Alfa Romeo desiste de SUV elétrico e não lançará carros até 2027
Alfa Romeo adia as novas gerações de Giulia e Stelvio para 2027 e revê sua estratégia de eletrificação
As novas gerações dos Alfa Romeo Giulia e Stelvio vão demorar mais um pouco para chegarem às lojas. A previsão é que estejam no mercado apenas em 2027, quando os modelos atuais já terão mais de 10 anos. Isso é culpa de uma mudança de estratégia da marca, que descartou seus planos de lançar versões elétricas dos dois modelos.
A Alfa Romeo descartou os planos de eletrificação do projeto e optou por adicionar uma versão com motor a combustão, mantendo o foco em desempenho e experiência de condução tradicionais, características centrais da marca italiana.
RelacionadasNotíciasStellantis pode vender Alfa Romeo e Maserati devido à guerra tarifáriaTestesDirigimos! Alfa Romeo Júnior é o primeiro SUV que faz questão de ser hatchCarros elétricosAlfa Romeo desiste de ser totalmente elétrica e vai apostar também em híbridos
Os modelos foram lançados em 2015 e 2017, respectivamente, a partir de um investimento de 1 bilhão de euros (R$ 6,1 bilhões) no desenvolvimento da plataforma Giorgio, que usada em ambos. Porém, quando chegaram ao mercado não atingiram as expectativas de venda da FCA (Fiat Chrysler Automobiles), e nem as da Stellantis, enfrentando forte concorrência e desafios de posicionamento de preços.
Em entrevista ao Automotive News Europe, o CEO da Alfa Romeo, Santo Ficilli, confirmou que a iniciativa da montadora de lançar um SUV elétrico de grande porte para o mercado norte-americano, até 2027, foi arquivada. Ao que tudo indica, o Stelvio, modelo de 4,68 m, pode acabar se tornando o maior veículo do portfólio da marca italiana, e passar a utilizar a plataforma STLA Large, que comporta veículos de até 5,12 m, como o Dodge Charge, trazendo mais espaço interno e recursos tecnológicos modernos.
Ficilli também declarou que a Alfa Romeo já tem seu planejamento alinhado ao fato da coexistência dos veículos elétricos e a combustão durar mais tempo do que a previsão inicial. No período de janeiro a agosto deste ano, as vendas da montadora tiveram um aumento de 37%, e totalizou 41.200 unidades, 11.062 unidades a mais se comparado ao mesmo período de 2024.
Esse crescimento só foi possível graças ao SUV compacto Junior, que chegou a 23.092 unidades vendidas. Apesar de ser o segundo carro com mais emplacamentos da marca, o Tonale, também compacto, teve uma queda de 42%, assim como as do Giulia e Stelvio que declinaram em 24% e 40%, respectivamente, refletindo a necessidade de atualização e reposicionamento estratégico da Alfa Romeo no mercado global.
Novo Chery Tiggo 8 entre em pré-venda com preço de Renault Kwid
Nova Toyota Hilux 2027 é revelada com design mais moderno e tem até versão elétrica
Caoa Chery Tiggo 7 já tem novo design registrado no Brasil
Omoda 5 HEV de teste acelerou sozinho e causou acidente; marca investiga caso
Nova Ford Maverick Hybrid 2025 estreia mais equipada e com tração 4×4; veja preços







