PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Segredo: novo BMW Série 1 Sedan poderá ser feito no Brasil

Apresentado como modelo exclusivo para o mercado chinês, o compacto Série 1 Sedan poderá ser produzido em Araquari (SC)

Por Paulo Campo Grande
Atualizado em 3 mar 2017, 14h11 - Publicado em 7 nov 2016, 12h55
Projeto foi desenvolvido em parceria com a chinesa Brilliance
Projeto foi desenvolvido em parceria com a chinesa Brilliance (Marco de Bari/Quatro Rodas)

A BMW estuda a possibilidade de fabricar o sedã da Série 1 no Brasil. Por enquanto, o modelo será exclusivo do mercado chinês. Mas a notícia foi recebida pela imprensa internacional como um posicionamento provisório, uma vez que as marcas rivais já possuem opções no mesmo segmento, em outros países.

A Mercedes-Benz tem o CLA, e a Audi, o A3. A favor da produção do Série1 no Brasil, existe o fato de que ele entraria em uma faixa de preço disputada pelas marcas generalistas com versões topo de linha – como a Honda com Civic 1.5 Touring – e também pelas grifes de prestígio – como a Audi, com o A3 produzido na fábrica da Volkswagen em São José dos Pinhais (PR).

O Série 1 Sedan foi desenvolvido na China pela BBA, empresa que resultou da parceria da BMW com a marca local Brilliance Auto. Ele não emprega a plataforma do Série 1 hatch, e sim a chamada UKL, feita para modelos compactos do grupo BMW (utilizada nos Mini, BMW Série 2 e X1).

Lanternas traseiras seguem o estilo do Série 3; versão 125i tem duas ponteiras de escape
Lanternas traseiras seguem o estilo do Série 3; versão 125i tem duas ponteiras de escape ()
Continua após a publicidade

Por causa disso, seu motor é montado na transversal, e a tração é dianteira – o que pode desagradar aos puristas que valorizam a tração traseira do restante da linha.

Na versão de entrada 118i, o motor é um 1.5 turbo de três cilindros, com 136 cv e 22,4 mkgf, com câmbio automático de seis velocidades, capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 9,4 segundos e com consumo médio de impressionantes 18,1 km/l.

A intermediária 120i traz um 2.0 de quatro cilindros com 192 cv e 28,5 mkgf e câmbio automático de oito marchas (de 0 a 100 km/h em 7,5 segundos, com consumo médio de 16,6 km/l. Por fim, a top de linha 125i oferece o mesmo 2.0, mas calibrado para produzir 231 cv e 35,7 mkgf (de 0 a 100 km/h em 6,8 s, com consumo médio de 15,6 km/l.

Continua após a publicidade
Medidas são bem parecidas com as do Audi A3 Sedan
Medidas são bem parecidas com as do Audi A3 Sedan ()

O porte (4,46 m de comprimento, 2,67 m de entre-eixos e 1,80 m de largura) é o de um A3 Sedan, e suas linhas são perfeitamente identificadas com os outros sedãs BMW.

Visto de lado, ele parece um mini Série 3. Mas a dianteira tem um estilo característico, com aspecto esportivo, notadamente na parte inferior do para-choque. A tradicional grade dupla deve ter aletas ativas, que se abrem ou fecham de acordo com a velocidade do veículo.

Continua após a publicidade
Cabine é quase a mesma do Série 1 hatch, ao contrário da plataforma
Cabine é quase a mesma do Série 1 hatch, ao contrário da plataforma ()
Espaço no banco traseiro parece amplo, com saídas de ar-condicionado dedicadas
Espaço no banco traseiro parece amplo, com saídas de ar-condicionado dedicadas ()

Por dentro, ele fica muito próximo ao Série 1 hatch, com o qual compartilha a maioria dos componentes – tomadas de ar, mostradores, volante e central multimídia. Tomando o rival A3 como referência, o Série 1 Sedan teria preços entre cerca de R$ 100.000 e R$ 150.000.

Continua após a publicidade

Oficialmente, a BMW do Brasil nega que tenha planos para a produção e comercialização do modelo no Brasil.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.