Caoa Chery Tiggo 3X será lançado no Brasil sem tirar Tiggo 2 de linha
Ainda que seja uma reestilização do Tiggo 2, novo modelo terá novo motor 1.0 turboflex exclusivo e câmbio CVT com simulação de nove marchas
O projeto do antigo Chery Celer concorre ao título de mais rentável dos últimos tempos. O hatch compacto que tinha proposta de ser barato quando lançado no Brasil, em 2013, depois foi transformado no Tiggo 2. Agora, a mesma base dará vida ao Chery Tiggo 3X, um carro mais equipado e com motor 1.0 turbo.
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A Caoa Chery confirmou que está atualizando a fábrica de Jacareí (SP) para a produção do novo modelo, especialmente nas áreas de armação da carroceria, soldagem e montagem final, ao mesmo tempo que afirmou que o novo modelo será posicionado entre o Tiggo 2 e o Tiggo 5X. Ou seja, o Tiggo 2 não sairá de linha.
A expectativa era que o novo Caoa Chery Tiggo 3X fosse vendido como uma nova geração do Tiggo 2. Na prática, duas gerações do mesmo carro serão vendidas ao mesmo tempo e com nomes diferentes, como já acontece com os sedãs Arrizo 5 e Arrizo 6.
QUATRO RODAS antecipou em outubro de 2020 que o SUV compacto receberá um novo motor 1.0 12V turboflex com mais de 120 cv e 17 kgfm de torque e que ele será combinado ao mesmo CVT com simulação de nove marchas do sedã Arrizo 6 ajudará na melhora da eficiência e do desempenho.
Para efeito de comparação, o Tiggo 2 usa motor 1.5 flex de 115 cv e 14,9 kgfm com câmbio manual de seis marchas ou automático de quatro marchas (um dos últimos do mercado).
Esta será a primeira oportunidade da Caoa de fazer alterações significativas no Tiggo 2, que estava praticamente pronto para ser lançado quando a empresa assumiu 51% das operações da Chery no Brasil, no fim de 2017.
Na China, o modelo é vendido como Tiggo 3X Plus e se destaca pela grade dianteira com pontos cromados que parecem flutuar e o novo para-choque dianteiro. Atrás, nada de novas lanternas mas a régua que as interliga passa a ser pintada de preto (antes era cromada). O para-choque também muda. Não são grandes mudanças, mas o efeito delas no carro é significante.
O interior mostra uma preocupação em incrementar o carro que nasceu derivado do Celer. Há nova central multimídia com tela de 9 polegadas, partida por botão, novo volante com base achatada e os comandos do ar-condicionado também são novos.
Controle de estabilidade e freio de estacionamento elétrico são outras das novidades. Partes do painel também ganham novas texturas e há maior quantidade de material macio nas portas.
Com todas essas mudanças, a Caoa Chery enfim terá um SUV compacto compatível com o que é oferecido pelos outros modelos da marca. Além disso, ganhará fôlego para deixar de ser coadjuvante no mercado.
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