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As joias do mercado de seminovos: hatches

Antes de começar o garimpo de seminovos, conheça algumas pedras preciosas que você não deveria deixar escapar

Por Ulisses Cavalcante
Atualizado em 23 nov 2016, 20h25 - Publicado em 12 jan 2016, 17h33

Joias do mercado - dicas de usados

Os números de vendas de automóveis seminovos não refletem a mesma crise que o mercado de novos enfrenta. Os negócios com usados cresceram 6% em 2015 e o período entre dezembro e o começo de 2016 é promissor. Se você quer aproveitar sua restituição de Imposto de Renda, 13º salário e bônus para trocar de carro, a hora é agora. E há boas oportunidades – várias com pouca procura – que podem fazer valer cada centavo de seu dinheiro. Com auxílio da Segurar.com e Cif Consultoria, vasculhamos os classificados atrás de ofertas.

Para começar, vamos dissecar os segmentos de hatches compactos, hatches compactos premium e hatches médios. Nas próximas matérias, abordaremos as subsidivisões de sedãs, SUVs, minivans e picapes.

HATCH COMPACTO

Toyota Etios X 1.3 2014

Toyota Etios X 1.3
Etios vale a pena, apesar do visual ()

O trunfo do Etios é ser um Toyota. A rede trata os donos do compacto com a mesma atenção que dá aos proprietários de modelos mais caros. Em outras palavras, é quase uma garantia de não ter problemas no pós-venda – e isso vale também para os veículos usados.

QUATRO RODAS viveu essa experiência por 18 meses, período em que o hatch conviveu conosco no teste de Longa Duração. O nipo-brasileiro rodou 60 000 km sem nos dar dores de cabeça, e ao custo de R$ 2 167 em revisões e peças extras. Após quase dois anos de uso e hodômetro bem rodado, nosso Etios estava íntegro e confiável como um carro zero-quilômetro.

Beleza é a principal ressalva do Etios. Ou melhor, a falta dela. A confiabilidade mecânica vem acompanhada de um visual simplório. Por dentro, tudo é básico: faltam equipamentos de comodidade e de segurança. Não há travas automáticas, nem chave canivete com controle remoto. Se você esquecer o farol aceso ao estacionar, o Etios não te dá aviso nenhum – algo que até o finado Celta oferecia. Faltam ajustes entre o banco do motorista e a coluna de direção. Falta até tinta: as áreas que os olhos não veem e a parte interna do capô não recebem pintura. Por fim, seu painel de instrumentos é incômodo, no centro do painel, e difícil de ler.

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Toyota Etios X 1.3
Instrumentos no centro do painel são ruins de ler ()

Mas o Etios não dá problema. É gostoso de dirigir, econômico e ágil – mesmo com o motor 1.3 de 90/84 cv (etanol/gasolina). Por isso, não é necessário dar preferência ao Etios 1.5. O propulsor menor dá conta do recado até na estrada. Também não é problema levar para casa um modelo 2013 – o Etios chegou ao Brasil em 2012.

Toyota Etios X 1.3 2014
Preço: FIPE: R$ 31.053
FICHA TÉCNICA
Motor: 1.3 16V, 90/84 cv; câmbio manual, 5 marchas
Consumo (km/l): urb, 9,3; rod, 12,2 (etanol)
Dimensões: comp., 378 cm; larg., 170 cm; altura, 151 cm; peso, 915 kg
REVISÕES
30.000 km R$ 393
40.000 km R$ 549
50.000 km R$ 311
60.000 km R$ 484
PEÇAS
Pastilhas dianteiras: R$ 177
Discos dianteiros: R$ 138
Amortecedores dianteiros: R$ 444
Pneu: R$ 267
DESVALORIZAÇÃO -1,2% (2014-2015)
SEGURO R$ 1.586

HATCH COMPACTO PREMIUM

Renault Sandero Stepway 2014

Sandero Stepway Rip Curl
Aventureiro, desde que seja no asfalto ()

A versão pseudoaventureira do Sandero chegou ao mercado em 2009, um ano após o lançamento do modelo. Além da maior altura (a suspensão foi elevada em 4 cm), o Stepway trouxe mais capricho ao visual do hatch. Tinha para-choques pronunciados, um aplique nos para-lamas, faróis com máscara negra e rack de teto. Por dentro, porém, a Renault não teve como esconder a simplicidade. Havia revestimento exclusivo nos bancos, painel de instrumentos com uma moldura colorida e peças feitas de plástico fosco prateado.

A linha 2014, fabricada a partir de 2013, ainda está na garantia – a cobertura é de três anos. E representa o último ano em que essa geração foi produzida. O Stepway foi totalmente reestilizado em 2015. Não chega a ser uma pechincha, mas, por R$ 38 810, é uma boa oportunidade de andar em um modelo completo e vistoso.

O Stepway vem de série com direção hidráulica, faróis auxiliares e computador de bordo. Ar-condicionado, travas e vidros elétricos eram opcionais. Entre os seminovos, unidades sem esses equipamentos são micos. Fuja deles.

Sandero Stepway Rip Curl
Sandero Stepway não esconde a simplicidade ()

Um Sandero Stepway 2013 também é bom negócio. Seu preço de referência (Fipe) é de R$ 34 895. Mas tanto o 2014 quanto o 2013 podem ser encontrados por até R$ 5 000 a menos.

As primeiras revisões têm valor compatível com a categoria, mas a manutenção dos 60 000 km pesa no bolso. Faça a escolha por modelos poucos rodados ou pelos que já tenham feito a visita obrigatória dessa quilometragem. Precisa de espaço para bagagem? Cuidado! O volume do porta-malas comporta apenas 320 litros.

Renault Sandero Stepway 2014
Preço: FIPE: R$ 38.810
FICHA TÉCNICA
Motor: 1.6 8V, 112/107 cv; câmbio manual; 5 marchas
Consumo (km/l: urb, 6,7; rod, 8,9 (etanol)
Dimensões: comp. 409; larg. 175; altura 164; peso 1 117 kg
REVISÕES
30.000 km R$ 459
40.000 km R$ 710
50.000 km R$ 459
60.000 km R$ 1.755
PEÇAS
Pastilhas dianteiras: R$ 165
Discos dianteiros: R$ 228
Amortecedores dianteiros: R$ 502
Pneu R$ 389
DESVALORIZAÇÃO -1,2% (2014-2015)
SEGURO R$ 2.303

HATCH MÉDIO

Ford Focus SE 1.6 2013

ford focus se 1.6
Focus atual tem grade diferente, ? la Aston Martin ()

Sem dúvida, o Golf é o protagonista dos sonhos de quem quer um hatch médio. Mas os que sonham acordados não fecham os olhos para o Focus, um dos melhores automóveis em sua categoria. O Ford sofre com desvalorização abaixo da média nos dois primeiros anos de uso, e isso se converte em oportunidades no mercado de usados. A perda de valor nos últimos 12 meses desse Focus foi de 2,9% contra 4,1% de um Cruze LTZ 2013 – mais uma boa alternativa ao Golf. Outra vantagem do Ford é o seguro. Custa metade do valor do Golf: R$ 2 897.

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Entre os usados, o Focus é precioso. Dê preferência para as versões mais equipadas (SE e SE Plus). Ao optar pelo hatch argentino, você leva para casa um carro com dotes esportivos – ele tem comportamento dinâmico irrepreensível, dirigibilidade exemplar e potência compatível com o porte do carro. Seu motor 1.6 desenvolve 135 cv e tem duas opções de câmbio: manual de 5 velocidades e automatizado de dupla embreagem (PowerShift).

ford focus se 1.6
Focus agrada pelo bom nível de equipamentos ()

A suspensão também merece crédito: independente nas quatro rodas, do tipo multilink na traseira – não é raro encontrar eixo de torção atrás entre os rivais. Além disso, tem controle de tração e estabilidade, monitor de pressão dos pneus, sistema multimídia com comando de voz e volante multifuncional e rodas de 16 polegadas. Nada mal para um seminovo, não?

E se você estiver disposto a investir um pouco a mais, pode ir para casa com um motor 2.0. Quando foi lançado, em 2013, o SE 1.6 manual custava R$ 63.990. E o PowerShift, R$ 69.990. Hoje, o primeiro tem preço médio de R$ 53.746. Uma bela economia.

Ford Focus SE 1.6 2013
Preço: FIPE: R$ 53 746
FICHA TÉCNICA
Motor: 1.6 16V, 135/131 cv; câmbio manual; 5 marchas
Consumo (km/l): urb, 8,6; rod, 11,1 (etanol)
Dimensões (cm): comp. 435,8; larg. 182,3; altura 148,4; peso 1 310 kg
REVISÕES
30.000 km: R$ 564
40.000 km: R$ 1.240
50.000 km: R$ 536
60.000 km: R$ 724
PEÇAS
Pastilhas dianteiras: R$ 330
Discos dianteiros: R$ 492
Amortecedores dianteiros: R$ 690
Pneu: R$ 299
DESVALORIZAÇÃO – 2,9% (2014-2015)
SEGURO R$ 2.897
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