Carros novos até R$ 50.000
Versa SV 1.6, a Melhor Compra 2015, escolhida pela QUATRO RODAS, na categoria carros novos até R$ 50.000.
1º Versa SV 1.6 – R$ 46.490
O Versa não deveria ser chamado de sedã compacto: seu espaço interno chega a ser maior que o da maioria dos sedãs médios. Sua recente renovação e a produção nacional foram suficientes para que ele pulasse do terceiro lugar do ano passado para o primeiro em 2015. Tudo por causa da ampliação na lista de itens de série e pela queda no valor do seguro, agora o mais barato do trio.
O custo das peças, o calcanhar de aquiles da edição anterior do Melhor Compra, caiu com a nacionalização. Agora elas trazem um valor intermediário entre as mais caras (do Ford New Fiesta) e as mais baratas (do Hyundai HB20S). É verdade que sua taxa de desvalorização é a mais alta dos três concorrentes e que seu design não cativa muita gente. Mas quem puder relevar esses problemas terá nas mãos um sedã bem agradável de dirigir. O motor 1.6 16V rende respostas muito prontas ao acelerador e a suspensão tem bom acerto.
Outro ponto forte do Versa é sua relação custo-benefício: é um carro bem equipado que custa pouco – o HB20S é R$ 3.375 mais caro e o Fiesta é um hatch no meio de sedãs. Seu pacote de itens de série inclui direção elétrica, ar-condicionado, sistema de som com leitor de MP3, Bluetooth e comandos no volante, computador de bordo e rodas de liga leve de aro 15. Fica devendo vidros elétricos nas portas de trás e banco traseiro rebatível, itens disponíveis só na versão SL.
Desvalorização | 14,4% |
Seguro | R$ 2.080 |
Rede | 166/- |
Reparabilidade | 35 |
Equipamentos | AR, DIR, VID |
Amortecedores dianteiros | R$ 478 |
Pastilhas de freio | R$ 99 |
Kit de embreagem | R$ 368 |
Farol esquerdo | R$ 449 |
Para-choque dianteiro | R$ 479 |
Retrovisor esquerdo | R$ 380 |
10.000 km | R$ 239 |
20.000 km | R$ 359 |
30.000 km | R$ 249 |
40.000 km | R$ 379 |
50.000 km | R$ 249 |
60.000 km | R$ 379 |
2º New Fiesta Hatch S 1.5 – R$ 46.790
Ele é o mais barato, o que menos desvaloriza e o que tem mais rede autorizada entre os concorrentes até R$ 50.000. Com tantas qualidades, por que não ficou em primeiro? A resposta é singela: porque o New Fiesta é um hatch, portanto tem menos espaço para bagagem. Além disso, nesse caso específico, diante destes dois concorrentes, também oferece bem menos espaço interno. Mas ficou à frente de outro sedã, o que mostra que suas qualidades pesaram a seu favor.
O estilo moderno, o baixo consumo e a boa quantidade de itens de série só reforçam o bom resultado obtido pelo Fiesta. Sua nova geração tem previsão de surgir só em 2018, o que serve como fonte de alívio para quem pretende investir nele.
Desvalorização | 10,8% |
Seguro | R$ 2.157 |
Rede | 558/92,8 |
Reparabilidade | 31 |
Equipamentos | AR, DIR, VID |
Amortecedores dianteiros | R$ 516 |
Pastilhas de freio | R$ 445 |
Kit de embreagem | R$ 560 |
Farol esquerdo | R$ 499 |
Para-choque dianteiro | R$ 779 |
Retrovisor esquerdo | R$ 519 |
5.000 km | R$ 256 |
10.000 km | R$ 256 |
20.000 km | R$ 668 |
30.000 km | R$ 472 |
40.000 km | R$ 964 |
50.000 km | R$ 472 |
60.000 km | R$ 684 |
3º HB20S Comfort Plus 1.6 – R$ 49.865
Ele tem um bom entre-eixos (2,50 metros), o que lhe confere mais espaço do que o Fiesta, mas nesse quesito perde fácil para o Versa. Tem design atraente e é desejado no mercado de usados, porém possui o seguro mais caro do grupo e é o que tem o maior preço de compra. Esse é um resumo dos motivos pelos quais o HB20S 1.6 Comfort Plus fcou devendo aos demais rivais e acabou em terceiro. E é bom lembrar que ele sofrerá um leve face-lift no fim deste ano.
Ainda assim, ele é uma boa indicação de compra, pois o mesmo que vale para o hatch HB20 vale para o sedã da Hyundai: o interior tem ótimo acabamento e o motor 1.6 oferece bom desempenho na cidade e na estrada.
Desvalorização | 11,6% |
Seguro | R$ 2.226 |
Rede | 203/94,7 |
Reparabilidade | – |
Equipamentos | AR, DIR, VID |
Amortecedores dianteiros | R$ 489 |
Pastilhas de freio | R$ 194 |
Kit de embreagem | R$ 625 |
Farol esquerdo | R$ 434 |
Para-choque dianteiro | R$ 570 |
Retrovisor esquerdo | R$ 137 |
10.000 km | R$ 165 |
20.000 km | R$ 219 |
30.000 km | R$ 411 |
40.000 km | R$ 497 |
50.000 km | R$ 301 |
60.000 km | R$ 516 |