Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Guia de Usado: Renault Duster

Com o mesmo espaço generoso, baixo custo de manutenção e robustez do logan, o SUV compacto agrada no visual e é fácil de revender

Por Felipe Bitu
Atualizado em 2 mar 2023, 18h07 - Publicado em 12 Maio 2015, 12h03

Renault Duster

A chegada do Duster com facelift no início de 2015 fez o preço dos usados da geração anterior caírem a níveis atrativos. Quase todas as versões são bem aceitas, graças a facilidade de revenda, baixo custo de uso e facilidade de manutenção: o modelo já é bem conhecido dos mecânicos e suas peças são facilmente encontradas a pronta entrega na rede de concessionários.

A razão de seu sucesso começou em 2007, quando a dupla Logan e Sandero estreou no Brasil com fama de robustos e espaçosos. Por causa da manutenção simples e dos três anos de garantia, eram campeões no custo-benefício, mas o estilo decepcionava.

Renault Duster
Vão-livre de 21cm é digno de aventureiros legítimos (Marcos Camargo/Quatro Rodas)

Tudo mudou quando o Duster surgiu, em 2011. Ele desbancou o então líder Ford EcoSport, mantendo os méritos da plataforma B0, mas agora com um design parrudo e agressivo.

Continua após a publicidade

Nem o acabamento simples de plásticos rígidos foi capaz de reduzir sua aceitação junto ao público, que superou as expectativas. O que obrigou a Renault a encerrar a produção da perua Mégane Grand Tour para atender à demanda do novo SUV.

Renault Duster
No 4×4, possível acionar o bloqueio de diferencial a até 65 km/h (Marcos Camargo/Quatro Rodas)

As boas escolhas são a Expression 1.6 16V (110/115 cv) e a Dynamique, 1.6 ou 2.0 16V (138/142 cv) – este motor com câmbio manual de seis marchas ou automático de quatro. A primeira traz ar, direção e airbag duplo, mas só há ABS na Dynamique, que ganha farol de neblina, roda de liga, banco traseiro bipartido, espelhos elétricos, volante de couro e MP3 com Bluetooth.

Para as piores estradas há a 4×4: com câmbio manual, reduz o porta-malas de 475 para 400 litros em virtude da tração extra e suspensão independente. Na linha 2013, veio a série Tech Road, uma Dynamique com adesivos, faróis escurecidos e central Media Nav, com tela touch de 7 polegadas.

Continua após a publicidade
Renault Duster
Seletor do sistema de tração fica junto à alavanca de câmbio (Marcos Camargo/Quatro Rodas)

Cuidado apenas com a malvista versão básica, sem nome, abaixo da Expression: é identificada pela ausência de pintura no para-choque, bagageiro e roda de liga.

Alguns dão um banho de loja para disfarçar, mas ela é desmascarada pela falta de vidros elétricos atrás ou de regulagem de altura do banco do motorista.

A VOZ DO DONO

Nome: Alexandre Passos
Idade: 55 anos
Profissão: engenheiro mecânico
Cidade: Ipatinga (MG)

O QUE EU ADORO

“Gosto bastante do generoso espaço interno do meu Renault Duster. Ele consegue transportar toda a minha família e a bagagem de todo mundo sem aperto ou desconforto.”

Renault Duster
Assentos traseiros são bipartidos (Marcos Camargo/Quatro Rodas)

O QUE EU ODEIO

“A transmissão automática AL4 é adequada ao motor 2.0, mas acho que ela deveria ter mais marchas. Como possui apenas quatro velocidades, acaba incomodando quando dirijo em trechos de serra.”

NÓS DISSEMOS OUTUBRO DE 2011

“A suspensão traseira do 4×2 tem eixo de torção semi-independente. É mais simples que a construção multibraços, mas não deixa a desejar e revela um ajuste preciso. Firme, sem ser desconfortável, impede rolagem excessiva nas curvas – comportamento comum em utilitários esportivos.”

Continua após a publicidade

ONDE O BICHO PEGA

Renault Duster
Motor 2.0 16V equipava o Mégane (Marcos Camargo/Quatro Rodas)

Câmbio – Nas versões manuais, atenção ao engate das marchas, que devem ser suaves e precisos. Se os coxins da transmissão estiverem rompidos, a alavanca ficará inclinada, dificultando o uso.

Polias – Com o motor em marcha lenta, fique atento a chiados estranhos. Quase sempre são provocados por rolamentos gastos nas polias do tensionador da correia dentada, do compressor do ar-condicionado, da bomba d’água ou do alternador.

Carbonização – Peça para um mecânico de confiança medir a compressão dos cilindros: retentores ineficientes podem deixar o óleo escorrer pela haste das válvulas, provocando acúmulo de carvão, que impede o correto assentamento nas sedes do cabeçote.

Continua após a publicidade

Suspensão e direção – Folgas na fixação de barra estabilizadora, bieletas, pivôs das bandejas, braços axiais e terminais provocam muito barulho ao rodar, além de comprometer todo o alinhamento do sistema. Uma revisão completa deixa todo o conjunto justo novamente e não custa mais que R$ 900.

Preço médio dos usados (FIPE)
2012 2013 2014 2015
1.6 R$ 39.143 R$ 41.868 R$ 45.545 R$ 47.410
Expression 1.6 R$ 38.684 R$ 40.316 R$ 46.141 R$ 49.297
Dynamique 1.6 R$ 40.294 R$ 43.133 R$ 46.652 R$ 51.869
Tech Road 1.6 R$ 45.597 R$ 48.011 R$ 49.622
Dynamique 2.0 R$ 41.065 R$ 44.583 R$ 50.713 R$ 57.079
Tech Road 2.0 R$ 47.001 R$ 49.990 R$ 55.875
Dynamique 2.0 AUT R$ 43.181 R$ 45.991 R$ 51.376 R$ 57.256
Tech Road 2.0 AUT R$ 48.622 R$ 52.813 R$ 60.044
Dynamique 2.0 4×4 R$ 43.311 R$ 46.025 R$ 51.557 R$ 58.986

PENSE TAMBÉM NUM… FORD ECOSPORT

Se você puder abrir mão de espaço interno e porta-malas em favor de um projeto mais moderno, o EcoSport vai agradar em cheio. Oferece estilo mais agressivo e um generoso pacote de série na versão FreeStyle: faróis com leds, controles de estabilidade e tração, ABS, airbag duplo e som com comando de voz.

Ford EcoSport
(Marco de Bari/Quatro Rodas)
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.