Melhor Compra 2017: os novos e usados indicados por QUATRO RODAS

Tudo o que você precisa saber antes de comprar: custo de manutenção, seguro, avaliação da rede, índice de desvalorização - e muito mais!

QUATRO RODAS - Melhor Compra 2017

 (arte/Quatro Rodas)

A gente tenta não ser repetitivo, mas o longo período de crise nos obriga a reafirmar: em momentos de recuperação econômica, tão importante quanto economizar é comprar corretamente. Falamos isso desde 2015, quando o Brasil foi obrigado a apertar o cinto por causa da crise.

Por isso, cada um de nossa equipe, a cada passo do processo de escolha dos carros, tem em mente preparar uma edição que justifique o título da publicação: Melhor Compra.

É por conta dessa missão que gente como a repórter Isadora Carvalho filtra os dados de todos (sim, todos) os carros à venda no nosso mercado para que editores e repórteres deliberem (às vezes, por horas) até chegar aos três melhores de cada categoria – e olha que são 24, só de carros novos.

O mais legal dessa história é que o Melhor Compra é feito em clima de vida real. Afinal, quem nunca perguntou a um amigo: “Qual carro é a melhor compra para mim?”. Tem sempre alguém com a resposta na ponta da língua. Mas aí vem outro e faz o alerta: “Esse desvaloriza muito”. O outro diz “O seguro dele é caríssimo”, “Se tiver que trocar um farol, está lascado”.

Com o Melhor Compra 2017 (já nas bancas!), você será esse amigo bem informado, pois estará respaldado pela mais completa compilação de informações de desvalorização (agência AutoInforme), seguro (Bidu Corretora), peças (Suiv) e reparabilidade (Cesvi), além do custo de revisões e avaliação da rede de assistência de cada marca.

E temos ajuda até de profissionais de fora da redação, como os jornalistas especializados Glauco Lucena (carros novos) e Alexandre Ule Ramos (usados).

É gente que não acaba mais para que você tenha a certeza de estar fazendo a Melhor Compra.

 

MANUAL DO PROPRIETÁRIO

Aprenda a ler as informações do Melhor Compra que fazem a diferença

Preço – O valor utilizado como referência é sempre o que consta na tabela oficial divulgada pelo fabricante ou importador.

Desvalorização – Calculada pela agência AutoInforme, a taxa indica quanto deprecia um modelo 0 km depois de 12 meses de uso.

Seguro – A cotação é fornecida pela Bidu Corretora, que divulga o menor valor de cálculo entre as principais seguradoras do mercado. O perfil básico adotado é o de um homem casado, 35 anos, sem filhos, com garagem em casa e no trabalho, ambos em São Paulo.

Rede – Número de autorizadas/índice de satisfação da rede na pesquisa Os Eleitos 2016, da QUATRO RODAS, avaliada pelos donos dos 45 carros mais vendidos do país.

Reparabilidade – Pontuação calculada pelo Cesvi, que avalia o custo médio de reparação dos principais modelos vendidos. Quanto menor o índice, mais barato é o conserto.

Equipamentos – Principais itens de série, indicados pelas siglas AR (ar-condicionado), DIR (direção hidráulica, elétrica ou eletro–hidráulica), VID (vidros elétricos), EST (sistema de auxílio de estacionamento, como sensores ou câmera de ré), AUT (câmbio automático ou automatizado), ESP (controle de estabilidade) e MUL (multimídia). Os itens airbag e ABS são de série, obrigatórios por lei.

Peças – Cesta com as peças mais utilizadas na manutenção do veículo. Os preços foram fornecidos pela Suiv (Sistema Unificado de Informações Veiculares).

Revisões – Valor das inspeções previstas no plano de manutenção pelo fabricante ou importador até os 60.000 km ficha técnica – Informações da versão, divulgadas pelo fabricante ou importador.

 

Os especialistas que colaboram no Melhor Compra

Cesvi – O Centro de Experimentação e Segurança Viária (www.cesvi.com.br) é uma entidade que desde 1996 se dedica a pesquisar a reparação automotiva.

Bidu corretora – Resposável pelas cotações usadas pela QUATRO RODAS nos seus comparativos (www.bidu.com.br), a empresa presta consultoria no ramo de seguros.

AutoInforme – Agência de notícias de mercado (www.autoinforme.com.br), atua desde 1991 levantando desvalorização e preço real de veículos novos e usados.

SUIV (Sistema Unificado de Informações Veiculares) – É uma empresa de consultoria automotiva, segurança viária e sistemas automotivos (www.suiv.com.br).

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

  1. Amanda Santos

    Como faço para comprar essa edição especial?
    Não a encontro mais nas bancas.
    Obrigada!