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China derruba obrigação de parcerias para fabricantes estrangeiras

Até então, toda fabricante automotiva era obrigada a formar parceria com uma montadora local para se instalar no mercado chinês

Por Guilherme Fontana Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
28 dez 2021, 14h49

Desde 1994, toda fabricante de automóveis e comerciais que deseja se instalar na China é obrigada a formar parcerias no formato de joint-venture com montadoras locais. A partir do primeiro dia de 2022, porém, a regra deixará de existir, segundo o Ministério do Comércio da China. Assim, as marcas poderão ter operar de forma independente no mercado chinês.

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Quando a obrigatoriedade foi criada, a regra era de que as marcas estrangeiras firmassem parcerias de proporção 50:50 com as locais. As normas passaram por um afrouxamento em 2018, quando o governo chinês passou a permitir uma taxa máxima de propriedade de 70% para as empresas de fora – na época, a BMW aumentou a sua participação na Brilliance em uma negociação de US$ 4,2 bilhões.

A obrigatoriedade de joint-ventures foi criada como uma medida de protecionismo à indústria chinesa, permitindo que os lucros e as tecnologias das marcas locais ficassem na China, benefício para governo e para as próprias empresas.

Outra vantagem ao governo vem pela propriedade estatal das maiores fabricantes de automóveis no país, como SAIC, FAW, BAIC, Dongfeng e Shangan, pelas quais marcas como Honda, Renault, General Motors, Nissan e Volkswagen se estabeleceram no mercado chinês. Assim, estas e outras marcas poderão assumir a independência de suas operações.

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