Ben Spies vence o GP de Assen

Texano conquista na Holanda a sua primeira vitória na MotoGP

Ben Spies Ben Spies

Ben Spies (/)

O norte-americano Ben Spies (Yamaha Factory Racing), fez uma corrida perfeita para cruzar a linha de chegada com 7,697s de vantagem sobre o segundo classificado, o australiano Casey Stoner (Repsol Honda). O texano fez boa largada e conseguiu evitar o incidente da primeira volta, quando o pole Marco Simoncelli (San Carlo Honda Gresini Team) foi ao chão na terceira curva levando consigo Jorge Lorenzo (Yamaha Factory Racing).

Stoner terminou à frente do companheiro de equipe Andrea Dovizioso, que conseguiu o seu terceiro pódio nessa temporada 2011. Stoner conta agora com 28 pontos de vantagem sobre Lorenzo no Mundial, enquanto Dovizioso continua em terceiro, mas agora apenas a nove pontos do espanhol.

Valentino Rossi liderou a dupla Ducati Team com o quarto lugar, à frente de Nicky Hayden. Depois da queda Lorenzo conseguiu regressar à corrida e com uma bela recuperação conseguiu terminar no sexto lugar.

Colin Edwards, da Monster Yamaha Tech 3 Team, terminou em sétimo, à frente do substituto de Dani Pedrosa, o japonês Hiroshi Aoyama. Simoncelli também regressou à corrida depois da queda na primeira volta e cruzou a linha de chegada na nona colocação. Toni Elías, da LCR Honda, completou a lista dos dez primeiros.

O atual campeão mundial Jorge Lorenzo não escondeu a sua irritação em relação à Marco Simoncelli depois do incidente na primeira volta do GP da Holanda e ao final da prova desabafou:

“É claro que ele não queria me tirar da corrida, não era a intenção dele, mas penso que o problema é ele não ter muita consciência dos riscos desta categoria, com esta moto e estes pneus”, disse Lorenzo, se referindo à queda do italiano, e consequentemente da sua, em função dos pneus de Simoncelli ainda não estarem devidamente aquecidos no início da prova.

Mas Lorenzo foi ainda mais longe: “Pensei que ele tivesse aprendido com o passado, com a controvérsia que causou, com o que aconteceu com o Dani (Pedrosa), mas é claro que não aprendeu nada até agora. Espero que aprenda no futuro, mas neste momento não tenho qualquer respeito por ele porque ele está colocando todos os pilotos em risco.”

Já Simoncelli preferiu colocar a culpa no pneu Bridgestone frio. O piloto disse: “Tentei passar o Lorenzo na segunda curva e não sinto que tenha corrido demasiados riscos, mas perdi a traseira devido ao pneu frio – sem acelerador – no meio da curva e caí. Levei o Lorenzo comigo e tenho que lamentar por isso”.

Na categoria 125cc o piloto estreante Maverick Viñales (Blusens by Paris Hilton Racing Team), de apenas 16 anos, conquistou a sua segunda vitória de 2011 depois de garantir vantagem de 2,5 segundos sobre Luis Salom e Sergio Gadea antes da chuva acabar com a corrida mais cedo.

Viñales que largara da pole isolou-se do pelotão após uma emocionante largada onde oito pilotos lutavam pela liderança. Ele chegou a rodar em nono para depois recuperar as posições e acabar ultrapassando Sandro Cortese (Intact Racing Team Germany) por fora para assumir a liderança na 10ª volta.

No início da corrida o show foi de Sergio Gadea que fez algumas ultrapassagens impressionantes ao longo da chicane, trocando de posições com as Derbi de Johann Zarco (Avant-AirAsia-Ajo) e Efrén Vázquez. Gadea terminou a prova em terceiro, sua posição no momento em que chuva levou a prova a ser finalizada com bandeira vermelha na 15ª volta. Como já tinham disputado dois terços da corrida os pontos foram contabilizados na totalidade tendo por base as posições na 14ª volta.

Luis Salom (RW Racing GP) lutou com Cortese e Gadea, garantindo a ultrapassagem sobre Gadea a tempo para terminar em segundo. Cortese ficou em quarto seguido de Zarco, Danny Kent (Red Bull Ajo Motorsport), em sexto, e Vázquez em sétimo. Jonas Folger (Red Bull Ajo Motorsport) esteve no grupo de líderes mas terminou em oitavo, à frente de Marcel Schrötter (Mahindra Racing) e Héctor Faubel (Bankia Aspar), décimo.

Na catedoria Moto2 o atual campeão do mundo de 125cc Marc Márquez (Team CatalunyaCaixa Repsol) conseguiu mais uma vitória, subindo seis posições na classificação do campeonato para ocupar agora o segundo posto. O jovem de 18 anos terminou à frente de Kenan Sofuoglu (Technomag-CIP), o primeiro pódio do turco este ano, e de Bradley Smith (Tech 3), terceiro.

Tanto Sofuoglu como Smith lideraram o pelotão ao longo da corrida, lutando com o novo ídolo espanhol Márquez e Yuki Takahashi (Gresini Racing), que chegou a rodar em segundo antes de sofrer uma queda a quatro voltas do final. Mike di Meglio (Tech 3) também foi um dos pilotos que andou na frente no início da corrida, mas foi outro a desistir por queda.

Anthony West (MZ Racing) andou forte para terminar em quarto, o seu melhor resultado do ano. O australiano foi seguido de Alex de Angelis (JiR Moto2) e Mattia Pasini (Ioda Racing Project). Esteve Rabat (Blusens-STX), Thomas Lüthi (Interwetten Paddock Moto2), Randy Krummenacher (GP Team Switzerland Kiefer Racing) e Max Neukirchner (MZ Racing) completaram a lista dos dez primeiros.

Com a corrida passando de pista molhada para seca, os pneus de chuva começaram a desgastar-se e ficou difícil manter a moto com as duas rodas em contato com o solo. O resultado foram várias quedas, incluindo a do líder do campeonato Stefan Bradl (Viessmann Kiefer Racing), que foi ao chão na chicane a três voltas do final e viu sua vantagem de 62 pontos ser reduzida.

CATEGORIA MOTO GP – GP DE ASSEN

1- Ben Spies, Yamaha Factory Racing,
41’44.659

2-
Casey Stoner, Repsol Honda, +7.697

3- Andrea Dovizioso, Repsol Honda, +27.506

4- Valentino Rossi, Ducati Team,
+30.684

5- Nicky Hayden, Ducati Team,
+43.172

6- Jorge Lorenzo, 
Yamaha Factory Racing,
+44.536

7- Colin Edwards, Monster Yamaha Tech 3, +1’08.112

8- Hiroshi Aoyama, San Carlo Honda Gresini, +1’10.753

9- Marco Simoncelli, San Carlo Honda Gresini, +1’24.925

10- Toni Elias, LCR Honda MotoGP, +1:26.216

CLASSIFICAÇÃO DO MUNDIAL – CATEGORIA MOTOGP

1- Casey Stoner, Honda, AUS, 136 pontos

2- Jorge Lorenzo, Yamaha, ESP, 108 pontos

3- Andrea Dovizioso, Honda, ITA, 99 pontos

4- Valentino Rossi, Ducati, ITA, 81 pontos

5- Nicky Hayden, Ducati, EUA, 71 pontos

6- Dani Pedrosa, Honda, ESP, 61 pontos

CATEGORIA 125 CC – GP DE ASSEN

1-
 Maverick Viñales, Blusens Paris Hilton Racing, 25’04.147

2-
 Luis Salom, RW Racing GP, +2.555

3-
 Sergio Gadea, Blusens Paris Hilton Racing, +2.655

4- Sandro Cortese, Intac-Racing Team Germany,
+3.670

5-
Johann Zarco, Avant-AirAsia-Ajo,
+3.903

6- Danny Kent, Red Bull Ajo MotorSport, +4.469

7- Efren Vazquez, Avant-AirAsia-Ajo,
+8.828

8-
Jonas Folger, Red Bull Ajo MotorSport,
+10.416

9-
 Marcel Schrotter, Mahindra Racing, +10.791

10-
Hector Faubel, Bankia Aspar Team 125cc, +13.238

CLASSIFICAÇÃO DO MUNDIAL – CATEGORIA 125 CC

1- Nicolas Terol, Aprilia, ESP, 128 pontos

2- Jonas Folger, Aprilia, ALE, 101 pontos

3- Sandro Cortese, Aprilia, ALE, 94pontos

4- Johann Zarco, Derbi, FRA, 94 pontos

5- Maverick Viñales, Aprilia, ESP, 90 pontos

6- Efren Vazquez, Derbi, ESP, 77 pontos

CATEGORIA MOTO2 – GP DE ASSEN

1-
 Marc Marquez, Team CatalunyaCaixa Repsol, 44’30.409

2-
 Kenan Sofuoglu, Technomag-CIP, +2.397

3-
 Bradley Smith, Tech 3 Racing, +6.418

4-
Anthony West, MZ Racing Team, +22.803

5-
Alex De Angelis, JIR Moto2, +25.882

6-
 Mattia Pasini, Ioda Racing Project,
+26.851

7-
 Esteve Rabat, Blusens-STX,
+28.125

8-
Thomas Luthi, Iterwetten Paddock, +28.712

9- Randy Krummenacher, Kiefer Racing, +29.744


10-
Max Neukirchner, MZ Racing Team, +39.767

CLASSIFICAÇÃO DO MUNDIAL – CATEGORIA MOTO2

1- Stefan Bradl, Kalex, ALE, 127 pontos

2- Marc Marquez, Suter, ESP, 70 pontos

3- Simone Corsi, FTR, ITA, 67 pontos

4- Bradley Smith, Tech3, ING, 63 pontos

5- Yuki Takahashi, Moriwaki, JAP, 56 pontos

6- Thomas Luthi, Suter, SUI, 56 pontos

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s