Novo BMW iX3 adianta futuro elétrico da marca e tem até 800 km de autonomia
SUV é o primeiro carro a adotar a nova plataforma dedicada e promete dar trabalho para os chineses e o Tesla Model Y
A BMW lançou oficialmente o próximo capítulo da sua história com a estreia mundial da segunda geração do iX3. Este é o primeiro veículo de produção construído com a plataforma Neue Klasse, que será usada em boa parte dos próximos lançamentos, inclusive no novo Série 3. O lançamento global será em meados de 2026 e a marca ainda não confirma a data de estreia no Brasil.
Na fase de lançamento, o SUV elétrico terá apenas uma versão, a iX3 50 xDrive, com sistema de tração integral e dois motores que somam 469 cv. O que mais surpreende é a autonomia estimada pelo ciclo WLTP, de até 805 km, e e capacidade de carregamento rápido a até 400 kW.
Mantendo-se fiel ao conceito Vision Neue Klasse X, o BMW iX3 2026 exibe uma filosofia de design que influenciará toda a futura linha da marca. A dianteira é definida por uma reinterpretação moderna da clássica grade de rim vertical e dos faróis duplos, remetendo a modelos icônicos como o BMW 2002.
“Com nossa nova linguagem de design, o novo BMW iX3 parece focado no futuro, moderno e atemporal – mas, acima de tudo, mais BMW do que nunca”, disse Adrian van Hooydonk, Chefe de Design do BMW Group.
O perfil esguio do veículo e os refinamentos aerodinâmicos resultaram em um coeficiente de arrasto de apenas 0,24 Cd, uma melhoria significativa em relação aos 0,29 Cd do modelo anterior. O novo iX3 também é ligeiramente maior que seu antecessor, com um comprimento de 4.78 m e uma distância entre eixos de 2.90 m, prometendo um interior mais espaçoso. Para quem deseja um visual mais agressivo, pacotes M Sport estarão disponíveis com rodas maiores e detalhes de estilo distintos.
Por dentro, o iX3 rompe com a tradição da BMW e adota uma cabine minimalista. A peça central é o novo Panoramic iDrive, uma tela que se estende por toda a base do para-brisa, complementada por um display sensível ao toque central de 17,9”. Esta nova interface roda no BMW Operating System X, projetado para um controle mais intuitivo.
O “sistema nervoso digital” do veículo é alimentado por quatro computadores de alto desempenho, ou “supercérebros”. Cada unidade é dedicada a uma função principal: uma para a dinâmica de condução, uma para a condução autônoma e outras para o infotenimento e funções do veículo. Essa arquitetura permitirá melhorias contínuas por meio de atualizações remotas (over-the-air).
Apesar do foco digital, a BMW manteve controles físicos para funções essenciais como limpadores, volume e seleção de marchas. Aproveitando melhor o espaço interno, o SUV oferece um porta-malas de 861 litros, subindo para 1.841 litros com os bancos traseiros rebatidos, além de um pequeno compartimento frontal (frunk) sob o capô.
A base do iX3 é a arquitetura Neue Klasse de 800 volts, apresentando o sistema eDrive de sexta geração da BMW. Os motores duplos do iX3 50 xDrive produzem um total de 469 cv e 65,8 kgfm de torque, permitindo uma aceleração de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos e uma velocidade máxima de 210 km/h.
Graças às suas novas células de bateria cilíndricas de alta densidade, o iX3 pode atingir uma autonomia estimada pelo ciclo de testes WLTC de 805 km. O carregamento é igualmente impressionante, com uma capacidade de carga rápida DC de 400 kW que pode adicionar 370 km de autonomia em apenas 10 minutos ou carregar de 10 a 80 por cento em 21 minutos. O veículo também suporta carregamento bidirecional.
Com um preço inicial projetado de “cerca de US$ 60.000” (R$ 324.251 pela cotação atual), o BMW iX3 50 xDrive tem um preço bem agressivo para o seu segmento. Este valor o coloca abaixo de seu irmão a combustão, o X3 M50 xDrive (US$ 65.900) e o posiciona diretamente contra rivais como o Tesla Model Y, Audi Q6 e-tron e Porsche Macan EV.
A produção começará no primeiro trimestre de 2026 na nova fábrica da BMW em Debrecen, na Hungria. O iX3 é apenas o primeiro de muitos veículos Neue Klasse, com um sedã do tamanho da Série 3 previsto para ser o próximo, enquanto a BMW acelera sua transição para um futuro elétrico.

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