A Volkswagen revelará ainda hoje, 15, o conceito do inédito ID.2. Contudo, já antecipou que nos próximos anos terá um carro elétrico mais barato e menor, e seu nome já está definido: VW ID.1.
Enquanto o ID.2 está previsto para ter preço inicial ao redor dos 25.000 euros (R$ 140;000), como o Golf, o ID.1 terá preço ao redor dos 20.000 euros (R$ 110.000), exatamente o preço inicial do Polo na Alemanha, já com impostos. Também equivale ao preço do VW Polo Highline brasileiro, que parte dos R$ 111.990.
Para redefinir o significado de “carro elétrico barato”, a Volkswagen precisará se esforçar bastante para garantir economia de escala e deixar o modelo rentável. Até mesmo porque o modelo não será tão pequeno quanto o VW e-Up!, quem ele substituirá. Terá dimensões muito próximas às do Polo.
O que pode ajudar a conter os custos é o compartilhamento do projeto com outras marcas do grupo VW, como Skoda, Seat e Cupra. Produtos químicos mais baratos e baterias LFP (de fosfato de ferro-lítio, como as usadas pela BYD) também ajudarão na missão. O conjunto teria capacidade próxima dos 60 kWh, o que seria suficiente para pelo menos 400 km de autonomia.
Especula-se, inclusive, que o ID.1 e o ID.2 compatilharão muitos componentes. Enquanto o ID.2 terá aspecto mais próximo de um Golf, o ID.1 será um hatch com o porte do Polo. As chances de ambos serem vendidos no Brasil são reais, mas nenhum dos dois chegará ao mercado antes de 2025.