Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Depois de críticas pesadas, EcoSport muda na Europa e recebe (alguns) elogios

Modelo perdeu o estepe na porta traseira e recebeu melhorias no acabamento e na qualidade de condução

Por Guilherme Fontana
Atualizado em 25 mar 2024, 10h35 - Publicado em 18 nov 2015, 17h08
fabricantes
 (/)
Continua após publicidade
fabricantes

Projeto totalmente brasileiro, a segunda geração do Ford EcoSport foi lançada em 2013 e passou a fazer parte do plano One Ford, tornando-se um modelo global. Com isso, em 2014, o EcoSport chegou ao mercado europeu como um estranho no ninho: a Ford nunca havia lançado nenhum utilitário compacto por lá.

Logo em sua chegada a Europa, o EcoSport foi recebido com duras críticas da imprensa especializada. A montagem e os materiais “mais econômicos” do SUV, que chega por lá através da fabricação na Índia, não agradaram aos europeus.

fordecosport_2015_update_3-4_front.jpeg

Durante as avaliações das publicações locais, as principais deficiências apontadas estavam no comportamento dinâmico do modelo, muito “molenga” para os britânicos. Outro ponto que não os agradou foi o estepe pendurado na tampa do porta-malas. Principal característica do Eco no Brasil, o pneu causou estranheza no Velho Continente. As críticas eram ainda mais afiadas quando o modelo era comparado com seus concorrentes Renault Captur e Mazda CX-3, ambos inexistentes no mercado brasileiro.

Continua após a publicidade

LEIA MAIS:

– Teste: Ford EcoSport 1.6 Powershift

– Longa Duração: o desmonte do EcoSport

A Ford, porém, foi rápida e providenciou as alterações já para a linha 2015 do SUV – que melhorou, mas ainda não convenceu totalmente: a AutoExpress deu três de cinco estrelas possíveis para o modelo, uma leve melhora em relação às duas estrelas dadas anteriormente. As mudanças, sem previsão de chegarem ao Brasil, atingiram a suspensão, a altura do carro (que ficou 1 cm mais baixo), a direção elétrica e o controle de estabilidade. Por fora, a traseira perdeu o estepe sobressalente, gerando a primeira modificação estética do EcoSport fora do Brasil.

Continua após a publicidade

O interior também tem novidades que não contemplam o Brasil. O acabamento do painel passou a ser de melhor qualidade, com materiais emborrachados e detalhes cromados e em preto brilhante. O nível de ruídos caiu graças aos reforços nas portas e no painel. Como opcional, a marca oferece ao público europeu o pacote “Inverno”, que adiciona janelas, retrovisores e bancos dianteiros aquecidos. Já o sistema de conectividade permaneceu sem alterações, sendo classificado como “antigo” e “ultrapassado” por dispor de recursos visuais limitados.

fordecosport_2015_update_interieur.jpeg

O EcoSport é vendido no Reino Unido nas versões Zetec e Titanium. A primeira parte de 14 245 libras (equivalente a R$ 80 mil em conversão direta), enquanto a segunda começa em 16 445 libras (ou R$ 95 mil). Por lá, são oferecidos os motores 1.5 Duratec de 112 cv, 1.0 turbo de 125 cv e 1.5 Duratorq diesel de 95 cv. Por aqui, o modelo parte de R$ 65 900 com motor 1.6 de 131 cv e de R$ 82 500 com o 2.0 de 147 cv.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.