Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

BYD pode ter produção nacional adiada após maquinas travadas em Porto na Bahia

Máquinas importadas pela empresa estão travadas no Porto de Salvador e podem atrasar ainda mais a produção dos carros da BYD no Brasil

Por Lucas Parente
29 out 2024, 15h00
FÁBRICA BYD CAMAÇARI
Fábrica BYD Camaçari  (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

A BYD, ao chegar no Brasil no ano passado, afirmou que já em 2024 começaria a produzir ou pelo menos montar seus carros em território nacional. Com atrasos, a empresa mudou o início da operação para o primeiro semestre de 2025, o que, agora, também pode não acontecer.

O vice-presidente sênior da BYD do Brasil, Alexandre Baldy, contou ao portal Reuters que as máquinas para produção de carros híbridos e elétricos na fábrica de Camaçari (BA) estão paradas há quase dois meses no Porto de Salvador. Isso pode atrasar ainda mais a operação da empresa.

As máquinas estão travadas por alguns por conta de processamento de um pedido para regime de exceção tarifária, afirmou Baldy. A BYD quer enquadrar os produtos no processo de incentivo fiscal, para se isentar dos impostos. Porém, como há fabricação local equivalente, estas máquinas não se enquadram no benefício.

FÁBRICA BYD CAMAÇARI
Área adjacente à av. Henry Ford terá a maior expansão da fábrica de Camaçari (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

“Desde maio a gente aguarda com o pedido que foi feito à Câmara de Comércio Exterior para que a gente pudesse ter então esse regime de Ex-Tarifário”, disse Baldy à Reuters.

Segundo o executivo, em julho o governo solicitou mais informações sobre os itens importados, que foi prontamente atendido pela empresa. O pedido segue em processamento enquanto a BYD aguarda a deliberação do Comitê-Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior (Gecex) sobre a reconsideração do pedido de isenção tarifária.

Continua após a publicidade

As máquinas, que serão utilizadas no sistema de movimentação e transferência de carrocerias na linha de montagem da fábrica, começaram a chegar no Porto de Salvador no dia 28 de agosto e seguem travadas até hoje.

Baldy não se comprometeu a dizer o quanto de atraso esse processo trará a BYD na produção local de seus veículos. No entanto, o executivo afirmou que pelo menos 60 dias de atraso podem ocorrer.

FÁBRICA BYD CAMAÇARI
Um dos novos galpões está quase pronto (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

A BYD seguirá na luta para tentar as isenções fiscais para suas máquinas travadas no porto. A empresa pode optar por pagar as tarifas exigidas pelo governo.

As máquinas que estão paradas no porto representam 15% da capacidade total que será implementada na fábrica de Camaçari. Segundo a BYD, a falta destes aparelhos inviabiliza totalmente o início da produção.

Continua após a publicidade

A primeira fábrica nacional da BYD terá capacidade de produzir até 150.000 carros por ano em sua primeira fase. A empresa afirma que em 2028 a produção chegará a 300.000 unidades por ano.

Compartilhe essa matéria via:

Além da fábrica de produção de carro, há outros dois complexos que a empresa precisa construir: uma dedicada a produção de baterias e outra para caminhões leves.

A empresa estuda iniciar estes outros dois complexos sem o regime de isenção de impostos, já que o “custo x benefício” com a armazenagem dos maquinários pode não compensar.

Até o presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva comentou sobre o caso das máquinas da montadora chinesa paradas no porto baiano. Lula afirmou que trabalhará para liberar os equipamentos da BYD, e que “a fábrica funcionará a todo vapor, produzindo carro elétrico, ônibus e o que quiser”.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.