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Stellantis dribla taxações e começa a fabricar carro chinês na Europa

Leapmotor T03 já está em produção na Polônia como uma forma de driblar taxas de importações para carros chineses

Por João Vitor Ferreira
20 jun 2024, 19h00
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  • A União Europeia definiu, na semana passada, suas novas tarifas para importação de carros chineses. As alíquotas, embora variem de acordo com a montadora, com certeza atrapalharão os planos das fabricantes que pretendem produzir carros na China e vendê-los na Europa.

    A Stellantis, para evitar problemas, se adiantou e já está montando um carro com projeto chinês, o Leapmotor T03, na fábrica de Tychy, na Polônia. Quem adiantou a informação foi o CEO Carlos Tavares. A empresa ainda não havia dito que havia optado por fabricar o carro na Europa em vez de importá-lo pronto da China. O próprio executivo havia declarado que importar o carro de sua terra natal seria mais barato.

    Acontece que, no final de 2023, o grupo europeu investiu cerca de R$ 8,3 bilhões para comprar 21% da montadora chinesa Leapmotor. Desse negócio, surgiu a joint venture Leapmotor Internacional, cujo os europeus têm uma participação majoritária de 51%. Em resumo, a Stellantis possui os direitos exclusivos para montar, exportar e vender produtos Leapmotor fora da China.

    Leapmotor T03
    Leapmotor T03 (Leapmotor/Divulgação)

    A fábrica polonesa era uma das cotadas, caso o grupo decidisse por produzir o T03 na Europa. Afinal, o custo de produção do compacto em Tychy não é tal alto, sendo de 400 a 500 euros por carro. Praticamente o mesmo preço de produzir na China e importar para Europa, e mais barato utilizar uma fábrica italiana.

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    O que ainda não sabemos é em qual regime a Stellantis está trabalhando, mas provavelmente é um CDK, onde as peças e componentes chegam via importação e são apenas montados na fábrica polaca. Porém, segundo analistas do banco de investimento Jefferies ouvidos pela Reuters, a Leapmotor já estaria preparando uma produção local de componentes para alimentar a planta de Tychy.

    Vale lembrar que, após introduzir a Leapmotor na Europa, a Stellantis pretende torná-la uma empresa global, vindo até para o Brasil. Além do T03, o SUV C10 também será vendido no ocidente. A produção em massa do compacto está marcada para começar em setembro.

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    Leapmotor C10 2025
    Leapmotor C10 será o segundo modelo da marca chinesa no ocidente (Divulgação/Leapmotor)

    O que é o Leapmotor T03?

    O compacto já ganhou o apelido de ‘Mobi elétrico’, justamente pelas suas dimensões e sua proposta urbana. Na Europa, terá como principal o Dacia Spring e, no Brasil, vai concorrer com a sua contraparte francesa, o Renault Kwid, e o Dolphin Mini, atual líder de vendas entre os elétricos.

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    Ele tem um motor elétrico de 109 cv e 16 kgfm, montado na parte dianteira, que pode levá-lo de 0 a 100 km/h em 12 segundos e sua velocidade máxima é de 120 km/h. A bateria é de íons lítio e tem capacidade de 41,3 kWh. A autonomia no ciclo europeu é de 280 km.

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