Guia de usados: Kia Sportage (3° geração)

Bonito, confortável e bom de volante, ele consolidou a presença coreana no mercado brasileiro de SUVs

Versão EX é reconhecida pelo friso cromado nas laterais, rente às janelas Versão EX é reconhecida pelo friso cromado nas laterais, rente às janelas

Versão EX é reconhecida pelo friso cromado nas laterais, rente às janelas (Marcos Camargo/Quatro Rodas)

Apesar de ser um dos pilares do sucesso da Kia no Brasil, o Sportage passou muitos anos à sombra dos primos da Hyundai. Tudo mudou na linha 2011, quando a terceira geração ganhou personalidade com o estilo criado por Peter Schreyer (ex-chefe de design da Audi).

Usando a plataforma do ix35, ele chegou com preço menor que o do Hyundai, cativando pelo ótimo espaço interno, porta-malas de 740 litros, comportamento dinâmico notável e bom nível de equipamentos.

As versões LX e EX têm airbag duplo e ABS com EBD, mas só a segunda traz ESP. Quem valoriza segurança deve priorizar o pacote opcional com airbags laterais e de cortina, identificado pelo teto solar duplo panorâmico. Outro pacote oferece 4×4 e controle eletrônico para declives.

Sportage usa a mesma mecânica do Hyundai ix35 Sportage usa a mesma mecânica do Hyundai ix35

Sportage usa a mesma mecânica do Hyundai ix35 (Marcos Camargo/Quatro Rodas)

Toda EX tem frisos cromados, antena no teto, bancos em couro (o do motorista é elétrico), rodas aro 18, retrovisores escamoteáveis, chave presencial com partida por botão e piloto automático.

A básica LX dispõe de CD/MP3/USB com controle no volante, computador de bordo, faróis de neblina, rodas aro 16, sensor de farol e de ré e câmbio manual de cinco marchas. Seu único opcional é o câmbio sequencial de seis velocidades, que é de série na EX.

Ar digital bizona e volante multifuncional - mas sem regulagem de profunididade Ar digital bizona e volante multifuncional – mas sem regulagem de profundidade

Ar digital bizona e volante multifuncional – mas sem regulagem de profundidade (Marcos Camargo/Quatro Rodas)

O motor é o Theta 2.0 com admissão variável e 166 cv. Apesar do bom rendimento, deu lugar na linha 2012 ao Nu Flex, com variação nos dois comandos e 178/169 cv – foi o primeiro flex do segmento.

Testado por QUATRO RODAS em março de 2012, o Sportage 2.0 Flex abastecido com etanol acelerou de 0 a 100 km/h em 12,1 s, com consumo de 7,4 km/l na cidade e 9,5 km/l na estrada.

A linha 2012 trouxe aro 18 e direção elétrica em todas as versões. A EX ganhou luzes diurnas de leds e a LX, câmbio manual de seis marchas. Em 2013, a EX recebeu central multimídia.

O modelo 2014 ganhou leve alteração de estilo em faróis de neblina, rodas, lanternas e grade, e o interior incorporou saídas de ar na traseira. A LX perdeu o câmbio manual e, em 2015, a EX perdeu o 4×4.

Atenção no livreto de manutenção: boa parte deles ainda está na garantia de cinco anos, desde que as revisões estejam em dia. Alvo de críticas, a rede autorizada peca pela falta de peças a pronta entrega, apesar dos bons preços frente ao mercado paralelo.

Bom espaço para as pernas no banco traseiro Bom espaço para as pernas no banco traseiro

Bom espaço para as pernas no banco traseiro (Marcos Camargo/Quatro Rodas)

Onde o bicho pega

Ar-condicionado – Tema da seção Autodefesa, o Sportage sofre de um problema crônico no compressor. Cheque se o ar-condicionado opera corretamente: é possível pedir a troca na autorizada, se ainda estiver coberto pela garantia.

Rodas e pneus – Além de sacrificar o conforto, as enormes rodas aro 18 são facilmente danificadas em vias com pavimentação deficiente. Os pneus 235/55 também são vulneráveis ao piso ruim: veja se não há bolhas ou desgaste irregular.

Suspensão – As grandes rodas também contribuem para o desgaste prematuro de peças como batentes, buchas ou bieletas. Em muitos casos, uma análise técnica detecta problemas mais sérios, como vazamento nos amortecedores.

Teto solar – Confira se ele abre e fecha de maneira suave e sem ruídos. Trancos e estalos são indícios de lubrificação incorreta ou acúmulo de detritos no mecanismo dos trilhos. Procure também por sinais de oxidação, quase sempre causada pela infiltração de água.

Recall – Nos carros feitos em 2010 e 2011, nos chassis 042880 a 144957, a alavanca do câmbio automático pode travar ou o piloto automático manter-se ligado.

Teto solar duplo é atrelhado ao pacote com airbags laterais e de cortina Teto solar duplo era atrelhado ao pacote com airbags laterais e de cortina

Teto solar duplo era atrelhado ao pacote com airbags laterais e de cortina (Christian Castanho/Quatro Rodas)

A voz do dono

  • Nome: Paola Arruda
  • Idade: 35 anos
  • Profissão: empresária
  • Cidade: Guarulhos (SP)

O que eu adoro – “Destaco o conforto e o espaço interno, realmente muito bons. A dirigibilidade é ótima, com comandos leves e boa agilidade na cidade. O consumo é adequado à proposta de um utilitário esportivo.”

O que eu odeio – “O compressor do ar-condicionado parou de funcionar e foi substituído em garantia, mas ele não funciona corretamente. O estepe é muito vulnerável a furtos e os custos de manutenção são elevados.”

 

Preço médio dos usados (FIPE)

Modelo  2011 2012 2013 2014 2015  2016
LX Manual  R$ 52.612 R$ 56.200 R$ 61.773  R$ 71.418  –  –
LX Automática  R$ 56.260 R$ 58.306 R$ 63.525 R$ 76.417 R$ 78.810 R$ 86.783
EX  R$ 57.502 R$ 60.987 R$ 72.834 R$ 78.315 R$ 86.781 R$ 105.573

Preço das peças

Original Paralelo
Para-choque (dianteiro) R$ 1.630 R$ 1.660
Farol (cada um) R$ 2.110 R$ 2.300
Discos de freio (par) R$ 1.394 R$ 450
Pastilhas de freio (jogo) R$ 490 R$ 380
Amortecedores (quatro) R$ 3.080 R$ 2.300
Embreagem R$ 1.845 R$ 2.300
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