PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Conheça o engenhoso carro de duas rodas que foi um fracasso nos anos 60

Gyro-X foi criado como o futuro do automóvel ao se equilibrar em duas rodas, mas projeto naufragou e apenas uma unidade foi produzida

Por Thiago Silva, Igor Macario
Atualizado em 23 ago 2020, 14h46 - Publicado em 20 ago 2020, 13h03
Conheça o engenhoso carro de duas rodas que foi um fracasso nos anos 60
Gyro-X foi criado em 1967 como proposta futurista para transporte pessoal (Lane Motor Museum/Divulgação)

O estranho veículo das fotos parece ter saído de algum filme futurista dos anos 60, com suas formas esguias e aparentemente flutuar sobre o asfalto. O Gyro-X foi criado em 1967 com a ideia de ser um carro mais eficiente do que os convencionais modelos de quatro rodas. Mais leve e compacto, poderia usar motores menores e mais econômicos.

Com apenas duas rodas, o Gyro-X é estreito e mais aerodinâmico, capaz de ultrapassar os 200 km/h, mesmo equipado com um motor de cerca de 80 cv. O propulsor era emprestado de um Mini Cooper S da época. Para ficar em pé, o modelo usava um giroscópio de 22 polegadas de diâmetro. A peça ficava girando em alta velocidade para contrabalancear os movimentos da carroceria e evitar que o Gyro tombasse.

Quer ter acesso a todos os conteúdos exclusivos de Quatro Rodas? Clique aqui e assine com 64% de desconto.

Segundo o fabricante, o modelo era capaz de inclinar até 40° para os lados sem perder o equilíbrio. No entanto, quando desligado, o Gyro precisava de duas “rodinhas” laterais, como de bicicletas infantis. Com o giroscópio parado, era impossível manter o modelo em pé.

gyrox_1967web2a
(Lane Motor Museum/Divulgação)
Continua após a publicidade

A “engenhoca” é fruto das mentes de Alex Tremulis, estilista e entusiasta de carros antigos, e Thomas Summers, especialista em giroscópios.

A ideia era promissora, com futuros modelos previstos para produção pela Gyro Dynamics Corporation. O carro foi mostrado no espaço “The Wonderful World of Wheels”, dentro do Salão de Nova York de 1967.

Só que na prática, o carro era menos fantástico do que o proposto. Acima de 120 km/h o Gyro era instável, de acordo com relatos. Em todo caso, provavelmente a empresa não teve recursos para desenvolver melhor a tecnologia. Também não teve tempo, já que em 1970 a Gyro Dynamics faliu e o carro nunca chegou a ser produzido.

gyrox_1967web3a
(Lane Motor Museum/Divulgação)
Continua após a publicidade

O destino do carro ficou nas mãos da justiça americana, e o veículo seria integrado ao processo de falência da empresa.

A partir daí, o carro passou por vários anos de transformações feitas pelo próprio Thomas Summers, um dos criadores. Entre aparições e sumiços desde os anos 70 até 1994, o Gyro-X perdeu seu giroscópio, ganhou uma terceira roda e um motor Volkswagen para que conseguisse ser registrado para rodar legalmente nas ruas.

gyrox_1967web5a
(Lane Motor Museum/Divulgação)

O carro reapareceu em 2009, bastante modificado, ao ser vendido para um colecionador do Texas. Em 2011, foi vendido novamente para o Lane Motor Museum, em Nashville, atual proprietário do carro.

Continua após a publicidade

O museu então promoveu uma meticulosa restauração para trazer o Gyro-X às suas características originais. O modelo ganhou de volta o seu giroscópio e chamou atenção no Concorso d’Eleganza de Villa d’Este, na Itália.

No vídeo abaixo, o próprio museu explica o funcionamento do complexo sistema que mantém o carro equilibrado.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

Conheça o engenhoso carro de duas rodas que foi um fracasso nos anos 60
(Fernando Pires/Quatro Rodas)
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.