5 carros em homenagem ao Rio, que completa 451 anos

Capital fluminense foi inspiração para modelos e séries especiais

Kia Rio 3 portas Rio é um dos poucos modelos da Kia que nunca foi vendido ao Brasil

Rio é um dos poucos modelos da Kia que nunca foi vendido ao Brasil  (/)

Uma das cidades mais encantadoras do mundo faz aniversário nesta terça-feira. Fundada em 1º de março de 1565, o Rio de Janeiro celebra 451 anos na expectativa de se tornar a primeira sede sulamericana da história dos Jogos Olímpicos.

Conhecido pelas deslumbrantes paisagens naturais, o Rio já foi cenário de vários programas de televisão, telenovelas e filmes de Hollywood. Tanta beleza acabou inspirando até algumas montadoras, que batizaram alguns modelos em homenagem à Cidade Maravilhosa. Separamos a seguir alguns exemplos.

Chevrolet Ipanema

Chevrolet Ipanema Derivada do Kadett, a Ipanema nunca foi um sucesso de vendas

Derivada do Kadett, a Ipanema nunca foi um sucesso de vendas  (/)

A perua derivada do Kadett estreou no Brasil em 1989. Apesar de conservar diversas qualidades do hatch, como o desempenho exemplar e o acabamento impecável, a Ipanema (mesmo nome de um bairro da Zona Sul do Rio) não repetiu o sucesso do Kadett nas vendas. Um dos motivos seria o design pouco inspirado da traseira, que tinha um corte reto e abrupto. Nem o lançamento da carroceria de quatro portas, em 1993, salvou as vendas da perua, que deixou de ser produzida em 1997.

Nissan March Rio 2016 Edition

Nissan March Rio 2016 Edition Homenagem não é por acaso: a Nissan patrocinará os Jogos Olímpicos do Rio

Homenagem não é por acaso: a Nissan patrocinará os Jogos Olímpicos do Rio  (/)

Um March diferente estava presente no estande da Nissan no Salão do Automóvel de 2012. Baseado na versão topo-de-linha SL, o compacto tinha carroceria branca com detalhes na cor laranja nos espelhos retrovisores, saias laterais, rodas, aerofólio e teto. O motor era o mesmo 1.6 16V bicombustível, que entrega até 111 cv.

Kia Rio

Kia Rio A Kia deve aproveitar a exposição da Cidade Maravilhosa para trazer o Rio neste ano

A Kia deve aproveitar a exposição da Cidade Maravilhosa para trazer o Rio neste ano  (/)

Apresentado em 2000, o Rio é vendido nas carrocerias hatchback (de três ou cinco portas) e sedã. Atualmente em sua terceira geração, o modelo compartilha seu projeto com o Hyundai Accent, já que Hyundai e Kia pertencem ao mesmo grupo. Apesar de seu nome fazer referência à capital fluminense, somente neste ano é que o Rio será vendido no Brasil – de acordo com a Kia, o carro começa a ser importado em julho, aproveitando o frenesi em torno das Olimpíadas.

Fiat Uno Rio 450

Fiat Uno Rio 450 Série limitada tinha mudanças sutis no visual

Série limitada tinha mudanças sutis no visual  (/)

A homenagem mais recente à Cidade Maravilhosa aconteceu no ano passado, quando a Fiat lançou uma edição especial do Uno Way, oferecida como um kit de opcionais. Além de adesivos exclusivos, o veículo tinha rodas de liga leve da versão 1.4 e anéis da grade frontal personalizados. O motor era o mesmo 1.0 de 75 cv (com etanol) das versões convencionais.

VW Gol, Fox e Saveiro Rock in Rio

vw-saveiro-rock-in-rio-04-620x405.jpeg Série especial focava no visual e no sistema de som

Série especial focava no visual e no sistema de som  (/)

O tradicional festival de música criado em 1985 inspirou a Volkswagen a criar uma série especial. A primeira fornada saiu em 2011, quando 900 unidades do Gol e 350 do Fox foram personalizadas com adereços visuais (incluindo adesivos e rodas de liga leve) e itens oferecidos nas outras versões como opcionais, como o sistema de som com CD Player, Bluetooth e entradas auxiliar, SD Card e USB. A série foi revivida em 2015, desta vez abrangendo Gol, Fox e Saveiro Cabine Dupla, mas com conteúdo semelhante à edição de quatro anos antes.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s