Clique e assine por apenas 8,90/mês

Gurgel Carajás nasceu para ser um SUV raiz mesmo sem ser 4×4

Ele compensava ausência do 4x4 com a tração traseira, suspensão alta, três opções de motor e um criativo sistema de bloqueio de diferencial manual

Por Da Redação - Atualizado em 21 nov 2019, 13h53 - Publicado em 19 nov 2018, 15h47
Gurgel Carajás
O Carajás foi o precursor dos SUVs, com suspensão alta e pneus lameiros – apesar de ter apenas tração traseira Arquivo/Quatro Rodas

Para ser um SUV off-road de verdade, o veículo deve pelo menos ter tração 4×4, certo? Mas o Gurgel Carajás não tinha a mais básica característica para esse tipo de veículo, mas não fazia feio no off-road.

 

Continua após a publicidade

Ele tinha um motor dianteiro aliado a um câmbio traseiro que movimentava as rodas de trás, garantindo uma excelente distribuição de peso entre os eixos. E tinha mais: suspensão independente nas quatro rodas com longo curso, três opções de motor (incluindo um diesel) e o inovador e criativo recurso Seletraction, que permitia transferir toda a tração para apenas uma roda, travando-se a do lado oposto, uma ajuda nos pequenos atoleiros.

 

Continua após a publicidade

Para entender como funciona esse veículo que tem tudo para ser um SUV, basta folhear abaixo a edição digital da QUATRO RODAS de junho de 1986

 

Continua após a publicidade
Página: /
Publicidade