindo do mais “lento” para o mais rápido.

Audi R8 V10 (0 a 96 km/h em 3,2 segundos)
Lançado por aqui no fim de 2016, o novo R8 V10 Plus tem um motor 5.2 V10 com 610 cv, associado a uma transmissão de dupla embreagem de sete velocidades.

Nova geração do R8 é um carro de corrida autorizado a andar na rua

Nova geração do R8 é um carro de corrida autorizado a andar na rua (João Mantovani/Quatro Rodas)

Ferrari LaFerrari (0 a 96 km/h em 3 segundos)
A primeira Ferrari híbrida da história também é a mais potente: são 963 cv extraídos de um motor 6.3 V12 com 800 cv mais um motor elétrico assistido pelo sistema de recuperação de energia cinética (KERS), de 163 cv.

A primeira Ferrari híbrida da história é uma das mais rápidas também (Ferrari/Divulgação)

Porsche 911 Turbo S (0 a 96 km/h em 2,9 segundos)
A versão mais radical do 911 (sem considerar os modelos GT3 e GT2) é movida por um motor 3.8 com dois turbocompressores e custa mais de R$ 1 milhão no Brasil.

Boatos afirmam que o cupê é um dos vários exemplos de superesportivos que aceleram mais rápido do que o divulgado pela própria marca.

A versão mais potente do lendário 911 não faz feio (divulgação/Porsche)

Lamborghini Huracan Performante (2,9 segundos)
Desenvolvida para uso em pistas, a Huracan Performante não ganhou fama apenas por ser um dos superesportivos mais rápidos do planeta.

Ela também é uma das recordistas de Nürburgring Nordschleife, precisando de apenas 6 minutos e 52 segundos para completar uma volta no mítico circuito alemão.

A Huracan Performante completou uma volta em Nurburgring em apenas 6min52seg (divulgação/Lamborghini)

Ford GT (2,8 segundos)
Além de ser a reencarnação do lendário superesportivo da Ford, o novo GT foi projetado juntamente com o protótipo vencedor da classe GTE Pro das 24 Horas de Le Mans de 2016.

Movido por um motor 3.5 V6 EcoBoost de 656 cv e 76 mkgf de torque máximo, o bólido terá apenas 250 unidades produzidas por ano até 2021. Como as 1.000 primeiras unidades já foram vendidas, os interessados vão ter que esperar deitados.

Ford GT na posição 3x4 de frente

O GT levou para casa o prêmio de Melhor Design de Carro de Produção (Divulgação/Ford)

Caterham Seven 620R (2,8 segundos)
Sâo 314 cv extraídos de um motor 2.0 Supercharged para mover apenas 572 quilos. Assim fica fácil entender porque a Caterham faz alguns dos carros mais divertidos do mundo.

Pesando menos de 600 kg, o Caterham Seven 620R é um brinquedão (divulgação/Internet)

Koenigsegg Regera (2,8 segundos)
O Regera é feito de superlativos: são 1.500 cv, 20,2, 204 mkgf de torque máximo e velocidade máxima de 402 km/h. Diante destes números impressionantes, levar 2,8 segundos para ir de 0 a 96 km/h nem parece tão incrível assim. Mas é.

Koenigsegg Regera

O Regera tem 1.500 cv e chega aos 402 km/h (divulgação/Koenigsegg)

Tesla Model S P90D (2,8 segundos no modo “Ludicrous”)
Ninguém imaginaria ver um sedã figurando entre os carros mais rápidos na aceleração de 0 a 96 km/h. Mas o Tesla Model S não é um sedã comum, principalmente se o modo Ludicrous estiver ativado.

Aí é diversão garantida. Desde que haja uma tomada perto para recarregar as baterias, é claro.

Principal modelo da Tesla, o Model S deixa muito superesportivo no chinelo (divulgação/Tesla)

McLaren P1 (2,8 segundos)
O P1 honra a tradição do nome McLaren: movido por um motor 3.8 V6 biturbo de 737 cv e um motor elétrico de 179 cv, o bólido parte da imobilidade e atinge os 96 km/h em menos de três segundos. Se você continuar acelerando, precisará de apenas 16,5 segundos para superar os 300 km/h. Nada mal.

São necessários apenas 16,5 segundos para o P1 atingir os 200 km/h (divulgação/McLaren)

Lamborghini Aventador SV (2,8 segundos)
Provavelmente um dos melhores carros já produzidos pela Lamborghini, o Aventador SV é incrivelmente belo e extremamente rápido. Segundo a marca, são necessários 2,8 segundos para chegar aos 96 km/h. A marca dos 200 km/h é superada em meros 5,8 segundos.

A Lamborghini diz que o Aventador SV precisa de 2,8 segundos para ir de 0 a 100 km/h (divulgação/Lamborghini)

Porsche 918 Spyder (0 a 96 km/h em 2,8 segundos)
Apresentado em 2014, o 918 Spyder ainda é o carro mais rápido já produzido em série pela Porsche. A montadora divulga o tempo oficial de 2,8 segundos para acelerar de 0 a 96 km/h, mas há quem diga que o carro cumpre esta tarefa abaixo desta marca – mesmo se o veículo não contar com o Weissach Pack.

Esse pacote o deixa 41 quilos mais leve graças a alterações como a ausência do dispositivo de carga rápida para as baterias, a fibra de carbono exposta na carroceria e a ausência de pintura.

Spyder tem três motores e quase 900 cv de potência

Spyder tem três motores e quase 900 cv de potência (Marco de Bari/Quatro Rodas)

Radical RXC GT 2016 (0 a 96 km/h em 2,7 segundos)
Longe de ser o superesportivo mais bonito do mundo, o Radical RXC GT lembra mais um protótipo feito para disputar as 24 Horas de Le Mans. Deve ser por isso que ele precisa de apenas 2,7 segundos para se aproximar dos 100 km/h.

O RXC GT é quase um protótipo de corrida homologado para as ruas (divulgação/Internet)

Hennessey Venom GT (0 a 100 km/h em 2,7 segundos)
Há anos o Venom trava uma dura (e longa) batalha com o Bugatti Veyron – e agora com o Chiron – pelo título de “veículo de produção em série mais rápido do mundo”.

A fabricante diz que o carro atinge a velocidade máxima de 434 km/h, mas nunca houve um consenso sobre qual deles anda mais.

A Hennessey diz que o Venom GT é mais rápido do que o Bugatti Veyron (divulgação/Internet)

Ariel Atom 3.5 R (0 a 96 km/h em 2,6 segundos)
Faz quase vinte anos que a Ariel produz carros inusitados como o Atom. De uns tempos para cá, levar menos de três segundos para ir de 0 a 96 km/h virou praticamente uma regra dentro da marca.

No caso do Atom 3.5 R (equipado com um motor 2.0 i-VTEC preparado), são necessários apenas 2,6 segundos. Só não esqueça seu capacete em casa.

Sem carroceria, o Atom 3.5 R é quase um kart em tamanho gigante (divulgação/Internet)

Tesla Model S P100 D com modo Ludicrous ativado (0 a 100 km/h em 2,5 segundos)
A Tesla gosta de dizer que o Model S P100D é o terceiro modelo mais rápido em aceleração produzido atualmente.

Verdade ou não, uma coisa é certa: o sedã é extremamente veloz se o modo Ludicrous estiver ligado.

Recorde Tesla Model S P100D

O Model S P100D consegue ser ainda mais rápido do que os outros modelos (Reprodução/Internet)

Bugatti Veyron Super Sport (0 a 96 km/h em 2,5 segundos)
Se o Veyron já era estupidamente rápido, a Bugatti conseguiu deixa-lo ainda mais veloz na versão Super Sport. Depois de levar apenas 2,5 segundos para ir de 0 a 96 km/h, ele pode seguir acelerando de forma incrível até chegar aos 431 km/h.

Pode ser menos do que o Venom GT, mas pelo menos a marca da Bugatti é reconhecida oficialmente pelo Guinness Book.

Bastam apenas 2,5 segundos para o Veyron Super Sport chegar aos 100 km/h (divulgação/Bugatti)

Dodge Challenger SRT Demon (0 a 96 km/h em 2,3 segundos)
O Demon nasceu para quebrar recordes. Além de ser o carro com motor V8 mais potente (851 cv) já produzido em série, a versão “endiabrada” do Challenger Hellcat também clama ser o mais rápido no tempo de aceleração de 0 a 96 km/h, precisando de apenas 2,3 segundos.

Seu lugar é na pista, mas há artimanhas para mantê-lo nas ruas

Feito para as pistas de arrancada, o Demon pode ser utilizado nas ruas (divulgação/Dodge)

Ultima Evolution Coupé (0 a 96 km/h em 2,3 segundos)
A Dodge diz que o Demon é o campeão de aceleração de 0 a 96 km/h. Mas pouca gente se lembra do Evolution Coupé. Produzido pela britânica Ultima, o carro já realizava a prova nos mesmos 2,3 segundos muito antes de o Demon ser lançado.

Trata-se de um feito e tanto para uma empresa tão pequena com produção praticamente artesanal.

O Evolution acelera tão rápido quanto o Dodge Demon, mas nasceu antes (divulgação/Internet)

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  1. Sensacionais, mas confesso que os pequenos fabricantes são a cereja do bolo. Ultima, Superformance (não está na lista, mas fabrica a réplica do Shelby Cobra (DEMO VERSION!) com até 1000 CV), Hennessey, Radical e Ariel são o que de melhor existe e a custo muito menor (DEMO VERSION!) que as marcas griffe. No Brasil, tivemos a Chamonix com a réplica do Porsche Spyder 550S de 680 kg e motor 2.0 API, Lobini, entre outros pequenos fabricantes de carros para gearheads, que são uma delícia para quem gosta de dirigir máquinas espetaculares. Excelente reportagem.