Guia de Usados: Chevrolet Cruze (1ª geração)
Robusto, bem-equipado e bom de volante, o modelo da GM é uma das opções mais procuradas entre os sedãs médios
Sucesso nos EUA, a primeira geração do Cruze chegou ao Brasil para rivalizar com Corolla e Civic. Produzido já como linha 2012, entre suas armas estava o mesmo porte dos rivais (4,60 metros de comprimento e o bom entre-eixos de 2,69).
O resultado foi uma cabine espaçosa e bem-executada, com acabamento de plástico e couro sintético muito superior ao do antecessor Vectra e um generoso porta-malas para 450 litros de bagagem.
Por isso, o Cruze tornou-se um dos sedãs mais procurados por quem quer uma opção mais equipada que os japoneses ao mesmo preço.
A versão básica LT trazia rodas de liga aro 17, airbags frontais e laterais, controles de tração e estabilidade, ABS com EBD e BAS, Isofix, direção elétrica, ar digital, volante multifuncional, piloto automático e som com Bluetooth.
A LTZ agregava acabamento interno em dois tons com bancos de couro, central multimídia, faróis com acendimento automático, retrovisores aquecidos com rebatimento elétrico, airbags de cortina e chave inteligente com destravamento automático das portas e partida por botão.
Sob o capô, um 1.8 Ecotec com dois comandos de válvulas variáveis de 144/140 cv, potência bem explorada pelo câmbio automático sequencial de seis marchas, com acionamento apenas pela alavanca no console. O câmbio manual de seis velocidades é exclusivo do LT.
Ao volante, o Cruze exibe uma dirigibilidade que pode ser considerada um meio-termo entre a insensibilidade do Corolla e a esportividade do Civic: a direção é firme e a suspensão oferece bom compromisso entre segurança e conforto.
Integrante da nossa frota de Longa Duração, o Cruze chegou ao fim dos 60 000 km como referência em termos de qualidade técnica entre os sedãs médios.
Motor, transmissão, freios e suspensão indicaram que se tratava de um carro extremamente robusto e perfeitamente adequado à péssima qualidade do piso brasileiro.
As poucas queixas dos proprietários se concentram no pós-venda deficiente, incapaz de sanar pequenos problemas.
ONDE O BICHO PEGA
Câmbio automático – Problema abordado na seção Autodefesa de dezembro de 2012: verifique se ele não está travado em terceira marcha, o que indica operação em modo de segurança. O problema costuma ser resolvido com a substituição ou reprogramação do módulo.
Embreagem – Na versão LT manual, não se esqueça de checar a embreagem: o kit completo – disco, platô e atuador – custa cerca de R$ 3 000, fora a mão de obra.
Sonda lambda – Marcha lenta oscilante e estouros no escape podem indicar a troca da sonda original por outra universal, mais comum no paralelo, que compromete o funcionamento da injeção eletrônica.
Ar-condicionado – Verifique o sistema: embora pouco comuns, pode haver falhas no funcionamento do compressor. O problema também pode estar no condensador, que sofre com danos causados por pedras e outros detritos.
Recall – Em 2014 foi detectada uma falha no filtro de combustível que pode resultar em vazamento próximo ao tanque. Os veículos chamados foram fabricados entre outubro de 2013 e abril de 2014.
A VOZ DO DONO
Nome: Luiz Mário Dantas
Idade: 37 anos
Profissão: Bacharel em direito
Cidade: Recife (PE)
O QUE EU ADORO
“É completo desde o básico. O desenho é imponente e ao mesmo tempo sóbrio. Ótimo compromisso entre conforto e estabilidade e o câmbio sequencial permite trabalhar melhor o motor.”
O QUE EU ODEIO
“O consumo de etanol é elevado e os controles de tração e estabilidade continuam atuando mesmo quando desligados, impedindo que o motorista explore os limites do veículo.”
NÓS DISSEMOS…
Janeiro de 2012: “Seu design anguloso tem uma esportividade que cairia muito bem em um cupê. (…) A qualidade de acabamento é boa, mas fica aquém de rivais como 408 e Elantra, na seleção dos materiais. (…) E o espaço é compatível com a categoria, com exceção da altura do teto no banco traseiro, maior que a média.”
Preço médio dos usados (FIPE)
Modelo | 2012 | 2013 | 2014 | 2015 |
LT 1.8 16V manual | R$ 43.052 | R$ 46.410 | R$ 49.679 | R$ 56.318 |
LT 1.8 16V automático | R$ 45.103 | R$ 47.401 | R$ 50.113 | R$ 58.605 |
LTZ 1.8 16V automático | R$ 46.806 | R$ 50.277 | R$ 56.535 | R$ 62.531 |
Preço das peças
Original | Paralelo | |
Para-choque (dianteiro) | R$ 410 | R$ 380 |
Farol (cada um) | R$ 725 | R$ 490 |
Retrovisor (cada um) | R$ 540 | R$ 600 |
Disco de freio (par) | R$ 1.300 | R$ 250 |
Pastilhas de freio (jogo) | R$ 260 | R$ 180 |
Kit de embreagem (jogo) | R$ 3.301 | R$ 3.100 |