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Correio Técnico: quais são as diferenças entre os motores OHC e OHV?

Os temos distinguem a posição do comando de válvulas no bloco do motor, mas hoje em dia usa-se outras variações

Por Leonardo Barboza
15 jul 2020, 07h00
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(Reprodução/Internet/Arte/Quatro Rodas)

Qual a diferença entre o motor OHC e o OHV? – Edmilson do Nascimento, Francisco Morato (SP).

De acordo com o conselheiro da SAE Brasil Francisco Satkunas, o motor OHC possui o eixo de comando acima das válvulas de admissão e o de escapamento, no cabeçote. Em inglês, significa Over Head Camshaft.

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Essa configuração elimina o uso de varetas entre os tuchos de válvulas e outros componentes, de modo a ter menos peças e, portanto, menos componentes móveis sujeitos a desgaste. Isso permite maior elasticidade e trabalho a rotações mais altas.

Logicamente, esse tipo de motor fica um pouco mais alto do que um que tenha o eixo de comando situado no bloco. A interligação entre a árvore de manivelas e o eixo comando se faz por meio de correia dentada ou então de corrente de aço.

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Os motores OHV (Over Head Valve) são todos aqueles que possuem válvulas no bloco, de concepção mais antiga (o uso hoje é mais comum em geradores e motores estacionários)

e que só se aplicam em motores com uma válvula de admissão e outra de escape, não sendo usados em multiválvulas.

Esses motores possuem varetas de válvulas e, em geral, engrenagens para transmitir a rotação entre a árvore de manivelas (girabrequim) e o eixo comando.

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Atualmente, porém, o mais comum é encontrar outras duas siglas: DOHC e SOHC. 

Comando de válvulas

São acrônimos que em inglês significam Double Over Head Camshaft (duplo comando de válvulas no cabeçote) e Single Over Head Camshaft (comando de válvulas simples no cabeçote). Há ainda o OHV, de Over Head Valves (válvulas no cabeçote).

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Mais importante do que conhecer as siglas é saber o que significam na prática. Quando a abertura e o fechamento das válvulas são realizados diretamente por uma árvore de comando de válvulas, trata-se do SOHC – é o recurso comumente utilizado nos atuais motores de duas válvulas por cilindro.

Mais comuns em cabeçotes de quatro válvulas por cilindro são as duas árvores, uma para as válvulas de admissão e outra para as de escape. Este será um motor DOHC.

Tem alguma dúvida? Mande sua pergunta para: correiotecnico@quatro-rodas.com.br

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