Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

As mais exóticas variações do VW Fusca já criadas

Genial, simples e versátil, o VW Fusca já teve diversas versões, adaptações e preparações, desde o surgimento até os dias de hoje

Por Fábio Black
28 mar 2022, 18h47
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Baja

    Fusca Baja

    Em 1967, Bruce Meyers fez um buggy para disputar a Baja 1000, corrida nas areias do México que até então só permitia motos. Bateu todos os recordes e fez surgir uma categoria para o Fusca. A unidade da foto, patrocinada pela VW, foi criada em 2017 para homenagear os 50 anos desse buggy.

    Espírito do êxtase

    Fusca Rolls Royce
    (Divulgação/Quatro Rodas)

    Uma das mais exóticas transformações foi a do kit Rolls-Royce, que foi comercializado no Brasil nos anos 1970. O Fusca ganhava capô com grade e o característico mascote alado (Spirit of Ecstasy) e paralamas novos.

    O mais raro e copiado

    Fusca Hebmuller
    (Divulgação/Quatro Rodas)

    A Hebmüller criou sua carroceria conversível em 1941. Foram menos de 1.000 unidades fabricadas até que a empresa faliu, em 1952. Réplicas surgiram ao longo do tempo. No Brasil existe ao menos uma unidade original.

    Continua após a publicidade

    Ratrod

    RatRod BadBug
    (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Trata-se de uma derivação enferrujada do hotrod. Aqui, quanto mais sinais do tempo, melhor. Modificações estéticas e na performance são regras. Acima, o Fusca V8 da customizadora nacional Bad Bug Team.

    Picape

    Fusca Picape
    (Divulgação/Quatro Rodas)

    Juntando a traseira da picape Kombi com a dianteira do Fusca – com engenhosidade e capricho –, surgiu esta bela picape de estilo retrô, capaz de virar o pescoço de muitos donos de Saveiro.

    Hot conversível

    Hot Rod Fusca
    (Divulgação/Quatro Rodas)
    Continua após a publicidade

    As linhas simples do Fusca combinam perfeitamente com a estética dos hotrod criada nos EUA nos anos 1950, quando pegavam carros antigos e sem valor e faziam modificações visuais e mecânicas.

    Guincho

    Fusca Guincho
    (Divulgação/Quatro Rodas)

    O motor na traseira não impediu a conversão deste Fusca em guincho, que, ajudado pela tração traseira, é capaz de rebocar muito carrão. O kit estético é de um “Tow Truck” americano dos anos 1970.

    Porsche 356

    Fusca Stauss
    (Divulgação/Quatro Rodas)

    A alemã Dannenhauer e Stauss criou na década de 1950 uma carroceria inspirada nos Porsche 356 para o chassi do Fusca. O preço da conversão na época era o mesmo de um VW Sedan inteiro novo.

    Continua após a publicidade

    Motorhome

    Fusca MotorHome
    (Divulgação/Quatro Rodas)

    Em 1970, uma empresa da Califórnia, nos EUA, desenvolveu o kit de conversão do Fusca em motorhome. Custava US$ 6.000 e abrigava três pessoas, com conforto, com duas camas, uma de casal e outra de solteiro.

    Mutação genética

    Fusca Kombi
    (Divulgação/Quatro Rodas)

    Reuniram partes do Fusca, da Kombi e outras desenvolvidas especialmente para este projeto, que, além de bem construído, é muito curioso, parecendo ter sido inspirado nas histórias em quadrinhos.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.