Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês

BMW pode erguer fábrica no México

Decisão depende de acordo comercial com Europa

Por Vitor Matsubara Atualizado em 9 nov 2016, 12h39 - Publicado em 19 ago 2013, 16h08
testes

A BMW estaria pensando em construir uma fábrica no México para abastecer o mercado norte-americano. Segundo informações da agência de notícias Automotive News, o CEO da BMW da América do Norte, Ludwig Willisch, afirmou que a empresa iniciou as conversas “com as autoridades locais” sobre a possibilidade de construir uma fábrica em solo mexicano.

O executivo não especificou quais regiões poderiam receber esta planta, nem quais modelos poderiam ser fabricados lá. No entanto, Willisch afirmou que a decisão ainda depende de vários fatores antes de acontecer. Um dos principais é a assinatura de um acordo de livre comércio entre Estados Unidos e Europa, tanto é que a própria BMW já garantiu que não pensará em nova fábrica sem este tratado. Caso isso aconteça, a marca teria condições financeiras de ampliar o número de fábricas no continente norte-americano.

Quando questionado sobre quando a possível planta mexicana começaria a fabricar carros, Willisch preferiu ser realista. “Pode ser até daqui a dez anos”, afirmou. O México, aliás, está se tornando uma localidade interessante para as marcas premium: a Audi já está construindo sua fábrica e a Mercedes-Benz estuda a melhor localidade para erguer sua planta em parceria com a Nissan.

Enquanto a situação não avança, a BMW já está cuidando dos preparativos de sua primeira fábrica brasileira, situada em Araquari (SC). A fábrica começará a produzir carros em setembro de 2014. Por lá, serão produzidos os modelos Série 1, Série 3 e X1.

Continua após a publicidade

Publicidade