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Com bocão na dianteira, novo BMW M3 ensina motorista a fazer drift

A BMW apresentou o novo M3 Sedan que chega ao Brasil ainda no primeiro semestre de 2021, equipado com novo motor e câmbio automático

Por Paulo Campo Grande
Atualizado em 12 mar 2021, 10h10 - Publicado em 9 mar 2021, 20h00
Sedã três quartos de frente na curva
M3 chega à sexta geração 35 anos depois da icônica E30 (Divulgação/BMW)

A BMW fez hoje a apresentação mundial dos novos M3 e M4. O M3 está na sexta geração e o M4, que surgiu quando a fábrica decidiu separar em modelos os tipos de carroceria, está na segunda.

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O M3 tem carroceria de sedã, com quatro portas, e o M4, de cupê, com duas portas. Mas os dois são derivados do M3 E30, lançado em 1986, que teve versões sedã e cupê até o surgimento do M4, em 2014.

Para o Brasil, o mais importante é o M3 que chega ao país ainda neste primeiro semestre. Mostramos o cupê aqui porque, além de seu perfil mais esportivo, foi a versão escolhida pela fábrica para estrear a cor Amarelo São Paulo. A BMW não tem planos de trazer o M4 para o Brasil.

BMW M4 segunda geração
Com o pacote M Race Track, o sistema monitora as derrapagens controladas (Divulgação/BMW)

A BMW batizou as cores de seus novos modelos com nomes de diferentes cidades do planeta. Além de Amarelo São Paulo, há Verde Ilha de Man (Reino Unido), Vermelho Toronto (Canadá) e Azul Portimão (Portugal).

Assim como o M4, o M3 terá duas versões: M3 Sedan e M3 Competition Sedan. As duas são equipadas com um novo motor turbo, batizado S58, 3.0 de seis cilindros em linha que na versão standard entrega 480 cv a 6.250 rpm e 56,1 kgfm entre 2.650 e 6.130 rpm, e na Competition alcança 510 cv a 6.250 rpm e 66,3 kgfm entre 2.750 e 5.500 rpm.

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BMW M3 Sedan sexta geração
Na traseira, o difusor pode ser em fibra de carbono, se o cliente pedir (Divulgação/BMW)

Segundo a BMW, o M3 Sedan acelera de 0 a 100 km/h em 4,2 segundos, enquanto a versão Competition leva 3,9 segundos.

A velocidade máxima, limitada eletronicamente, é igual para as duas: 250 km/h. Mas se o carro for equipado com o pacote esportivo M Driver, é possível se chegar aos 290 km/h.

BMW M4
No catálogo de cores dos esportivos existe a opção São Paulo Yellow, ou Amarelo São Paulo (Divulgação/BMW)

A versão que virá para o Brasil, pelo menos em um primeiro momento, será a Competition, isso porque ela é equipada com câmbio automático, de oito marchas.

O M3 Sedan vem com câmbio manual de seis marchas. Isso mesmo. Segundo a BMW há clientes que preferem esse tipo de transmissão que é cada vez mais raro nesse segmento.

BMW M3
Duas telas, uma de 12,3″e outra de 10,25″, dominam a cena no painel (Divulgação/BMW)

De acordo com engenheiro-chefe, Robert Pilsl, a dinâmica do carro foi o principal pilar do projeto. E, apesar de tudo no carro influenciar seu comportamento, motor, transmissão, etc., Pilsl destacou as mudanças introduzidas na plataforma que é a mesma do Série 3 de rua, como reforços estruturais para deixar a carroceria com maior rigidez torcional e rodas de tamanhos diferentes entre os eixos (aro 18, na dianteira, e 19, na traseira) para obter tração e controle direcional, entre outras mudanças.

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O M3 (e o M4) tem tração traseira. Mas, no futuro, talvez no segundo semestre, na Europa, a BMW vai apresentar uma versão com tração integral.

BMW M3 Sedan
Bancos tipo concha têm couro e fibra de carbono no acabamento (Divulgação/BMW)

Visualmente, essa geração doM3 é a primeira a receber a nova grade de duplo rim vertical e de grande dimensões. A da primeira geração também era vertical, mas de altura reduzida. Depois, a grade foi ficando mais larga e, nas demais gerações, era sempre horizontal.

Quem não está acostumado, estranha. Mas, é nítido que o design tem qualidade, refinamento e, portanto, dá para arriscar que, de perto, a maioria deve se render aos encantos dessa nova característica visual do carro.

BMW M3 Sedan
O M3 chega com a nova grade dianteira de grandes dimensões (Divulgação/BMW)

Além da grade, os designers não economizaram na criação de vincos e recortes, na carroceria e principalmente nos para-choques dianteiro e traseiro.

Por dentro, o M3 (e o M4) seguem as linhas de suas versões civis correspondentes. Mas tão chamativos quanto a grade, por fora, os bancos tipo concha roubam a cena na cabine (pelo menos enquanto o carro não está em movimento).

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Banco dianteiro do BMW M4
A BMW permitirá a personalização do carro, no que diz respeito a cores, materiais e texturas (Divulgação/BMW)

No painel, há o que a BMW chama de cockpit profissional (Live Cockpit Professional) que consiste nas telas de 12,3”, para os instrumentos, e de 10,25”, para a central multimídia.

O sistema operacional iDrive 7.0 inclui navegação com mapas BMW armazenados em nuvem e conectividade sem fio para dispositivos móveis como Apple CarPlay e compatibilidade com Android Auto e BMW Intelligent Personal Assistant. O iDrive 7 também permite que motorista e passageiros interajam por meio de comandos de voz.

M3 Sedan lateral
O Brasil vai receber a versão Sedan de quatro portas e câmbio automático (Divulgação/BMW)

Com o carro em movimento, o que vai monopolizar os sentidos do motorista é mesmo o comportamento dinâmico, uma vez que o M3 permite ajustar as respostas de todos seus sistemas de forma independente.

Anota aí: motor, transmissão, suspensão, direção, sistema de controle de tração e até os freios podem ser ajustados de acordo com a preferência do motorista em padrões que privilegiam eficiência energética, conforto ou esportividade.

Console do M4
O motorista pode ativar os ajustes dinâmicos de sua preferência no console (Divulgação/BMW)

Isso mesmo, até os freios têm dois mapas de modos de atuação que respondem aos estímulos do motorista de forma mais pronta ou progressiva, sem desconsiderar aquelas situações do dia a dia, em que a segurança é o mais importante.

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E, no que diz respeito ao controle de tração e estabilidade, o sistema pode priorizar a segurança ou a esportividade, permitindo que o motorista provoque uma derrapagem controlada, por exemplo, sem fazer intervenções.

BMW M3 Sedan
Capa do retrovisor, de fibra de carbono, tem design aerodinâmico (Divulgação/BMW)

Segundo a fábrica, o sistema permite o ajuste da sensibilidade de substerço e sobre-esterço em dez diferentes níveis.

Dentro do pacote M Race Track, há uma plataforma que ajuda o piloto a fazer progressos consistentes na busca do traçado ideal e de uma volta perfeita, em um circuito. Os recursos incluem o M Drift Analyzer, que registra a duração, distância percorrida, linha e ângulo de um drift com uma classificação exibida no display. É o carro ensinando o motorista a fazer drift!

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QR - CAPA 742 - FEVEREIRO
(Arte/Quatro Rodas)
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