Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Aston Martin Valkyrie: Fórmula 1 de rua aparece em novas fotos

Fabricante mostrou pela primeira vez imagens do interior simplório do hiperesportivo

Por Rodrigo Ribeiro
Atualizado em 12 jul 2017, 14h25 - Publicado em 12 jul 2017, 14h12
Imagens revelam as linhas finais do modelo de produção limitada (Divulgação/Aston Martin)

Nem todos os mistérios acerca do Aston Martin Valkyrie foram revelados, mas novas imagens reveladas pela marca esta semana indicam que seu primeiro “hipercarro” terá mais parentesco com a Fórmula 1 do que alguns palpites mais conservadores indicavam – inclusive no interior.

O modelo desenvolvido em parceria com a Red Bull e o projetista Adrian Newey (responsável pelos carros da equipe na F1) terá volante destacável e telas de LCD para informar dados de desempenho, informações do computador de bordo e até imagens das câmeras que irão substituir seus retrovisores.

Acesso à cabine é feita por portas do tipo asa-de-gaivota, como nos protótipos de Le Mans (Divulgação/Aston Martin)

Como um Fórmula 1, o Valkyrie terá carroceria feita em plástico reforçado com fibra de carbono (CFRP, na sigla em inglês), assoalho plano, aerodinâmica ativa e suspensão de braços sobrepostos.

A Aston Martin também destacou a busca pela adoção dos materiais mais leves possíveis. Os faróis, por exemplo, são fixados em uma estrutura de alumínio que deixou o conjunto até 40% mais leve do que os sistemas usados nos carros de produção da marca.

Continua após a publicidade
Cabine reúne apenas o básico para permitir uma condução segura. E você achava o seu carro espartano… (Divulgação/Aston Martin)

Nem o logotipo da fabricante escapou do regime. A Aston Martin considera a peça usada em seus modelos “convencionais” muito pesada e alta, o que poderia prejudicar a aerodinâmica do Valkyrie. A solução mais simples seria um adesivo, mas ele é considerado muito simplório para um carro que, estima-se, custará mais de R$ 12 milhões. Para resolver o impasse, a empresa criou um logotipo de alumínio colado no capô com meros 0,07 milímetros de espessura.

Telas de LCD substituem os retrovisores e quadro de instrumentos. O volante é removível, como nos Fórmula 1 (Divulgação/Aston Martin)

No interior a Aston Martin colocou apenas o mínimo para tornar esse carro legalizado para as ruas. Os bancos, se é que podem ser chamados assim, são pedaços de espuma feitos sob medida colados diretamente à carroceria. Exatamente como ocorre nos – você adivinhou – Fórmula 1.

O volante reúne todos os comandos essenciais para a condução e o ar-condicionado, que com três minúsculas saídas no painel é uma das raras concessões para o conforto.

Continua após a publicidade
Rodas fechadas permitem uma maior otimização da aerodinâmica da carroceria (Divulgação/Aston Martin)

Apesar de não aparentar nas imagens, o Valkyrie ainda está em desenvolvimento. Segundo a Aston Martin, “95%” do carro está pronto, mas o mistério em torno de sua mecânica continua – o modelo mostrado nas imagens é mais um protótipo sem motor. Os rumores mais fortes indicam que o modelo terá um V12 6.5 aspirado auxiliado por um (ou mais) motores elétricos, permitindo que a potência combinada ultrapasse os 1.100 cv.

(Divulgação/Aston Martin)

Todas as 175 unidades do Valkyrie (sendo 25 para uso exclusivo nas pistas) já foram vendidas. A previsão é que o modelo chegue às ruas somente em 2019.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.