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Após acordo bilionário com GM, Nikola é acusada de fraude

Investigadores vêm acusando empresa de fraude por vídeo falso com caminhão elétrico

Por Thiago Silva, Igor Macario
15 set 2020, 16h15
caminhão Nikola One na posição 3x4
Caminhão terá autonomia máxima de 1.931 km (Reprodução/Youtube)

Depois de anunciar uma parceria bilionária com a General Motors, a Nikola parece estar em maus lençóis. A empresa foi acusada de estar envolvida num “oceano de fraudes” por investigadores privados americanos. Uma das alegações é de que a Nikola jamais criou um protótipo funcional, e que os vídeos mostrados até agora são falsos.

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A Nikola divulgou um vídeo de seu primeiro caminhão elétrico, o One, em movimento numa seção remota de uma rodovia no estado americano de Utah. A Hindemburg Research, responsável pelas investigações, conseguiu reproduzir o vídeo com outro caminhão e revelou que seria possível chegar a cerca de 100 km/h com o veículo.

O trecho da rodovia é uma leve descida, com cerca de 3,4 quilômetros de extensão. O curioso é que, de fato, a Nikola “admitiu” que o caminhão poderia estar se movimentando apenas com a força da gravidade. Num comunicado, a empresa afirmou que “nunca disse que o caminhão andou com propulsão própria no vídeo”.

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A marca afirma que os investidores sabiam das capacidades do caminhão na época do investimento, e que o vídeo, feito há quase três anos, é “irrelevante”.

Nikola Badger tem visual futurista e opção de motor a hidrogênio (Nikola/Divulgação)

Acusações verdadeiras ou não, as descobertas da Hindemburg causaram uma onda de cetisimo sobre as atividades da Nikola. Segundo reportagem da Bloomberg, o governo americano já está de olho nos relatórios da Hindemburg para determinar se a Nikola violou alguma lei.

Já a GM afirma ter feito diligências antes de fechar o acordo de cooperação com a Nikola. Segundo a fabricante, todas as atividades da Nikola foram revisadas nos âmbitos legal e técnico.

O One era o único produto mostrado até então pela Nikola. A marca também afirma trabalhar numa picape de porte médio, a Badger, que deverá ter versões com motor elétrico ou a hidrogênio. No entanto, nenhum protótipo da picape chegou a ser apresentado ainda.

Um segundo caminhão, o Tre, também foi mostrado, apenas em fotos. Agora, a empresa luta para desacreditar a investigação e garantir que seus investidores continuem confiantes na empresa.

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