Atropelamento é a principal causa de mortes no trânsito de São Paulo

Levantamento inédito do Ministério Público sobre violência no trânsito traz números alarmantes

mercado mercado

mercado (/)

O Ministério Público do Estado de São Paulo, em trabalho realizado por Promotores de Justiça do Apoio Operacional Criminal (CAOCrim), revelou na última sexta-feira (4), um levantamento indicando os principais números sobre a violência no trânsito em São Paulo em 2012. Segundo a pesquisa o atropelamento é a principal causa de morte nas ruas e avenidas paulistas. Foram, ao todo, 26.932 acidentes de trânsito com vítimas não fatais, sendo 7.046 atropelamentos e 19.886 com veículos, em uma frota de 6.795.228 veículos, com 4.839.921 automóveis e 774.470 motocicletas.

A Marginal Tietê, na zona norte de São Paulo, é a campeã de acidentes com vítimas e também com vítimas fatais no Estado e embriaguez ao volante (45%), lesão corporal culposa (43%) e homicídio culposo (12%), são os crimes com maior incidência, sendo 3.301 ocorrências apenas na capital paulista.

A pesquisa foi feita com os dados obtidos junto à Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), que usa informações do Sistema de Informação Criminal (Infocrim) com todos os boletins de ocorrência registrados, além de dados do Instituto Médico Legal (IML) e informações cadastradas no Sistema de Gestão integrado (SIS-MP), o registro de procedimentos cíveis e criminais do MP de São Paulo.

Das ocorrências com vítimas, 96% dos casos não resultaram em mortes sendo, ao todo, 1.188 vítimas fatais. Separando por tipo, 74% correspondem a atropelamentos e 26% com vítimas dentro dos veículos. Quando analisados apenas os acidentes com vítimas fatais, 45% correspondem a atropelamentos, 28% colisões, 16% choques entre veículos e 11% outros.

Mapa de acidentes em São Paulo capital

A campeã dos acidentes na capital paulista é a Avenida Marginal Tietê, na Zona Norte. Ao todo, foram 660 casos com vítimas e 48 com vítimas fatais. A Marginal Pinheiros ficou em segundo com 633 casos e, juntas, respondem por 40% dos acidentes registrados nas 10 vias com maior incidência na cidade de São Paulo em 2012, sendo que foram registrados 26.932 acidentes de trânsito com vítimas não fatais no ano em questão e 7.046 atropelamentos.

Depois das Marginais Tietê (48 casos), e Pinheiros (24), aparecem a Estrada de M’Boi Mirim (18), Jacu-Pêssego (16), Senador Teotônio Vilela (16), Avenida do Estado (13), Estrada de Itapecerica (12), Atlântica (10), Alcântara Machado (10) e a Avenida Ragueb Chohfi (9), contando os casos com vítimas fatais.

Quando consideradas os acidentes sem vítimas fatais, a Zona Sul é a mais violenta seguida pela Zona Leste. Na liderança Marginal Tietê (660 casos), seguida pela Pinheiros (633), Avenida Sapopemba (280), Aricanduva (261), Rodovia Raposo Tavares no perímetro urbano (258), Avenida do Estado (233), Estrada do M’Boi Mirim (197), Senador Teotônio Vilela (195) e Avenida Ragueb Chohfi (194), além da estrada de Itapecerica (190).

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s