Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

BMW mostra novos X3 e X4, que ganham motorização híbrida leve

Versões esportivas M também foram reveladas com novidades entre visual e equipamentos

Por Guilherme Fontana Atualizado em 10 jun 2021, 16h32 - Publicado em 10 jun 2021, 16h00
BMW X3 azul E X4 verde M COMPETITION 2022
Na foto, as versões M Competition serão as mais potentes, com 510 cv Divulgação/BMW

Chegou a vez de os modelos X3 e X4 (incluindo suas versões esportivas M) ganharem a nova linguagem visual da BMW. A marca apresentou a reestilização dos modelos de uma só vez, repetindo a revelação em dose dupla feita com os atuais Série 3 e 4. Ainda sem confirmação, é possível que eles cheguem ao Brasil entre o final deste ano e o início de 2022.

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90

Além de mudanças na aparência, os SUVs também têm novidades mecânicas, como um novo motor 3.0 de seis cilindros em linha com sistema híbrido leve de 48 volts. O sistema reaproveita a energia cinética gerada durante as frenagens para transformar em energia elétrica. A velocidades entre 24 km/h e 156 km/h, o sistema híbrido permite que o motor a combustão seja desligado, gerando maior economia de combustível para o cliente.

BMW X4 M Competition 2022 verde visto de lado
Os modelos esportivos apresentam um visual mais rasgado, além das entradas de ar maiores Divulgação/BMW

Esse conjunto, presente nas versões M40i de ambos os modelos, entrega 387 cv e 51,02 kgfm, além de ir de 0 a 100 km/h em aproximadamente 4,5 segundos. A velocidade máxima é limitada a 250 km/h. Todas as versões possuem câmbio automático de oito velocidades, mas a tração integral é exclusiva das versões xDrive.

Além disso, a BMW oferece algumas motorizações diferentes para os novos modelos, como o 2.0 turbo de 251 cv e 35,7 kgfm, que integra as versões sDrive do X3 e xDrive30i dos dois modelos. Nesta configuração, a aceleração até os 100 km/h fica na casa dos 6 segundos, com velocidade máxima de 209 km/h.

Interior do BMW X3 2022 visto do banco da frente
A central de multimídia foi renovada e está com 10,25 polegadas. Há um adicional que eleva o tamanho para 12,3 polegadas Divulgação/BMW

As variantes esportivas M mantiveram o motor de seis cilindros 3.0 turbo, capaz de entregar 480 cv e 63,1 kgfm. A aceleração de 0 a 100 km/h leva cerca de 4 segundos, com velocidade máxima de 280 km/h. Nas versões Competition, a potência chega a 510 cv, o torque vai a 66,1 kgfm e o tempo para ir de 0 a 100 km/h cai para quase 3,7 segundos. A velocidade máxima atinge a casa dos 284 km/h.

  • Sobre o visual, tanto o X3, quanto o X4, adotaram as novas linhas da marca com traços mais retos e angulosos, e em todos os faróis estão ligeiramente menores e com nova tecnologia de iluminação. Nas versões convencionais têm o para-choque dianteiro com um triângulo nas extremidades, abrigando a abertura que leva ar para resfriamento dos freios.

    Continua após a publicidade
    BMW X3 2022 chumbo visto 3/4 de frente
    Divulgação/BMW

    No caso dos esportivos, os “rasgos” laterais ficam ainda mais evidentes e que sobem em direção aos faróis, enquanto a abertura central inferior tem formato irregular e que também elevam visualmente a peça. A grade superior está maior em todas as versões, mas não chegam no exagero dos novos M3 e M4.

    Atrás, o novo X3 troca as lanternas com lente inteiramente vermelhas por outras com bordas pretas, apenas com as partes de iluminação em vermelho. O formato geral das peças é o mesmo, mas o arranjo interno adota linhas quebradas. No X4, a iluminação não muda na traseira.

    BMW X3 Competition 2022 azul visto 3/4 de trás
    As rodas dos modelos M Competition serão as maiores, de aro 21. Divulgação/BMW

    Os esportivos X3 M e X4 M passam a ter grandes apliques em preto brilhante na base do para-choque, abrigando as quatro saídas de escape. No caso do X4 M, abrigando também a placa de licença. As rodas variam entre 19, 20 e 21 polegadas nas configurações “normais”, enquanto os modelos M são aro 20 e, os M Competition, 21.

    Ao entrar nos novos modelos, as mudanças não foram tão profundas. O console central sofreu alterações assim como a central multimídia, que agora conta com uma tela de 10,25 polegadas. O quadro de instrumentos digital tem 12,3 polegadas.

    BMW X4 M
    Divulgação/BMW

    Ainda no interior, os SUVs ganharam saídas de ar e alavanca de câmbio redesenhados. As versões esportivas terão bancos com o logotipo “M” no encosto, volante esportivo, cintos com as cores da Motorsport e acabamento em Alcantara.

    Fora isso, os novos X3 e X4 tiveram seus equipamentos atualizados. A principal mudança ficou por conta do sistema de assistência à condução. O assistente para manutenção em faixa agora permite, por exemplo, corrigir o traçado do veículo em ruas mais estreitas.

    BMW X3 M Competition
    Divulgação/BMW

    Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital

    Capa Maio 2021
    A edição 745 de QUATRO RODAS já está nas bancas! Arte/Quatro Rodas

     

    Continua após a publicidade
    Publicidade