Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês

Agora SUV, novo Citroën C3 2022 já tem data para ser revelado

Empresa francesa fará uma apresentação para revelar maiores detalhes sobre o novo C3 2022 que chegará aos principais mercados emergentes

Por Pedro Henrique Oliveira 11 ago 2021, 00h03
Miniatura Citroën C3 2022
Ainda em maio, uma miniatura pode ter vazado o visual do novo Citroën C3 2022 Reprodução/Instagram

O novo Citroën C3 agora tem data para ser revelado. A fabricante francesa anunciou, sem muitos detalhes, que fará uma apresentação mundial no dia 16 de setembro sobre um novo modelo do segmento B. 

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90

Dada a afirmação da marca, fica claro que o modelo ao qual se referem é o novo C3 que, ainda em maio, teve imagens de miniaturas vazadas que revelaram o seu possível visual.

O lançamento será mundial e com foco exclusivo em mercados emergentes, uma vez que o seu desenvolvimento levou em conta as engenharias francesa, brasileira e indiana. Ainda assim, vem dando trabalho para a engenharia da Stellantis, que teve acesso ao projeto após a fusão entre PSA e FCA, quanto o projeto já estava avançado. 

Citroën C3 2022
A marca francesa ainda faz mistério sobre a revelação do novo C3 2022 Cochespias/Reprodução

Em relação ao possível visual, vazado ainda maio, o hatch compacto foi transformado em um conceito próximo a um SUV compacto. A miniatura tem suspensão elevada e carroceria mais “quadradona”, típica de um SUV. 

Citroën C3 2022 SC21 lateral
Versões mais baratas sacrificarão acessório e estilo pelo preço baixo Reprodução/Instagram

Entre as maiores novidades no design estão: o teto de cor contrastante do resto veículo e separado por elementos e pilares pretos, plásticos também pretos utilizados nas bases das portas e as molduras no entorno das rodas. 

Continua após a publicidade

Citroën C3 2022
O lançamento será totalmente nacional e produzido em Porto Real, no Rio de Janeiro Divulgação/Reprodução

No visual dianteiro, o modelo exibe luzes diurnas de LED separadas dos faróis e conectados por uma espécie de X. Já na traseira, o que chama atenção é o alto relevo da parte vermelha das lanternas, que formam um C. O para-choque traseiro recebe a mesma cor dos plásticos que ficam abaixo das portas. 

O C3 2022 utilizará uma versão simplificada da nova plataforma global modular CMP, que estreou no Brasil com o novo Peugeot 208 (este, fabricado na Argentina) também da Stellantis. Ele será fabricado em Porto Real, no Rio de Janeiro. 

Na imagem abaixo estão lado a lado o C3 2022 e o C4 Cactus. Ao que tudo indica, os dois estão exatamente na mesma escala: o Citroën C3 2022 será tão alto quanto um Jeep Renegade

Citroën C3 2022 e C4 Cactus
Se as miniaturas estiverem na mesma escala, o C3 2022 será maior que o C4 Cactus Cochespias/Reprodução

Em relação a preço, espera-se que o modelo seja mais barato que o Peugeot 208. Por conta disso, há a possibilidade que o C3 2022 receba os motores 1.0 e 1.3 Firefly da Fiat. Mas ainda será equipado com o 1.6 16V de 118 cv no lançamento.

Quanto ao câmbio, ainda é cedo para afirmar algo, mas provavelmente ele terá uma transmissão manual de cinco velocidades e outra automática, de seis.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital

Edição de julho
A edição 747 de QUATRO RODAS já está nas bancas! Quatro Rodas/Quatro Rodas
Continua após a publicidade

Publicidade