Clique e Assine a partir de R$ 9,90/mês

Com tamanho de Accord, Honda Clarity Fuel Cell é movido a hidrogênio

Chegada ao mercado local está prevista para 2016

Por Rodrigo Furlan Atualizado em 9 nov 2016, 14h44 - Publicado em 28 out 2015, 13h25
sustentabilidade

A Honda, há bastante tempo, tem dado atenção ao segmento dos modelos movidos a hidrogênio. Tudo começou em 2007, quando a montadora começou a produzir de um modo quase artesanal o FCX Clarity, um sedã médio que chegou a receber prêmios por sua tecnologia ecologicamente correta. No Salão de Tóquio de 2015, porém, a marca dá um passo à frente, revelando o novíssimo Clarity Fuel Cell, que já tem data para estrear no mercado japonês.

honda-clarity-fuel-cell-2.jpeg

A grande novidade em relação ao antecessor é o aumento da eficiência do conjunto formado pela célula de combustível e pelo motor elétrico. Antes, a autonomia do FCX Clarity era de 390 km, mas o fato é que a Honda preparou um tanque de hidrogênio de alta pressão para o Clarity Fuel Cell que eleva este número para bem mais interessantes 700 km, ou seja, autonomia superior à de muitos carros equipados com motor a combustão.

honda-clarity-fuel-cell-3.jpeg
Continua após a publicidade

Um detalhe interessante é que o tempo gasto para preencher o tanque com hidrogênio é de três minutos, muito próximo àquele necessário para completar um tanque com etanol, gasolina ou qualquer outro combustível líquido. Ao mesmo tempo, a densidade dessas células subiu 60%, para 3,1 KW. Em termos de potência, o sedã agora oferece 177 cavalos, quase 40 cv a mais do que o antecessor.

honda-clarity-fuel-cell-4.jpeg

Para quem não estava habituado ao visual do FCX Clarity, vale mencionar as dimensões do Clarity Fuel Cell. Elas são bem similares às do Accord: 4,895 metros de comprimento (0,5 centímetro a mais), 1,475m de altura (igual) e 1,87m de largura (dois centímetros a mais). Elas são suficientes para que cinco pessoas ocupem a cabine de modo confortável – por sinal, o interior é bem similar à maior parte dos carros atuais da Honda.

A chegada do Clarity Fuel Cell ao mercado japonês está prevista para os primeiros meses de 2016. Já em meados do próximo ano, a marca levará o sedã “verde” a mercados selecionados no continente europeu.

VEJA MAIS

– Carros elétricos e movidos a hidrogênio ficam isentos de imposto de importação

Continua após a publicidade


Publicidade

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo

Continue lendo, sem pisar no freio. Assine a QR.

Impressa + Digital

Plano completo da QUATRO RODAS! Acesso aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias e revista no app.

Acesso ilimitado ao Site da QUATRO RODAS, com conteúdos exclusivos e atualizados diariamente.

Comparativo entre os principais modelos do mercado.

Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.

Receba mensalmente a QUATRO RODAS impressa mais acesso imediato às edições digitais no App QUATRO RODAS, para celular e tablet.

a partir de R$ 14,90/mês

Digital

Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos no site e ter acesso a edição digital no app.

Acesso ilimitado ao Site da QUATRO RODAS, com conteúdos exclusivos e atualizados diariamente.

Comparativo entre os principais modelos do mercado.

Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.

App QUATRO RODAS para celular e tablet, atualizado mensalmente.

a partir de R$ 9,90/mês