Guia de usados: VW CrossFox, o ápice da moda dos aventureiros de mentira
O longevo aventureiro urbano ainda é uma ótima opção para quem procura um automóvel compacto, espaçoso e muito ágil

Idealizado como carro-conceito, o CrossFox foi uma das maiores atrações do Salão do Automóvel de 2004.
A versão aventureira do Fox conquistou o público com uma suspensão 31 mm mais alta, rodas de 15 polegadas, pneus 206/60, faróis de milha, faróis de neblina, quebra-mato, estribos, barras no teto e o polêmico estepe pendurado na traseira.
A moda dos aventureiros de mentira ainda estava em alta. E o CrossFox foi um sucesso. Os modelos mais valorizados são os produzidos a partir de 2010, quando ele recebeu uma bela reestilização, que aboliu faróis de milha e quebra-mato.
Os para-choques passaram a vir pintados na cor da carroceria e os espelhos receberam repetidores dos piscas, o motor ainda era o bom e velho 1.6 8V de 103/101 cv e o câmbio, um manual de cinco marchas.

Estribos e barras no teto também eram revistos, mas a melhor novidade estava presente no interior, com materiais de melhor qualidade. Ganhava porta-luvas pela primeira vez e o conta-giros era do tamanho do velocímetro. Computador de bordo era de série.
Entre os opcionais,volante multifuncional, sensores de ré, de faróis e de chuva e teto solar. O câmbio automatizado I-Motion foi oferecido a partir do modelo 2013. A linha 2014 trouxe as luzes de freio intermitentes ESS (Emergency Stop Signal) e modo de condução ECO Comfort.
As principais evoluções mecânicas vieram no modelo 2015: o 1.6 16V MSI de 120/110 cv e o câmbio manual de seis marchas. O conjunto agrada pelo torque em baixas rotações e engates suaves.
Eram opcionais, o câmbio I-Motion, ESP com função off-road, assistente de partida em rampas, GPS no painel, faróis auxiliares com tripla função, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro e rodas aro 16.

Os Crossfox menos valorizados são justamente os da primeira fornada, de 2005 a 2009, estigmatizados pelo aspecto pobre dos para-choques e interior repleto de plásticos duros de baixa qualidade.
Pecam também pelos escassos itens de série, como direção hidráulica e limpador/lavador/desembaçador do vidro traseiro.
Fique atento: preços camaradas podem mascarar a falta de itens importantes como ar-condicionado, trio elétrico, alarme, sistema de som, freios ABS e airbags frontais.
Onde o bicho pega
Coxim de motor e câmbio – A necessidade de substituição vem com a ressonância e a vibração na cabine em baixa rotação (em especial em marcha a ré) e a dificuldade no engate de marcha. A troca do conjunto completo custa em torno de R$ 900.
Suspensão dianteira – Suas buchas são tão superdimensionadas que muitos mecânicos as usam no Fox comum. Boa parte dos ruídos costuma ser eliminada com o simples reaperto do subchassi.
Infiltração de água – É comum em carros castigados, por causa de trincas no assoalho. Cheiro de mofo é o principal indício de danos à estrutura do monobloco.
Câmbio I-Motion – Na versão automatizada, cheque se há retenções desnecessárias ou trancos. Em último caso será preciso reprogramar o sistema, o que só deve ser feito por profissionais especializados.
Recalls – Dos três, o primeiro é em carros fabricados em 2014 por defeito no airbag, o que pode causar falhas em uma colisão ou abertura involuntária. Na linha 2015, o volante multifuncional apresenta dimensões fora da especificação original e pode se soltar.
Nas unidades produzidas de março de 2016 a janeiro de 2017, problemas no alternador podem provocar panes e até o desligamento do motor.
A voz do dono
- Nome: Rogério de Freitas
- Idade: 54 anos
- Profissão: engenheiro mecânico
- Cidade: Santo André (SP)
O que eu adoro – “Espaçoso e versátil, tem grande capacidade de carga. Acabamento é simples, porém de qualidade. Tem motor 1.6 ágil e confiável: 100.000 km em dez anos e só precisei fazer as manutenções preventivas.”
O que eu odeio – “O consumo é exagerado: média de 5 km/l com etanol e 8 km/l com gasolina. O problema é agravado pela capacidade do tanque: 50 litros rendem uma autonomia
muito baixa.”
Nós dissemos

dezembro de 2009 – “Apesar da carroceria alta, o Fox é bem seguro: administrando o acelerador, ele ficou sob controle mesmo submetido a repetidos desvios bruscos de trajetória, a 65 km/h. Em curvas longas, a carroceria até inclina, mas a suspensão firme mantém o carro na mão do motorista, com leve tendência a escapar de frente.”
PREÇO MÉDIO DOS USADOS (FIPE)
MODELO | 2011 | 2012 | 2013 | 2014 | 2015 | 2016 |
1.6 8V | 31.167 | 33.209 | 35.418 | 40.268 | 49.927 | – |
1.6 8V I-Motion | – | – | 35.680 | 41.462 | 50.450 | |
1.6 16V | – | – | – | – | 50.451 | 54.165 |
1.6 16V Imotion | – | – | – | – | 50.451 | 54.165 |
Preço das peças
PEÇAS | ORIGINAL | PARALELO |
Para-choque (dianteiro) | 1.738 | 920 |
Farol completo (cada um) | 743 | 850 |
Pastilha de freio (par dianteiro) | 186 | 230 |
Disco de freio (par dianteiro) | 760 | 260 |
Amortecedores (jogo) | 1.030 | 1.400 |
Pense também em um…

Fiat Ideia Adventure:
Ele oferece a mesma sensação de amplo espaço interno, com bancos elevados e grande distância até o teto. Um de seus destaques é o diferencial E-Locker, que melhora a capacidade de tração em pisos de baixa aderência.
Também há opção de câmbio automatizado Dualogic e um porta-malas maior, com 380 litros.