Clique e Assine a partir de R$ 9,90/mês

Central da Nissan já exibe anúncios no Brasil e usa sua internet para isso

Iniciativa ainda rara no Brasil tende a se popularizar em carros conectados

Por Rodrigo Ribeiro Atualizado em 30 ago 2019, 10h34 - Publicado em 30 ago 2019, 07h00
Comercial foi veiculado no multimídia dos carros da Nissan LogiGO/Divulgação

Publicidade a bordo dos carros não é exatamente uma surpresa — usuários do Waze já lidam com isso há alguns anos. A novidade é que agora existe a chance de você ver propaganda de imóveis e lanchonetes na própria central multimídia do seu carro.

Uma das pioneiras da atividade no Brasil é a LogiGO, responsável pelo sistema de diferentes modelos da Nissan. O equipamento usa o software Android, do Google, e possui possibilidade de acesso à internet.

E é justamente esse recurso que permite a veiculação das propagandas. O aparelho se conecta por meio do roteamento do sinal do celular do usuário, como quando você divide sua internet com os amigos.

A primeira ação da empresa foi feita em parceria com a Nissan, e consistiu na divulgação de uma promoção envolvendo as revisões de carros da marca, com sorteio de um Versa.

Segundo Marcos Cardoso, líder de produto da LogiGO, o anunciante pode filtrar o alcance da publicidade diferenciando o modelo e até a localização do veículo.

Continua após a publicidade

O executivo também destaca que, para receber esse conteúdo, o motorista precisa aceitar o termo de adesão e uma mensagem explícita dada pelo software antes de receber esse tipo de mensagem.

Clique para pular o anúncio

A popularização de veículos que se conectam à internet sem a necessidade de um smartphone, como o novo Chevrolet Cruze, abre caminho para que haja mais publicidade embarcada.

Esse conceito pode ser uma fonte de renda extra para a montadora ou até ajudar a custear a oferta de um software pago, como o Apple CarPlay.

No futuro, consumidores poderão ver a oferta de determinadas funcionalidades vinculadas à publicidade, como ocorre em inúmeros aplicativos gratuitos para celular.

O grande desafio das empresas será lidar com a possível rejeição dos usuários, cujo carro ainda é um reduto “sem propaganda” na maioria das vezes.

Outro ponto será trabalhar para que a publicidade não coloque em risco a segurança de condutor e passageiros ao interferir em procedimentos como o uso de sistemas de navegação.

Continua após a publicidade

Publicidade

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo

Continue lendo, sem pisar no freio. Assine a QR.

Impressa + Digital

Plano completo da QUATRO RODAS! Acesso aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias e revista no app.

Acesso ilimitado ao Site da QUATRO RODAS, com conteúdos exclusivos e atualizados diariamente.

Comparativo entre os principais modelos do mercado.

Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.

Receba mensalmente a QUATRO RODAS impressa mais acesso imediato às edições digitais no App QUATRO RODAS, para celular e tablet.

a partir de R$ 14,90/mês

Digital

Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos no site e ter acesso a edição digital no app.

Acesso ilimitado ao Site da QUATRO RODAS, com conteúdos exclusivos e atualizados diariamente.

Comparativo entre os principais modelos do mercado.

Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.

App QUATRO RODAS para celular e tablet, atualizado mensalmente.

a partir de R$ 9,90/mês