Com tamanho de Accord, Honda Clarity Fuel Cell é movido a hidrogênio

Chegada ao mercado local está prevista para 2016

sustentabilidade sustentabilidade

sustentabilidade (/)

A Honda, há bastante tempo, tem dado atenção ao segmento dos modelos movidos a hidrogênio. Tudo começou em 2007, quando a montadora começou a produzir de um modo quase artesanal o FCX Clarity, um sedã médio que chegou a receber prêmios por sua tecnologia ecologicamente correta. No Salão de Tóquio de 2015, porém, a marca dá um passo à frente, revelando o novíssimo Clarity Fuel Cell, que já tem data para estrear no mercado japonês.

honda-clarity-fuel-cell-2.jpeg honda-clarity-fuel-cell-2.jpeg

honda-clarity-fuel-cell-2.jpeg (/)

A grande novidade em relação ao antecessor é o aumento da eficiência do conjunto formado pela célula de combustível e pelo motor elétrico. Antes, a autonomia do FCX Clarity era de 390 km, mas o fato é que a Honda preparou um tanque de hidrogênio de alta pressão para o Clarity Fuel Cell que eleva este número para bem mais interessantes 700 km, ou seja, autonomia superior à de muitos carros equipados com motor a combustão.

honda-clarity-fuel-cell-3.jpeg honda-clarity-fuel-cell-3.jpeg

honda-clarity-fuel-cell-3.jpeg (/)

Um detalhe interessante é que o tempo gasto para preencher o tanque com hidrogênio é de três minutos, muito próximo àquele necessário para completar um tanque com etanol, gasolina ou qualquer outro combustível líquido. Ao mesmo tempo, a densidade dessas células subiu 60%, para 3,1 KW. Em termos de potência, o sedã agora oferece 177 cavalos, quase 40 cv a mais do que o antecessor.

honda-clarity-fuel-cell-4.jpeg honda-clarity-fuel-cell-4.jpeg

honda-clarity-fuel-cell-4.jpeg (/)

Para quem não estava habituado ao visual do FCX Clarity, vale mencionar as dimensões do Clarity Fuel Cell. Elas são bem similares às do Accord: 4,895 metros de comprimento (0,5 centímetro a mais), 1,475m de altura (igual) e 1,87m de largura (dois centímetros a mais). Elas são suficientes para que cinco pessoas ocupem a cabine de modo confortável – por sinal, o interior é bem similar à maior parte dos carros atuais da Honda.

A chegada do Clarity Fuel Cell ao mercado japonês está prevista para os primeiros meses de 2016. Já em meados do próximo ano, a marca levará o sedã “verde” a mercados selecionados no continente europeu.

VEJA MAIS

– Carros elétricos e movidos a hidrogênio ficam isentos de imposto de importação

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s