Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Bicicleta, trem, tocha olímpica… as criações da Pininfarina que não são carros

Célebre pelos trabalhos feitos com Ferrari, Alfa Romeo e Lancia, o estúdio nunca se limitou ao universo dos automóveis

Por Rodrigo Furlan
Atualizado em 9 nov 2016, 14h39 - Publicado em 5 set 2015, 10h43
geral

Quando o nome Pininfarina aparece, é imediata a associação com algum supercarro de design marcante. De fato, a tradicional oficina italiana tem longo histórico de modelos pelos quais foi responsável pela concepção visual, mas nesta semana foi a vez de um veículo um pouco menos potente ser revelado: a bicicleta De Rosa SK.

Trata-se de um modelo de competição, especialidade da De Rosa, concebida para ciclistas e triatletas. Feita quase em sua totalidade de fibra de carbono (incluindo assento e guidão), a bicicleta pesa apenas 6,713 kg. Além disso, a preparação aerodinâmica foi feita túneis de vento, de modo a diminuir o arrasto aerodinâmico ao menor nível possível.

Esta, porém, não foi a primeira incursão da Pininfarina em ramos alheios ao automotivo. Abaixo, você pode conferir outros exemplos de produtos feitos pela empresa com um foco diferenciado:

Continua após a publicidade

FS Class ETR 500etr-500.jpeg

Pois é. A Pininfarina possui um longo histórico na concepção visual de trens, sendo que o FS Class ETR 500 foi o primeiro deles, com quatro vagões de primeira classe, seis de segunda classe e um para restaurante. Todo o design interior do trem, que circulava por diversas cidades italianas, ficou com a estúdio. Outros modelos vieram na sequência, como o suíço SBB-CFF-FFS Re 460 e o elétrico AnsaldoBreda BM72 (destinado à Noruega).

Green Linegreen-line-boston.jpeg

Quem disse que o trabalho da Pininfarina se restringe à Europa? A oficina foi responsável pelo desenho do Green Line, sistema de transporte coletivo similar ao metrô utilizado na região metropolitana de Boston, Massachusetts. Cada vagão tem 2,64 metros de largura e 22,5 metros de comprimento. A responsável pela produção também foi a AnsaldoBreda.

Cobrabonde-cobra.jpeg

Outro coletivo desenhado pela empresa foi este bonde, destinado à cidade de Zurique, na Suíça. Originalmente concebido apenas para algumas linhas do município, o Cobra se espalhou por quase toda malha local. As entregas tiveram início em 2005 e terminaram em 2009. Outros bondes com assinatura da Pininfarina foram feitos pela AnsaldoBreda e introduzidos em cidades italianas.

Continua após a publicidade

Airflow Newmaxairflow-newmax.jpeg

Um desafio ao vento. É assim que a Pininfarina define este capacete, lançado em 2010. Seu desenho permite uma eficiente ventilação interior, reduzindo a temperatura interna e diminuindo o desconforto do motociclista. Para isso, passou por testes diversos de túnel de vento, onde sua aerodinâmica eficiente se comprovou.

Coca-Cola Freestylecoca-cola-freestyle.jpeg

Aqui o negócio fica mais peculiar. Como você pode imaginar, a Pininfarina foi contratada para criar o design de um novo dispositivo da Coca-Cola para o mercado norte-americano. De fato, a ideia é muito boa: são 27 bebidas oferecidas num só aparelho, entre refrigerantes, sucos, água e até repositor hidroeletrolítico.

Tocha olímpicatocha-olimpica-2006.jpeg

Pode parecer incrível, mas é verdade. Um dos grandes símbolos dos Jogos Olímpicos de Inverno de Turim, em 2006, foi desenhado pela Pininfarina. A esquiadora cross-country Stefania Belmondo foi a responsável pelo momento mágico: o acendimento da pira com o fogo da tocha. Apesar disso, alguns dos responsáveis por carregar a tocha de Olympia (Grécia) a Turim se queixaram do peso do item: quase dois quilos.

Continua após a publicidade

LEIA MAIS:

– Os carros mais marcantes do estúdio Pininfarina

– Galeria: BMW Pininfarina Gran Lusso Coupe

Continua após a publicidade

– Pininfarina e Mahindra vão retomar negociações em setembro

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.