O ano foi cheio de novidades na Fórmula 1, com a chegada de novas equipes nos próximos anos e até a volta de um piloto brasileiro à competição.
Porém, a GM reservou mais uma novidade para o fim de 2024, com o anúncio de sua entrada na maior competição de automobilismo do mundo, a Fórmula 1. A estreia acontecerá apenas em 2026, com a criação da equipe Cadillac.
A marca estreará com a Audi na Fórmula 1 de 2026, se tornando a décima primeira equipe do grid. O plano da montadora é se tornar uma equipe completa até o final da década, com o desenvolvimento de um carro e motores próprios.
“Por ser uma referência do automobilismo, a F1 exige inovação de ponta e excelência. É uma honra para a General Motors e a Cadillac se juntarem à principal categoria do gênero. Vamos competir com paixão e integridade para elevar o esporte aos fãs de corridas ao redor do mundo”, disse Mark Reuss, presidente da General Motors.
A empresa solicitou a entrada na Fórmula 1 em janeiro de 2023 e, de lá para cá, montou uma grande equipe para se preparar para o ingresso na competição.
Mario Andretti, último norte-americano campeão de F1, será o diretor de conselho da equipe. Além disso, a marca já possui centros de desenvolvimento de chassis e outras tecnologias atuando nos EUA e Inglaterra.
Falando em Andretti, a empresa automobilística que compete na IndyCar tentou recentemente entrar na F1, mas foi barrada pela instituição. Para sua “sorte”, a marca será um dos grandes parceiros da GM e Cadillac na competição.
Os próximos anos de Fórmula 1 serão muito interessantes, tanto no ponto de vista competitivo quanto tecnológico. Com a chegada de mais empresas, a competição se torna ainda mais acirrada.