Não é de hoje que a imprensa europeia diz que a BMW está desenvolvendo um Série 1 sedã para rivalizar com o Mercedes-Benz CLA. A novidade do dia, porém, é que um Série 1 M sedã está nos planos da marca para combater o CLA 45 AMG.
Segundo informações da revista Autocar, o modelo pode usar tanto a plataforma de tração traseira do Série 1 quanto a de tração dianteira escolhida para o futuro Série 1 Gran Turismo. A BMW ainda não teria se decidido sobre qual plataforma escolher pelo fato de cada uma oferecer vantagens consideráveis – incluindo baixo custo de produção e melhor estabilidade.
Embora poucos detalhes tenham sido definidos a respeito do novo sedã, seu lançamento deve acontecer em 2015. Fontes ligadas à marca dizem que o modelo está no topo da lista de prioridades dos projetos da BMW, tanto é que a própria empresa já teria procurado vários fornecedores para ajudar no desenvolvimento e na produção do veículo.
A versão preparada pela divisão M contará com todas as peças esportivas dos modelos desta linha, incluindo para-choques exclusivos, para-lamas alargados e rodas de liga leve diferenciadas. A marca alemã deve adotar um motor 2.0 turbo com potência superior a 300 cv.