Cinco razões para a nova Audi RS6 Avant ser considerada o carro definitivo

Quarta geração é ainda mais rápida, versátil e bonita. E tem motor de Lamborghini

Quarta geração da perua está mais rápida e versátil

Quarta geração da perua está mais rápida e versátil (Divulgação/Audi)

A Audi está comemorando os 25 anos da sigla RS. E nada mais justo do que usar a quarta geração da RS6 Avant para marcar essa data.

Considerada a perua mais rápida do mundo, a RS6 Avant tem predicados suficientes para ser, sozinho, o carro para ser usado para levar as crianças na escola durante a semana, e para correr track days nos finais de semana.

É uma perua!

Lembre-se: peruas sempre são alternativas aos SUVs quando o que você realmente quer é espaço interno e porta-malas amplos, e ainda são mais versáteis e bonitas.

Nenhum SUV consegue ser tão belo deste ângulo

Nenhum SUV consegue ser tão belo deste ângulo (Divulgação/Audi)

A capacidade do porta-malas varia entre 565 e 1.680 litros e a largura do compartimento, entre as caixas de roda, é de excelentes 1,05 m.

O banco traseiro é rebatível na proporção 40:20:40, deixando o assoalho plano. Desta forma, pode levar volumes com até 1,99 m de comprimento.

A abertura da tampa do porta-malas pelo movimento do pé não é novidade, mas é útil. Opcionalmente, a Audi oferece engate traseiro com acionamento elétrico e assistente de reboque baseado na imagem da câmera de ré.

Porta-malas é amplo e tem tampa com abertura elétrica

Porta-malas é amplo e tem tampa com abertura elétrica (Divulgação/Audi)

Desta vez a Audi não fez questão de manter sua perua esportiva tão discreta. Na comparação com o próprio A6 Avant, apenas o teto, as portas dianteiras e a tampa do porta-malas são compartilhados.

Quase todo o resto é exclusivo, com exceção dos faróis: eles são os mesmos do A7, que além de serem mais estreitos também oferecem o conjunto de luzes de RS Matrix, de leds matriciais.

Tem motor de Lamborghini

O motor V8 4.0 biturbo também equipa o Lamborghini Urus – um SUV, diga-se. Não tem os mesmos 650 cv, mas os 600 cv e 81,6 mkgf representa um avanço e tanto frente aos 560 cv e 76,5 kgfm da geração anterior.

Motor V8 4.0 também é usado pelo Urus

Motor V8 4.0 também é usado pelo Urus (Divulgação/Audi)

A transmissão é automática de oito marchas e a tração, integral, como manda a cartilha dos bons Audi RS.

A bossa desta nova geração está em ter diferencial autoblocante, que permite transferência de até 70% da força para o eixo dianteiro ou 85% para o traseiro.

Freios são carbono-cerâmicos

Freios são carbono-cerâmicos (Divulgação/Audi)

Vai de 0 a 100 km/h em 3,6 segundos e, se continuar com o pé no porão, o motorista (ou piloto, como queira) verá sua perua ultrapassando a barreira dos 200 km/h em 12 s. É o mesmo pique de superesportivos de poucos anos atrás.

É híbrida

Para que o comprador não fique com peso na consciência ao comprar esta perua V8, a Audi integrou ao conjunto mecânico um sistema híbrido parcial de 48V.

Um motor elétrico ligado ao 4.0 por meio de correia é responsável por cumprir a função de alternador, motor de partida e também é capaz de impulsionar a RS6 entre 55 e 160 km/h, quando em velocidade constante, por até 40 s.

 (Divulgação/Audi)

A energia fica armazenada em um bateria de íons de lítio, que pode armazenar mais de 12 kW em uma desaceleração leve. N o uso diário é possível evitar o consumo de 800 ml de gasolina a cada 100 km.

Tecnologias em comum com esportivos

O que a RS6 Avant tem em comum com o Porsche 911 e a Ferrari 812 Superfast têm em comum? As rodas traseiras dos três esterçam.

Rodas traseiras são esterçantes

Rodas traseiras são esterçantes (Divulgação/Audi)

Ok, é um opcional. Mas, quando equipa o modelo, o sistema trabalha em conjunto com o diferencial central, o sistema e gerenciamento de motor e câmbio, a direção capaz de mudar sua progressividade e até mesmo a suspensão.

 (Divulgação/Audi)

Por padrão, a RS6 tem suspensão pneumática. Por padrão, é 2 cm mais baixa que a da A6 Avant, mas desce mais 1 cm acima dos 120 km/h. Mas também pode subir 2 cm, para a altura original do A6, em baixa velocidade.

Tem um vídeo promocional emocionante

Esta é a primeira geração do RS6 Avant que será vendida nos Estados Unidos. E a Audi de lá fez um vídeo capaz de emocionar qualquer apaixonado por carros.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s