Melhor Compra 2019: utilitários novos – picapes de trabalho e food trucks

As indicações de QUATRO RODAS na categoria utilitários novos: picapes leves; picapes médias; food frucks

 (Acervo/Quatro Rodas)

Todos os anos, QUATRO RODAS seleciona as melhores compras de cada segmento para você levar para casa o carro ideal. É o Melhor Compra.

A seguir, as melhores picapes de trabalho e food trucks novos. Eles estão separados em categorias: picapes leves; picapes médias; food trucks. Consideramos custos de peças, seguro e revisões:

Picapes leves

1 – Fiat Strada Working – R$ 51.990

 (Acervo/Quatro Rodas)

  • Peso –  1.084 kg
  • Capacidade de carga – 705 kg

Sem novidades na linha 2020 além de novas cores, a líder de vendas do segmento volta ao topo de nossas indicações por um simples motivo: bolso.

Para quem precisa de uma ferramenta de trabalho, a diferença de preço de mais de R$ 1.000 para a Saveiro (era de R$ 500 no ano passado) e o custo de revisão mais baixo do segmento ajudam no orçamento da empresa.

Para completar, a Strada Working tem as peças mais baratas e o seguro mais em conta, sem falar na menor desvalorização.

O motor 1.4 (88 cv de potência e 12,5 mkgf de torque) oferece desempenho apenas razoável, mas a suspensão com feixe de mola na traseira é garantia de robustez para levar carga (são 705 kg de capacidade) e encarar pisos ruins.

2 – VW Saveiro Robust – R$ 53.150

 (Acervo/Quatro Rodas)

  • Peso – 1.028 kg
  • Capacidade de carga – 712 kg

A versão de entrada da Saveiro foi a única a ter novidade na linha 2020: recebeu o mesmo painel das variantes mais caras, com linhas mais retilíneas e melhor acabamento.

Só que isso veio acompanhado de um aumento de preço bem superior ao da Strada, com elevação de mais de R$ 3.000 em relação ao ano passado.

Defende-se pelo motor mais forte (1.6 com 104 cv e 15,6 mkgf) e pela melhor dirigibilidade, mas é mais cara de manter que a rival da Fiat.

3 – Chevrolet Montana LS – R$ 54.290

 (Acervo/Quatro Rodas)

  • Peso – 1.097 kg
  • Capacidade de carga – 756 kg

A Montana já havia sido a que mais subiu de preço no ano passado – e agora repetiu a dose. Com mais de R$ 4.000 de aumento sobre o valor de 2018, ela firmou sua posição de mais cara da categoria.

Pelo menos segue como a única a vir com direção hidráulica de série. Destaca-se pela maior capacidade de carga do segmento (756 kg) e pelo motor 1.4 (99 cv e 13 mkgf) que concilia bom desempenho e economia.

Mas a picape da Chevrolet cobra mais na manutenção e tem a maior desvalorização.

Picapes médias

1 – Toyota Hilux CS 2.8 TD 4×4 – R$ 128.390

 (Acervo/Quatro Rodas)

  • Peso –  1.980 kg
  • Capacidade de carga –  1.020 kg

A Hilux venceu a S10 porque é R$ 5.000 mais barata que ela, tem fama de inquebrável e possui menor desvalorização.

Tudo isso compensa a capacidade de carga um pouco menor (1.020 kg) e as revisões um pouco mais caras. Com 177 cv/42,8 mkgf, seu motor perde para a S10, mas ganha fácil da Amarok.

2 – Chevrolet S10 CS 2.8 TD 4×4 – R$ 133.590

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  • Peso –  1.908 kg
  • Capacidade de carga –  1.220 kg

Ela ficou quase R$ 9.000 mais cara que em 2018, o que a fez perder o título, pois o preço maior não compensa as revisões e peças mais baratas.

Apoia-se na maior capacidade de carga (1.220) e no motor mais forte da categoria (2.8 com 200 cv e 51 mkgf).

3 – VW Amarok S CS 2.0 TD 4×4 – R$ 127.990

(Acervo/Quatro Rodas)

(Acervo/Quatro Rodas) (Acervo Quatro Rodas/Quatro Rodas)

  • Peso –  1.901 kg
  • Capacidade de carga – 1.139 kg

Foi a que mais subiu de preço (R$ 10.000) e a desvalorização foi a maior do trio, além de continuar com as peças mais caras.

As revisões estão na média da S10, mas seu motor é mais fraco (2.0 de 140 cv/34,7 mkgf) e ela leva menos carga (1.139 kg) que a S10.

Food trucks

1 – Hyundai HR 2.5 TD – R$ 79.990

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  • Peso –   1.600 kg
  • Capacidade de carga –  1.800 kg

O VUC (Veículo Urbano de Cargas) da Hyundai chega a mais um ano como campeão. Ele continua como o mais barato da categoria e o que menos perde valor na revenda.

O motor 2.5 turbodiesel (130 cv/26 mkgf) tem peças baratas e manutenção simples, o que alimenta sua fama de robustez.

2 – Kia Bongo 2.5 TD – R$ 86.990

 (Acervo/Quatro Rodas)

  • Peso –   1.862 kg
  • Capacidade de carga –  1.812 kg

O Bongo é quase um irmão gêmeo do HR, pois usa as mesmas mecânica e cabine.

Tem as peças um pouco mais baratas, mas ficou em segundo por preço mais alto, maior desvalorização, rede autorizada menor e garantia de três anos, contra quatro do HR.

3 – JAC V260 2.0 TD – R$ 85.990

 (Acervo/Quatro Rodas)

  • Peso –   1.690 kg
  • Capacidade de carga – 1.510 kg

O VUC chinês foi o que mais subiu de preço entre os finalistas: R$ 12.000.

Até traz itens que os coreanos não oferecem, como ar-condicionado e câmera frontal para gravar a viagem. Mas perde pontos pela menor capacidade de carga e rede pequena.

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