Clique e assine por apenas 5,90/mês

Correio Técnico: quais são as diferenças entre os motores OHC e OHV?

Os temos distinguem a posição do comando de válvulas no bloco do motor, mas hoje em dia usa-se outras variações

Por Leonardo Barboza - Atualizado em 14 jul 2020, 22h18 - Publicado em 15 jul 2020, 07h00
Reprodução/Internet/Arte/Quatro Rodas

Qual a diferença entre o motor OHC e o OHV? – Edmilson do Nascimento, Francisco Morato (SP).

De acordo com o conselheiro da SAE Brasil Francisco Satkunas, o motor OHC possui o eixo de comando acima das válvulas de admissão e o de escapamento, no cabeçote. Em inglês, significa Over Head Camshaft.

Quer ter acesso a todos os conteúdos exclusivos de Quatro Rodas? Clique aqui e assine com 64% de desconto.

Essa configuração elimina o uso de varetas entre os tuchos de válvulas e outros componentes, de modo a ter menos peças e, portanto, menos componentes móveis sujeitos a desgaste. Isso permite maior elasticidade e trabalho a rotações mais altas.

Logicamente, esse tipo de motor fica um pouco mais alto do que um que tenha o eixo de comando situado no bloco. A interligação entre a árvore de manivelas e o eixo comando se faz por meio de correia dentada ou então de corrente de aço.

Os motores OHV (Over Head Valve) são todos aqueles que possuem válvulas no bloco, de concepção mais antiga (o uso hoje é mais comum em geradores e motores estacionários)

e que só se aplicam em motores com uma válvula de admissão e outra de escape, não sendo usados em multiválvulas.

Esses motores possuem varetas de válvulas e, em geral, engrenagens para transmitir a rotação entre a árvore de manivelas (girabrequim) e o eixo comando.

Continua após a publicidade

Atualmente, porém, o mais comum é encontrar outras duas siglas: DOHC e SOHC. 

Comando de válvulas

São acrônimos que em inglês significam Double Over Head Camshaft (duplo comando de válvulas no cabeçote) e Single Over Head Camshaft (comando de válvulas simples no cabeçote). Há ainda o OHV, de Over Head Valves (válvulas no cabeçote).

Mais importante do que conhecer as siglas é saber o que significam na prática. Quando a abertura e o fechamento das válvulas são realizados diretamente por uma árvore de comando de válvulas, trata-se do SOHC – é o recurso comumente utilizado nos atuais motores de duas válvulas por cilindro.

Mais comuns em cabeçotes de quatro válvulas por cilindro são as duas árvores, uma para as válvulas de admissão e outra para as de escape. Este será um motor DOHC.

Tem alguma dúvida? Mande sua pergunta para: correiotecnico@quatro-rodas.com.br

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da nova edição de quatro rodas? clique aqui e tenha o acesso digital.

Continua após a publicidade
Publicidade