Clique e assine por apenas 8,90/mês

A quase 500 km/h, Bugatti Chiron vira o carro de rua mais rápido do mundo

Esportivo francês estabeleceu novo recorde de velocidade entre veículos de produção e, de quebra, ultrapassou a histórica barreira das 300 mph

Por Daniel Telles - Atualizado em 2 set 2019, 15h14 - Publicado em 2 set 2019, 14h19
Chiron ultrapassou 490 km/h em pista de testes da Volkswagen Divulgação/Bugatti

O superesportivo Bugatti Chiron fez história ao alcançar 490,3 km/h, ultrapassar a barreira das 300 mph e pulverizar o recorde de velocidade para veículos de produção, aqueles liberados para transitar pelas ruas.

Nos últimos 12 anos a marca de “carro de produção mais rápido do mundo” cabia ao superesportivo norte-americano SSC Ultimate Aero, que atingiu 412 km/h em 2007.

O feito foi alcançado na pista de testes da Volkswagen (grupo detentor da Bugatti) de Ehra-Lassien, Alemanha, e pode ser conferido no vídeo abaixo (em inglês) divulgado pela própria marca.

Normalmente, o Chiron conta com motor W16 (dois V8 siameses), quatro turbos e 1.578 cv de potência, além de tração integral permanente nas quatro rodas.

Continua após a publicidade

O modelo recordista, pilotado pelo inglês Andy Wallace, contou ainda com uma célula de segurança extra, além de modificações no câmbio e na aerodinâmica.

Os adicionais estarão à disposição dos clientes numa edição comemorativa do carro.

A fabricante italiana Dallara, responsável pelo kit aerodinâmico e pela carroceria, e a Michelin, responsável pelos pneus, dividirão o recorde com a Bugatti.

 

Para os pneus, vale um destaque especial: todos Michelin Pilot Cup 2, especialmente desenvolvidos para o Chiron, passaram por raio X antes de irem para a pista. Eles têm capacidade para alcançar até 4.100 rotações por minuto.

Continua após a publicidade
Publicidade