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Da Fiat Strada à Ram 3500: destrinchamos todas as picapes do Brasil

O mercado de picapes está em franco crescimento, em número de modelos e vendas. Apresentamos as diversas opções para quem quer ter uma picape na garagem

Por Isadora Carvalho Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
1 set 2023, 18h57

O ano de 2023 está sendo significativo para o mercado de picapes no Brasil. De alguma maneira, muitas marcas se atentaram para esse segmento que ameaçava se tornar monopólio da Fiat, se considerarmos a hegemonia de Strada e Toro (e a chegada de mais uma picape, a Titano, entre as médias).

A concorrência acordou. A Chevrolet tratou de lançar a terceira geração da Montana, que cresceu e passou a ser intermediária, posicionada entre Strada e Toro (seu porte é mais próximo ao da Renault Oroch). E a VW vai desengavetar o projeto da picape intermediária, Tarok (enquanto atualiza a Saveiro e a Amarok).

Outra novidade importante do ano é a recém-chegada Ram Rampage. A primeira intermediária da marca especialista nas grandes foi desenvolvida no Brasil. Apesar de ter porte da Toro, a Rampage chegou ao mercado posicionada para concorrer com as médias. Seu preço parte de R$ 239.900. Trata-se de um valor que não se justifica pelo tamanho da picape, mas pelo conteúdo, com opções de motores mais potentes, acabamento superior e pacote de equipamentos mais completo.

O título de grande lançamento entre as médias cabe à estreia da nova geração da Ford Ranger. Faz seis anos que a categoria não via uma nova geração. Com um inédito motor V6 3.0 de 250 cv, a Ranger se torna uma das mais potentes e seu comportamento dinâmico evoluiu de forma significativa, assim como a cabine, que ganhou tela vertical de 12” e um quadro de instrumentos ainda maior, de 12,4”.

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Entre as grandes, a apresentação mais esperada foi a da Ford F-150, uma picape que tem 41 anos de história, é a mais vendida do planeta, mas só desembarcava por aqui se algum importador independente trouxesse.

Até as recém-chegadas marcas chinesas já entenderam a importância desse mercado. A JAC saiu na frente e já vende no país uma picape elétrica importada. E a GWM anunciou que vai fabricar uma média híbrida flex, em sua fábrica em Iracemápolis (SP). Que tem previsão oficial de chegar às lojas em 2024.

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Aqui, em 15 páginas, apresentamos 20 (+1 elétrica) picapes à venda no Brasil com diferentes marcas, características e preços. Acompanhe.

PICAPES  COMPACTAS

Chevrolet Montana

MONTANA
Montana traz design moderno e porte entre a Fiat Strada e a Toro (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Na terceira geração, cresceu e se passou de compacta a intermediária. O motor 1.2 dá conta do recado. E seu comportamento é próprio de SUV.

Versões & preços

1.2 Turbo: R$ 121.790

Lt 1.2 MT: R$ 127.190

LTZ 1.2 AT: R$ 140.890

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PREMIER AT: R$ 148.890

RS 1.2 AT: R$ 151.890

Ficha Técnica

Motor: flex, diant., transv., 3 cilindros, 1.199 cm3, turbo, 12V, 133/132 cv a 5.500 rpm, 21,4/19,4 kgfm
a 2.000 rpm
Câmbio: manual/automático, 6 m., tração dianteira
Suspensão: McPherson (diant.) eixo de torção (tras.)
Freios: disco vent. (diant.) e tambor (tras.)
Direção: elétrica
Rodas e pneus: liga leve, 215/55 R17
Dimensões: compr., 471,7 cm; larg., 179,8 cm; alt., 165,9 cm; entre-eixos, 280 cm; peso, 1.310 kg;
capac. de carga, 637 kg; tanque, 44 l
Off-road: ângulo de entrada, 20,7º; ângulo de saída, 25º; vão livre do solo, 19,24 cm

Fiat Strada

strada
Montana traz design moderno e porte entre a Fiat Strada e a Toro (Divulgação/Quatro Rodas)

A líder de mercado ganhou duas novas versões com o motor T200, o 1.0 turbo do Pulse. Ela ficou mais rápida e atraente com a nova dianteira inspirada na Toro.

Versões & preços

ENDURANCE: R$ 100.990

FREEDOM CS: R$ 106.990

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FREEDOM CD: R$ 112.990

VOLCANO CD: R$ 114.990

VOLCANO CVT: R$ 120.990

RANCH CVT: R$ 132.990

ULTRA T200: R$ 132.990

Ficha Técnica
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Motor 1.3: 109/101 cv a 6.250 rpm, 14,2/13,2 kgfm a 3.500 rpm
Motor 1.0 turbo: 125/130 cv a 5.750 rpm, 20,3 kgfm a 1.750 rpm
Câmbio: manual, 5 m./CVT, 7 m.; tração dianteira
Suspensão: McPherson (diant.) eixo rígido (tras.)
Freios: disco vent. (diant.) e tambor (tras.)
Direção: elétrica
Rodas e pneus: liga leve, 205/55 R16
Dimensões: compr., 444,8 cm; larg., 173,2 cm; alt., 167,8 cm; entre-eixos, 273,7 cm; peso,
1.251 kg; capac. de carga, 650 kg; tanque, 55 l
Off-road: ângulo de entrada, 23º; ângulo de saída, 29º; vão livre do solo, 18,5 cm

Volkswagen Saveiro

SAVEIRO
O design está ultrapassado e a picape anseia por uma atualização (Divulgação/Quatro Rodas)

Mesmo com projeto antigo, ainda está entre as mais vendidas e passará por mais uma reestilização, que será apresentada ainda este mês chega este mês.

Versões & preços 

ROBUST CS:
R$ 94.770

TRENDLINE:
R$ 99.680

ROBUST CD: 
R$ 109.110

CROSS CD:
R$ 123.450

Ficha Técnica
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Motor: flex, diant., transv., 4 cil., 1.598 cm3, aspirado, 8V, 101/104 cv a 5.250 rpm, 15,4/15,6 kgfm
a 2.500 rpm
Câmbio: man., 5 m., tração dianteira
Suspensão: McPherson (diant.) eixo de torção (tras.)
Freios: disco vent. (diant.) interdep. com braços long. e molas helicoidais (tras.)
Direção: hidráulica
Rodas e pneus: liga leve, 205/60 R15
Dimensões: compr., 447,4 cm; larg., 189,3 cm; alt., 152,1 cm; entre-eixos, 275,2 cm; peso, 1.102 kg;
capac. de carga, 607 kg; tanque, 55 l
Off-road: ângulo de entrada, 20,1°; ângulo de saída, 28,4; vão livre do solo, 19,8 cm

 

PICAPES  INTERMEDIÁRIAS

Fiat Toro

TORO
Linha 2024 já chegou. Na foto: versão Ultra ganha novo visual (Divulgação/Quatro Rodas)

Lançada em 2016, foi a primeira Fiat fora do segmento das compactas. Tem versões gasolina, diesel, 4×2, 4×4, cabine dupla e chassi monobloco.

Versões & preços

Endurance:  R$ 149.990

Freedom: R$ 164.190

Volcano: R$ 178.590

Volcano DIE.: R$ 192.390

Ranch DIE.: R$ 209.990

Ultra DIE.: R$ 210.990

Ficha Técnica

Motor 1.3 turbo: 180/185 cv a 5.750 rpm, 27,5 kgfm a 1.750 rpm
Motor 2.0 turbo diesel: 170 cv a 3.750 rpm, 35,7 kgfm a 1.750 rpm
Câmbio: automático, 6 m./9 m., 4×2/4×4
Suspensão: McPherson (diant.) e multibraço (traseiro)
Freios: disco vent. (diant.), tambor (tras.)
Direção: elétrica
Rodas e pneus: liga leve, 225/60 R17
Dimensões: compr., 425,8 cm; larg., 184,5 cm; alt., 173,5 cm; entre-eixos, 299 cm; peso, 1.932 kg;
capac. de carga, 1.010 kg; reboque, 400 kg, tanque, 60 l
Off-road: ângulo de entrada, 24,9º; ângulo de saída, 28º; vão livre do solo, 23,4 cm

RENAULT OROCH

Duster OROCH
Oroch Outsider se diferencia pela peça saliente dos faróis de milha (Divulgação/Quatro Rodas)

Primeira picape intermediária do mercado (2015). Teve só uma reestilização em 2022. Outsider é a única versão 1.3 turbo (170 cv).

Versões & preços

Pro:  R$ 117.700

INTENSE: R$ 122.900

OUTSIDER: R$ 149.400

Ficha Técnica

Motor 1.6: 120/118 cv a 5.500 rpm, 16,2 kgfm a 4.000 rpm
Motor 1.3 turbo:
162/170 cv a 5.500/6.000 rpm, 27,5 kgfm a 1.600/3.750 rpm
Câmbio: manual/CVT, 5 m./8 m., tração dianteira
Suspensão: McPherson (diant.) multilink (tras.)
Freios: disco vent. (diant.) e tambor (tras.)
Direção: elétrica
Rodas e pneus: liga leve, 215/65 R16
Dimensões: compr., 471,9 cm; larg., 183,4 cm; alt., 163,4 cm; entre-eixos, 282,9 cm; peso,
1.432 kg; capac. de carga, 650 kg; tanque, 45 l
Off-road: ângulo de entrada, 27,5º; ângulo de saída, 22,4º; vão livre do solo, 21,2 cm

Ford Maverick

MAVERICK
Pouco mais cara que a convencional, a versão híbrida é alternativa interessante (Divulgação/Quatro Rodas)

Até a chegada da Rampage, a Maverick estava sozinha na faixa de preço. Como é importada, traz menos conteúdo que a rival, para não custar mais caro.

Versões & preços

Lariat FX4: R$ 224.890

Lariat FHEV: R$ 234.890

Ficha Técnica

Motor 2.0 turbo: 253 cv a 5.500, 38,7 kgfm a 3.000 rpm
Híbrido:
gas.; 165 cv a 5.600 rpm, 21,4 kgfm a 4.000 rpm; elétr., diant., 128 cv, 23,9 kgfm; pot. comb., 194 cv
Câmbio: aut./e-CVT, 8 m./1 m., 4×4/4×2
Suspensão: McPherson (diant.) eixo de torção (tras.)
Freios: disco vent. (diant.), e sólido (tras.)
Direção: elétrica
Rodas e pneus: liga leve, 225/60 R18
Dimensões: compr., 511 cm; larg., 184,4 cm; alt., 173,3 cm; entre-eixos, 307,6 cm; peso, 1.700 kg; capac. de carga, 617 kg; tanque, 57 l
Off-road: ângulo de entrada, 20,6°; ângulo de saída, 21,2°; vão livre, 21,8 cm

RAM RAMPAGE

RAMPAGE
Tem porte de Toro, preço de Hilux e luxo digno de Ram (Fernando Pires/Quatro Rodas)

A primeira Ram nacional e também a menor picape da marca é quase como uma versão de luxo da Fiat Toro. Ela traz o novo motor 2.0 turbo com 272 cv.

Versões & preços

Rebel 2.0 TD: R$ 239.900

Rebel 2.0 H4 R$ 249.990

Laramie 2.0 TD: R$ 249.990

Laramie 2.o H4: R$ 259.990

R/T 2.0 H4: R$ 269.990

Ficha Técnica

Motor 2.0T diesel: 170 cv a 3.750 rpm, 38,8 kgfm a 1.750 rpm
Motor 2.0T gasolina: 272 cv a 5.200 rpm, 40,8 kgfm a 3.000 rpm
Câmbio: aut., 9 m., tração 4×4
Suspensão: McPherson indep. (diant.) multilink indep. (tras.)
Freios: disco vent. nas 4 rodas
Direção: elétrica
Rodas e pneus: liga leve, 235/55 R19
Dimensões: compr., 502,8 cm; larg., 188,6 cm; alt., 177,1 cm; entre-eixos, 299,4 cm; peso, 1.917 kg;
caçamba, 980 l; tanque, 55 l; capac.de carga, 750 kg
Off-road: ângulo de entrada, 25º; ângulo de saída, 24,5º; vão livre do solo, 26,4 cm

Picape grandes

CHEVROLET S10

S10
S10 foi renovada em 2020 e ainda ostenta visual moderno (Divulgação/Quatro Rodas)

A linha 2024 chegou mais barata. Seus preços reduziram entre R$ 15.000 e R$ 33.000. Mas há uma reestilização profunda a caminho, ainda em 2024.

Versões & preços

Chassi LS: R$ 221.400

CS LS: R$ 230.400

CD die. 4×4 LS: R$ 245.400

CD die. 4×4 LT: R$ 265.400

CD die. 4×4 LT: R$ 289.900

Z71 CD: R$ 278.400

Midnight: R$ 278.400

High Count.: R$ 299.990

Ficha Técnica

Motor: diesel, 2.776 cm3, turbo, 200 cv a 3.400 rpm, 51 kgfm a 2.000 rpm
Câmbio: aut., 6 m., tração 4×4
Suspensão: braços artic. (diant.) eixo semielíptico (tras.)
Freios: disco (diant.); tambor (tras.)
Direção: elétrica
Rodas e pneus: liga leve, 265/60 R16
Dimensões: compr., 536,1 cm; larg., 187,4 cm; alt., 183,1 cm; entre-eixos, 309,6 cm;

peso, 3.150 kg; caçamba, 1.061 l; tanque, 76 l; capacidade de carga, 1.044 kg; reboque, 1.208 kg
Off-road: ângulo de entrada, 29°; ângulo de saída, 16,1°; vão livre do solo, 22,8 cm

Ford Ranger

RANGER
Mais moderna entre as médias, ganhou design sofisticado (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Nova geração veio com melhorias e preço interessante. Impressiona o desempenho do novo motor 3.0 V6 turbo diesel, de 250 cv e 61,2 kgfm.

Versões & preços

XLT: R$ 289.990

Limited R$ 319.990

Limited + kit R$ 339.990

Ficha Técnica

Motor: diesel, 2.776 cm3, turbo, 200 cv a 3.400 rpm, 51 kgfm a 2.000 rpm
Câmbio: aut., 6 m., tração 4×4
Suspensão: braços artic. (diant.) eixo semielíptico (tras.)
Freios: disco (diant.); tambor (tras.)
Direção: elétrica
Rodas e pneus: liga leve, 265/60 R16
Dimensões: compr., 536,1 cm; larg., 187,4 cm; alt., 183,1 cm; entre-eixos, 309,6 cm;
peso, 3.150 kg; caçamba, 1.061 l; tanque, 76 l; capacidade de carga, 1.044 kg; reboque, 1.208 kg
Off-road: ângulo de entrada, 29°; ângulo de saída, 16,1°; vão livre do solo, 22,8 cm

Mitsubishi L200

L200
Versão limitada Sertões traz cor exclusiva e é a mais cara da linha (Divulgação/Quatro Rodas)

Foi reestilizada em 2021 com mudanças na forma (design) e no conteúdo (equipamentos). Na linha 2023 ganhou a série especial Sertões (foto).

Versões & preços

GL:R$ 243.990

GLS: R$ 253.990

Outdoor GLX: R$ 246.990

Outdoor GLS AT: R$ 256.990

Sport GLS AT: R$ 272.990

Sport HPE: R$ 296.990

Sport HPE-S: R$ 326.990

Savana AT: R$ 309.990
Sertões AT
: R$ 311.990

Ficha Técnica

Motor: diesel, diant., longit., 4 cil., 2.442 cm3, turbo, 16V, 190 cv a 3.500 rpm, 43,9 kgfm a 2.500 rpm
Câmbio: manual/aut., 6 m., tração 4×4
Suspensão: triâng. sobrepostos (diant.), eixo rígido (tras.)
Freios: disco ventilado
Direção: elétrica
Rodas e pneus: liga leve, 265/70 R17
Dimensões: compr., 537,9 cm; larg., 187,7 cm; alt., 180,8 cm; entre-eixos, 300 cm; peso,
1.890 kg; caçamba, 1.046 l; capacidade de carga, 1.000 kg;tanque, 76 l
Off-road: ângulo de entrada, 33º; ângulo de saída, 24º; ângulo central, 26º; vão livre do solo, 23,3 cm

Nissan Frontier

FRONTIER
PRO-4X tem estilo esportivo com detalhes em preto (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Foi completamente renovada há pouco mais de um ano e na linha 2024 ficou até R$ 9.300 mais barata, dependendo da versão, sem abrir mão de conteúdo.

Versões & preços

S 4X4: R$ 243.090

SE: R$ 264.490

ATTACK 4X4: R$ 266.490

XEL: R$ 282.990

PLATIN. 4X4: R$ 319.990

PRO-4X 4X4: R$ 319.990

Ficha Técnica

Motor 2.3 turbo diesel: 163 cv a 3.750 rpm, 43,3 kgfm a 1.500 rpm
Motor 2.3 biturbo: 190 cv a 3.750 rpm, 45,9 kgfm a 1.500/2.500 rpm
Câmbio: aut., 7 m., tração 4×4
Suspensão: duplo A (diant.), multilink (tras.)
Freios: disco ventilado
Direção: elétrica
Rodas e pneus: liga leve 255/65 R17, All Terrain
Dimensões: compr., 526,2 cm; larg., 185 cm; alt., 185,7 cm; entre-eixos, 315 cm;
peso, 2.220 kg; capac. da caçamba, 1.054 l; tanque, 73 l
Off-road: ângulo de entrada, 31,6º; ângulo de saída, 25,7º; vão livre do solo, 25,2 cm

Toyota Hilux

HILUX
Além do visual, GR-Sport tem suspensão elevada e bitolas largas (Divulgação/Quatro Rodas)

Mantém com folga a liderança do segmento. Na linha 2023, versão esportiva teve as bitolas alargadas e freio a disco nas quatro rodas.

Versões & preços

Cha. cs 4×4: R$ 219.090

Cab. simp. 4×4: R$ 226.790

Cd.stw pw pk: R$ 242.590

SR cab. dup.: R$ 272.190

SRV cab. dup.: R$ 289.990

SRX Cab. Dup.: R$ 324.490

Conquest: R$ 338.190

GR-Sport: R$ 352.290

GR-Sport WT: R$ 372.890

Ficha Técnica

Motor: diesel, diant., longit., 4 cil., 2.755 cm3, turbo, 16V, 224 cv a 3.000 rpm, 55 kgfm a 2.800 rpm
Câmbio: aut., 6 m., tração 4×4
Suspensão: indep. dupl. triâng. (diant.), eixo rígido (tras.)
Freios: disco vent. (diant.), tambor (tras.)
Direção: hidráulica
Rodas e pneus: liga leve, 265/65 R17
Dimensões: compr., 533 cm; larg., 185,5 cm; alt., 181,5 cm; entre-eixos, 308,5 cm;
peso, 3.135 kg; caçamba, 1.000 l; tanque, 80 l; capacidade de carga, 1.000 kg; reboque, 3.500 kg
Off-road: ângulo de entrada, 29º; ângulo de saída, 26º; vão livre do solo, 30,6 cm

Agrale Marruá

MARRUA
Versões civis têm configuração de duas e quatro portas (Divulgação/Quatro Rodas)

Desenvolvida para aplicações militares e para trabalho em mineradoras, esta 4×4 raiz é oferecida em versões para uso recreativo.

Versões & preços

AM 300 CS R$ 369.985
AM 200 CD r$ 437.966

Ficha Técnica

Motor: diesel, longitudinal, dianteiro, 4 cilindros, 2.800 cm³, 8V, turbo, 150 cv 3.200 rpm, 36,7 kgfm a 2.700 rpm
Câmbio: manual, 5 m., tração 4×4
Suspensão: eixo rígido (diant. e tras.)
Freios: disco vent. (diant.), tambor (tras.)
Direção: hidráulica
Rodas e pneus: 285/75 R16
Dimensões: compr., 530 cm; larg., 216 cm; alt., 197 cm; entre-eixos, 335 cm;
peso, 2.910 kg; caçamba, 1.000 l; capac. carga, 1.500 kg; tanque, 100 l
Off-road: ângulo de entrada, 58°; ângulo de saída, 30°; vão livre do solo, 23 cm

 

 

Ford F-150

F150
Em qualquer versão, F-150 é uma picape de luxo (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Demorou a chegar. Mas a F-150 veio e trouxe seu powertrain mais nervoso, com motor e câmbio do Mustang: Coyote V8 5.0 de 405 cv e dez marchas.

Versões & preços

LARIAT R$ 479.990

PLATINUM R$ 519.990

Ficha Técnica

Motor: gas., diant., longitudinal, 8 cil. em V, 5.038 cm3, aspirado,
32V, 405 cv a 6.000 rpm, 56,7 kgfm a 4.250 rpm
Câmbio: aut., 10 m., tração integral de duas velocidades
Suspensão: duplo A (diant.), eixo rígido (traseiro)
Freios: disco vent. (diant. e tras.)
Direção: elétrica
Rodas e pneus: liga leve, 275/60 R20
Dimensões:compr., 588,4 cm; larg., 243 cm; alt., 196,2 cm; entre-eixos,
369,4 cm; peso, 2.517 kg; capac. de carga, 681 kg; reboque, 3.515 kg; tanque, 136 l
Off-road: ângulo de entrada, 24,3°; ângulo de saída, 25,3°; vão livre do solo, 23,9 cm

 

Jeep Gladiator

GLADIATOR
Tem portas e teto removíveis e para-brisa escamoteável (Divulgação/Quatro Rodas)

Derivada do Jeep Wrangler aproveita o conceito do irmão adicionando-lhe uma caçamba, para levar mais bagagem e viagens mais longas.

Versões & preços

Rubicon R$ 424.990

Ficha Técnica

Motor: gasolina, diant., longit., 6 cil. em V, 3.604 cm3, aspirado, 24V, 284 cv a 6.400 rpm, 35,38 kgfm
a 4.100 rpm
Câmbio: aut., 8 m., tração integral
Suspensão: eixo rígido (diant. e tras.)
Freios: disco vent. (diant.) e disco sólido (tras.)
Direção: elétrica
Rodas e pneus: liga leve, 245/75 R17
Dimensões: compr., 559,1 cm; larg., 189,4 cm; alt., 190,5 cm; entre-eixos, 348,8 cm;
peso, 2.261 kg; capac. de carga, 674 kg; reboque, 3.138 kg; tanque, 83 l
Off-road: ângulo de entrada, 43º; ângulo de saída, 26º; vão livre do solo, 26,8 cm;

 

Ram Classic

RAM CLASSIC
Seu visual é antigo, mas não ultrapassado. E o preço é atrativo (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Com o motor da irmã 1500 Rebel, o V8 5.7 HEMI, de 400 cv, é uma das grandes mais potentes do mercado – e custa quase o mesmo que uma Hilux.

Versões & preços

Laramie R$ 357.990

Laramie N.E. R$ 367.990

Ficha Técnica

Motor: gas., diant., longit., V8, 5.654 cm3, 400 cv a 5.600 rpm, 56,7 kgfm a 3.950 rpm
Câmbio: aut., 8 m., tração 4×4
Suspensão: duplo A (diant.) eixo rígido (tras.)
Freios: disco vent. (diant.), disco sólido (tras.)
Direção: elétrica
Rodas e pneus: liga leve, 275/60 R20
Dimensões: compr., 581,6 cm; larg., 201,7 cm; alt., 197 cm; entre-eixos, 357 cm; peso, 2.553 kg; caçamba, 1.424 l; tanque, 98 l; capacidade de carga, 531 kg
Off-road: ângulo de entrada, 18,3°; ângulo se saída, 24,8°; vão livre do solo, 23,6 cm

RAM 1500

RAM-1500
Nova versão Limited tem a missão de encarar a Ford F-150 (Divulgação/Quatro Rodas)

Suas versões topo de gama são as mais luxuosas da linha, com suspensão a ar, tração 4×4 automática e tablet como central multimídia.

Versões & preços

Rebel R$ 469.990

Limited R$ 529.990

Limited n.e. R$ 539.990

Ficha Técnica

Motor: gas., diant., transv., 8 cil., 5.654 cm3, 16V, 400 cv a 5.600 rpm, 56,7 kgfm a 3.950 rpm
Câmbio: aut., 8 m., tração 4×4
Suspensão: braços triâng. (diant.) eixo rígido (tras.)
Freios: disco vent. (diant.) disco sólido (tras.)
Direção: elétrica
Rodas e pneus: liga leve, 285/45 R22
Dimensões: compr., 591,6 cm; larg., 208,5 cm; alt., 197,2 cm;
entre-eixos, 367 cm; peso, 2.692 kg; caçamba, 1.200 l; tanque, 98 l; capacidade de carga, 528 kg
Off-road: ângulo de entrada, 23,5°; ângulo de saída, 23°; vão livre do solo, 26,2 cm

Ram 2500

Ram2500Laramie2023 (1)
(Divulgação/Ram)

Responsável por consolidar o segmento das picapes grandes, ela chegou oficialmente em 2005 e recebeu facelift profundo em 2019 e desde então tem filas de espera de compradores.

Versões & preços

Laramie R$ 459.990

Laramie N.E. R$ 469.990

Ficha Técnica

Motor: diesel, diant., longit., 6 cil., 6.690 cm3, 24V, 365 cv a 2.600 rpm, 110,7 kgfm a 1.800 rpm
Câmbio: aut., 6 m., tração 4×4
Suspensão: eixo rígido (diant. e tras.)
Freios: disco vent. (diant.), disco sólido (tras.)
Direção: hidráulica
Rodas e pneus: liga alum., 275/70 R18
Dimensões: compr., 606,6 cm; larg., 221 cm; alt., 203,7 cm; entre-eixos,
378,5 cm; peso, 3.448 kg; caçamba, 1.280 l; tanque, 117 l; capacidade de carga, 1.088 kg
Off-road: ângulo de entrada, 22,9°; ângulo de saída, 25,8°; vão livre do solo, 33,4 cm

RAM 3500

RAM-3500
É a maior e mais luxuosa da marca, mas sempre tem fila de espera (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Maior picape da marca, é inigualável na capacidade de carga (1.752 kg) e de reboque (9.021 kg). E ainda é a dona do motor a diesel mais potente.

Versões & preços

LARAMIE R$ 489.990

LARAMIE N.E. R$ 499.990

LIM. LONGH. R$ 534.990

Ficha Técnica

Motor: diesel, diant., longit., 6 cil., 6.690 cm3, turbo, 24V, 377 cv a 2.800 rpm, 117,2 kgfm a 1.700 rpm
Câmbio: aut., 6 m., tração 4×4
Suspensão: eixo rígido (diant. e tras.)
Freios: disco vent. (diant.), disco sólido (tras.)
Direção: eletro-hidráulica
Rodas e pneus: liga alum., 275/70 R18
Dimensões: compr., 606,6 cm; larg., 212 cm; alt., 203,9 cm; entre-eixos, 378,5 cm; peso, 3.600 kg; caçamba, 1.628 l; reboque, 9.021 kg; tanque, 117 l; capacidade de carga, 1.752 kg
Off-road: ângulo de entrada, 23°; ângulo de saída, 25,9°; vão livre do solo, 33,3 cm

VOLKSWAGEN AMAROK

AMAROK
Desatualizada, mas mantém título de mais potente da categoria (Divulgação/Quatro Rodas)

Nova geração chegou no fim de 2022, na Europa. Por aqui, será reestilizada, como linha 2024, sem receber mudanças técnicas significativas.

Versões & preços

V6 Comfort R$ 296.860

V6 Highline R$ 302.370

V6 Extreme R$ 335.500

Ficha Técnica

Motor: diesel, diant., longit., 4 cil., 2.967 cm3, 4V, 258 cv a 3.250 ou 4.000 rpm, 59,1 kgfm a 1.400/3.000 rpm
Câmbio: aut., 8 m., tração 4×4 (4Motion)
Suspensão: duplo A (diant.), eixo rígido (tras.)
Freios: disco vent. (diant.), disco sólido (tras.)
Direção: hidráulica
Rodas e pneus: liga leve, 255/50 R20
Dimensões: compr., 525,4 cm; larg., 194,4 cm; alt., 183,4 cm; entre-eixos, 309,7 cm;
peso, 3.290 kg; caçamba, 1.280 l; tanque, 80 l; capac. de carga, 1.156 kg; reboque, 2.710 kg
Off-road: ângulo de entrada, 30°; ângulo de saída, 22°; vão livre do solo, 24 cm

As próximas picapes que vem por aí

O crescimento do mercado deve continuar nos próximos anos. Entre as novidades já sabidas, há mais variedade de conceitos e tamanhos.

Titano SO SOMBRA
(Divulgação/Quatro Rodas)

Fiat Titano A Fiat tem as picapes líderes em vendas, Strada e Toro, mas quer atuar também na categoria mais disputada: a das picapes médias. A Fiat Titano terá porte de Hilux, com 5,33 metros de comprimento e 3,18 metros de entre-eixos. O motor será um 2.2 turbo diesel com 200 cv e 45,9 kgfm. Não há data de lançamento confirmada, mas pode chegar ainda em 2023.

chevrolet Silverado
(Divulgação/Quatro Rodas)

Chevrolet Silverado  A nova full-size da Chevrolet está prestes a ser relançada no Brasil. Ela estreia em outubro, mas com um anticlímax. O motor escolhido foi um V8 5.3, mais próximo do deslocamento dos motores da Ram 1500 (5.7 com 400 cv) e da Ford F-150 (5.0 com 405 cv), mas com menor potência máxima, de até 360 cv.

GWM POER
(Divulgação/Quatro Rodas)

GWM POER  O Brasil terá sua primeira picape híbrida flex de fabricação nacional, a GWM Poer. Ela será um dos primeiros modelos produzidos na fábrica da GWM em Iracemápolis (SP) e já tem até data: 1º de maio de 2024. Sabemos que a futura picape tem porte médio e que terá um conjunto mecânico que deve ultrapassar os 300 cv e 50 kgfm.

L200 2024
(Divulgação/Quatro Rodas)

MITSUBISHI L200  A nova geração (sexta) da L200 Triton foi revelada na Tailândia no fim de julho. Fruto da aliança Renault-Nissan-Mitsubishi, ela traz motor e chassi que também serão compartilhados com a próxima geração da Nissan Frontier. Seu motor será 2.4 turbo diesel com três potências distintas (149 cv, 183 cv e 204 cv). Estreia este ano, na Ásia, mas não há data prevista para o Brasil.

Picapes elétricas

Coisa de americano, em sua maioria, elas chegam ao Brasil pelas mãos de importadores independentes. A exceção, por enquanto, é JAC IEV-330P.RIVIAN

RIVIAN EV-1  Ela tem o estilo mais futurista e chegou a acumular um ano de fila de espera, nos EUA. As primeiras unidades começaram a chegar em meados de 2023. São nada menos do que 846 cv e 125,5 kgfm extraídos de quatro motores elétricos, um em cada roda. Também tem um alcance de até 480 km.

2025 Ram 1500 REV front three-quarters

RAM 1500 REV  Lançamento recente, foi apresentada em abril deste ano, mas com vendas previstas para 2024, nos EUA. Ao que tudo indica, a espera valerá a pena: além do design diferenciado, a elétrica pode ter autonomia de 800 km e os dois motores elétricos entregam 654 cv e 86,5 kgfm.

Silverado EV
(Divulgação/Quatro Rodas)

Chevrolet Silverado EV  A versão a combustão será lançada em outubro de 2023 e podemos esperar a versão elétrica já para 2024. São duas versões: uma voltada para desempenho e outra para trabalho. Mas é provável que a marca traga a esportiva RST First Edition, com um motor em cada eixo, totalizando 673 cv e 107,9 kgfm.

F150 Lightning
(Divulgação/Quatro Rodas)

Ford F-150 Lightning A versão elétrica da F-150 completou um ano de venda nos EUA e é um sucesso. Antes de ser lançada, tinha mais de 200.000 unidades reservadas. Não há confirmação para a venda aqui, porém, em sua versão topo de linha, Platinum, com 571 cv, a Lightning foi vista em testes na Bahia.

JAC PICAPE ELETRICA
(Divulgação/Quatro Rodas)

JAC iEV-330P  Trata-se da única picape elétrica do Brasil. É equipada com um motor elétrico de 150 cv, tem capacidade para 800 kg e a velocidade é limitada a 97 km/h. Ela já está à venda desde o ano passado e custa R$ 369.900, mas vendeu apenas dez unidades entre janeiro e julho deste ano.

Hummer EV
(Divulgação/Quatro Rodas)

Hummer EV Nem média, nem grande. A Hummer EV merece uma categoria própria, de picape gigante. Só de comprimento são 5 metros, sendo 3,21 m de entre-eixos. São três motores que resultam em 1.013 cv e 165,9 kgfm. Uma relação peso/potência de 4 kg/cv digna de um esportivo.

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