Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Prorrogamos a Black: Assine com preço absurdo

Chevrolet Onix Plus usado é sedã econômico e polêmico por R$ 62.000

Beleza, eficiência e conforto são virtudes do modelo que lidera o segmento de sedãs compactos há seis anos, mas o cuidado com a manutenção é necessário

Por Felipe Bitu Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 6 dez 2025, 19h34 - Publicado em 6 dez 2025, 19h33
Onix Plus
Avaliado no teste de Longa Duração, o sedã rodou 100.000 km e terminou aprovado (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

Apresentado em 2019, o Chevrolet Onix Plus surpreendeu o mercado por ser quase 20 centímetros mais comprido e cerca de 4 cm mais largo que seu antecessor Prisma. Seu porte é semelhante ao de sedãs médios do começo do milênio: são 4,47 metros de comprimento, 2,6 m entre os eixos e um porta-malas de 469 litros, grandezas que garantem espaço e conveniência para quatro adultos.

Seu peso comedido (1.117 kg) colabora para o rendimento dos motores CSS Prime de três cilindros, 1.0 nas versões aspirada e turbo – conhecidos pelo bom desempenho, o baixo consumo e a polêmica correia de sincronismo banhada em óleo. Com turbo, o Onix Plus gera 116 cv e acelera de 0 a 100 km/h em 10,2 segundos e chega a 187 km/h, limitada eletronicamente.

Onix Plus
Onix Plus tem porte e aparência elegante; lanternas são de LEDs (Fernando Pires/Quatro Rodas)

O câmbio automático GF6 de seis marchas garante 12,8 km/l na cidade e 16,4 km/l na estrada (com gasolina). Topo de linha, a versão Premier traz sensor crepuscular, luzes diurnas e lanternas de led, rodas aro 16, piloto automático e volante de couro. O pacote de opcionais R8M adiciona alerta de ponto cego, ar-condicionado automático e bancos de couro sintético.

Onix Plus
Painel é moderno, mas o acabamento é o mais simples entre os três sedãs (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Apesar de menos equipada, a versão LTZ é a mais cara a oferecer câmbio manual de seis marchas e conta com sensor de estacionamento traseiro, câmera de ré, chave presencial e carregador de celular por indução. A multimídia MyLink 3 é item de série na versão LT, que conta também com retrovisores elétricos, banco do motorista com regulagem de altura, rodas de liga leve aro 15, faróis de neblina e direção com ajustes de altura e profundidade.

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

Evite a versão básica com turbo e câmbio automático voltada ao público PcD, caracterizada pelos retrovisores, grade frontal e maçanetas na cor preta. O visual fica ainda mais despojado devido às rodas de aço cobertas por calotas plásticas.

Onix Plus
Cabine do Onix tem as menores dimensões, mas ainda assim é espaçosa; (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Onix Plus
Quem vai atrás no Onix Plus não sente falta de espaço; há duas saídas USB (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Não ignore o custo/benefício da versão LT sem turbo e sem câmbio automático: são seis airbags, sensor de pressão dos pneus e opcionais como chave presencial, sensor crepuscular, câmera de ré, carregador de celular por indução, faróis de neblina e rodas de liga leve. Integrante do teste de Longa Duração, o Onix Plus demonstrou desempenho consistente ao longo de 100.000 km: sua aprovação revelou grande evolução na durabilidade do motor, robustez e bom acabamento.

Continua após a publicidade

As ressalvas ficam por conta das concessionárias, ineficazes nas informações prestadas e na qualidade dos serviços. Foi justamente em razão desses percalços que a General Motors ampliou a garantia da correia dentada banhada a óleo para 240.000 km nos Onix e Onix Plus produzidos desde 2019.

Problemas e defeitos do Chevrolet Onix Plus

Motor 1.0 Turbo do Chevrolet Onix 
Motor 1.0 Turbo do Chevrolet Onix (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Turbo – Pode apresentar ruídos em rotações mais baixas, causados por folga na válvula de alívio do turbo. O problema é conhecido do fabricante, que emitiu a Instrução Técnica para substituição das molas do componente ainda em garantia.

Correia dentada – Tem vida útil estimada de 240.000 km ou 15 anos, mas por ser banhada a óleo a durabilidade depende da especificação correta do lubrificante. Verifique o histórico de manutenções.

Cárter –  Está sujeito a impactos severos uma vez que o vão livre de apenas 12,7 cm é baixo demais para as condições viárias do Brasil. Verifique se o componente apresenta danos como arranhões, amassados ou mesmo trincas que possam causar seu rompimento.

Continua após a publicidade

Câmbio automático – O fabricante aconselha a substituição do fluido quando houver condições de uso severo, sem especificá-las. Mas vale a pena substituir o fluido (especificação Dexron VI) e seu filtro aos 80.000 km.

Direção elétrica – Endurecimento pode ser causado por deficiência no software. É preciso trocar todo o conjunto da direção ou o sensor de posição do volante, além da reprogramação do sistema.

Onix Plus
Porta malas tem espaço de sobra com seus 469 litros (Fernando Pires/Quatro Rodas)

A voz do dono

Nome: Bruno Godoy dos Santos
Idade: 56 anos
Profissão: empresário
Cidade: Petrópolis (RJ)

O que eu adoro:  “É um dos melhores projetos na história da GM: em porte e presença não deve absolutamente nada para ícones como Monza e Vectra. Um carro robusto, confortável e econômico sem abrir mão do desempenho.”

Continua após a publicidade

O que eu odeio: “Um carro com este nível de refinamento técnico merecia ter freios a disco nas quatro rodas. Também acho a frente baixa demais: raspa com facilidade em lombadas e entradas de garagem.”

Preço médio dos Chevrolet Onix Plus usados:

Usados Onix
(Reprodução/Quatro Rodas)

Preço das peças do Chevrolet Onix Plus

PEças Onix
(Reprodução/Quatro Rodas)

Nós dissemos

NOS DISSEMOS
(Reprodução/Quatro Rodas)

Outubro de 2019  “Apesar de ter crescido […] e de contar com 17% a mais de aços de alta resistência […] pesa apenas 1.117 kg, 75 kg a menos do que um VW Virtus Highline. Por isso, na prática, os 116 cv de potência e 16,8 kgfm de torque se mostram suficientes para empurrá-lo com agilidade. […] o sedã registrou 12 e 15,7 km/l nos ciclos de cidade e estrada quando abastecido com gasolina, sendo 8,6 e 10,9 km/l, respectivamente, bebendo etanol.”

Continua após a publicidade

Pense também em um

VIRTUS
Automóvel Virtus Highline, da Volksvagen, durante teste comparativo da Revista Quatro Rodas. (Fernando Pires/Quatro Rodas)

VW Virtus usado Seus 4,48 m de comprimento e 2,65 m entre os eixos proporcionam um espaço interno maior e um generoso porta–malas de 521 l. Seu motor TSI com injeção direta é o mais vigoroso do segmento, com 128 cv e 20,4 kgfm: vai de 0 a 100 km/h em 11 s e percorre 12,1 km/l na cidade e 16,7 km/l na estrada. A conectividade é outro atrativo, com um dos melhores sistemas multimídia, e a suspensão garante a dirigibilidade típica da marca.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

PRORROGAMOS BLACK FRIDAY

Digital Completo

Apaixonado por carros? Então isso é pra você!
Pare de dirigir no escuro: com a Quatro Rodas Digital você tem, na palma da mão, testes exclusivos, comparativos, lançamentos e segredos da indústria automotiva.
De: R$ 16,90/mês Apenas R$ 1,99/mês
PRORROGAMOS BLACK FRIDAY

Revista em Casa + Digital Completo

Quatro Rodas impressa todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
De: R$ 26,90/mês
A partir de R$ 9,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a R$1,99/mês.