Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Lenda viva do off-road: conheça a história do Pajero

Ícone do mundo fora de estrada, o Pajero transformou-se em sinônimo de utilitário esportivo e abriu espaço para o crescimento da família Mitsubishi

Por Abril Branded Content
3 dez 2018, 15h33
Lançado no Salão do Automóvel, o Pajero Sport 2019 é o último capítulo de uma história de décadas (Tom Papp/Mitsubishi/Divulgação)

Não há dúvidas de que o segmento de utilitários esportivos é a bola da vez do mercado automobilístico.

No entanto, muito antes de o termo SUV se popularizar, uma montadora já desbravava essa trilha com seu DNA inovador e revolucionário.

Idealizado como conceito em 1978 pela Mitsubishi Motors, o Pajero mostrou que era possível colocar o conforto de um carro de passeio em um genuíno fora de estrada.

O lançamento da nova versão do Pajero Sport no Salão do Automóvel deste ano, portanto, é o capítulo mais recente de uma história que já dura quatro décadas. Mas a relação da Mitsubishi com o off–road é mais antiga ainda: data de 1934, com a criação do protótipo PX33, veículo de uso militar e primeiro automóvel japonês com tração 4×4.

A história do Pajero começou no Japão – na foto, um modelo de 1981 (Mitsubishi/Divulgação)

A versão de produção do Pajero – nome inspirado em um felino sul–americano – foi lançada em 1982. Confiante na sua força e resistência, a Mitsubishi não perdeu tempo e o inscreveu na edição do ano seguinte do Rally Dakar, o evento automobilístico mais exigente do mundo.

Continua após a publicidade

Logo na estreia, a marca dos três diamantes venceu na categoria para carros originais de fábrica. A primeira das 12 vitórias na categoria geral veio dois anos mais tarde. A última delas foi em 2007, coroando uma série de seis triunfos consecutivos.

A Mitsubishi também fez história no WRC, o Campeonato Mundial de Rali, com o finlandês Tommi Makinen sagrando-se tetracampeão entre 1996 e 1999 a bordo de um Lancer Evolution.

“Os ensinamentos das competições nos ajudaram a fazer produtos melhores”, diz Reinaldo Muratori, diretor de planejamento da Mitsubishi no Brasil. “Não tenho dúvidas de que o inverso é verdadeiro. O trabalho de desenvolvimento de nossos carros atuais permite criar um novo modelo de rali sem problemas”, afirma Muratori.

Herança forte

A supremacia nas competições logo fez o Pajero alçar voos para além do Japão e conquistar o mundo.

Ao todo, já foram mais de 3 milhões de unidades vendidas em 170 países. No Brasil, o modelo desembarcou já em sua segunda geração no começo dos anos 1990, logo após a abertura do mercado nacional para veículos importados.

O Pajero Full é um dos representantes clássicos da família (Mitsubishi/Divulgação)

Graças à inegável força do nome, o pedigree Pajero foi estendido a outros SUVs da Mitsubishi.

Carros como o Pajero Sport, criado para ser uma opção mais esportiva, e do Pajero Dakar, idealizado para homenagear o sucesso na competição icônica – além do Full, representante clássico da família. A linha ficou completa com o nascimento dos modelos ASX, Outlander e o recém-lançado Eclipse Cross.

Posicionado entre o ASX e o Outlander, o Eclipse Cross resgata o nome de um icônico modelo da Mitsubishi e apresenta o novo Dynamic Coupé, que molda as linhas da carroceria com um estilo empolgante e moderno.

O recém-lançado Eclipse Cross: novidade entre os SUVs da Mit (Tom Papp/Mitsubishi/Divulgação)

O novo Pajero Sport visto no Salão do Automóvel, então, dá continuidade a essa história de sucesso, mantendo o genuíno DNA 4×4 da Mitsubishi Motors, mas elevando o patamar de estilo e luxo ao incorporar tecnologias como piloto automático adaptativo com frenagem autônoma, sistema de mitigação de colisão, controle de descida e aviso de ponto cego. Adição de peso para uma família de vencedores.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.