O Grupo Chery anunciou nesta terça-feira (30) que pretende lançar 28 novos modelos eletrificados até 2025. Os planos incluem carros das quatro principais marcas da empresa: a “marca-mãe” Chery, a marca de luxo Exeed, além das novatas Omoda e Jaecoo, ambas com estreia marcada para este ano no Brasil.
Os lançamentos apresentados não são exatamente para a China, já que Omoda e Jaecoo não são vendidas por lá. Ou seja, trata-se de um planejamento global, no qual os modelos serão destinados aos seus respectivos mercados.
Isso faz parte da estratégia de expansão do Grupo, que registrou mais de 870 lojas em 40 mercados diferentes em 2023, mas quer ter mais de 3.000 lojas em mais de 60 países diferentes em 2026. O Brasil fará parte disso já que, só por aqui, Omoda e Jaecoo pretendem ter 50 lojas conjuntas já em 2024. Por outro lado, o mercado brasileiro não tem confirmações sobre modelos da Chery pela operação local da Caoa.
Chery: foco nos Tiggo
Entre modelos que já foram apresentados ou ainda serão, a Chery terá seis lançamentos neste ano, com foco na linha de SUVs. O Tiggo 4 (vendido no Brasil como Tiggo 5X) ganhará uma configuração híbrida convencional, enquanto Tiggo 7, Tiggo 8 e Tiggo 9, terão versões híbridas plug-in, ou seja, com necessidade de recarga em redes elétricas.
Por fim, o Tiggo 6, nada mais que a versão Chery do Jaecoo J7, terá uma versão elétrica. O único sedã presente nos planos para 2024 é o Arrizo 8, sedã grande que nunca tivemos no Brasil e que ganhará um conjunto híbrido plug-in.
Em 2025, o Tiggo 8 será novamente atualizado, enquanto o Tiggo 5 terá uma inédita versão elétrica. Outros dois novos modelos serão lançados, mas ainda são desconhecidos. Um deles é conhecido pelo código T1G e será tanto híbrido plug-in, quanto elétrico. Outro é o T13T, que será elétrico. Não há qualquer informação sobre eles, mas a letra T no código dá a entender que trata-se de SUVs da linha Tiggo.
Omoda e Jaecoo: os responsáveis pela expansão
Cinco dos nove modelos planejados para até 2025 já foram apresentados pelas marcas, que trabalham sempre em conjunto – não por acaso, a comunicação sobre elas é sempre no formato “Omoda | Jaecoo”. Os modelos, porém, são distintos.
Voltando aos carros, a Omoda já mostrou o novo E5, a versão elétrica do 5, ambos confirmados ao mercado brasileiro. Além dele, o Omoda 7, um SUV médio, também foi apresentado pela marca neste final de semana. O terceiro é o Jaecoo J8 híbrido plug-in, que é o “irmão gêmeo” do Chery Tiggo 9.
O Jaecoo J7 híbrido plug-in também já foi revelado, assim como o EJ6, um SUV elétrico baseado no iCar 03, com volumes e traços quadrados que remetem a modelos como Defender, Hummer e Renegade.
Ainda falta ser apresentado o Jaecoo J5, menor modelo da marca e que terá versões elétricas e híbridas do tipo convencional, sem recarga em redes externas. Faltam também o Omoda E5 “FL-BEV” e o Jaecoo J8 FL-PHEV. BEV e PHEV significam, respectivamente, versões elétricas e híbridas plug-in, mas não se sabe os significados das letras FL no início.
Exeed: a marca mais elétrica do Grupo
Marca de luxo da Chery e com chances de chegar ao Brasil, a Exeed dispensa modelos híbridos convencionais e foca nos plug-in, nos elétricos e nos elétricos com extensor de alcance (ou seja, motores a combustão que servem como geradores de energia para a bateria).
Neste caso, todos os modelos já são conhecidos, mas ainda resta que eles cheguem aos seus respectivos mercados. Os planos para 2024 incluem os SUVs híbridos plug-in RX e VX, além do elétrico ET. O único sedã da marca é o ES, um rival à altura de Tesla.
Para depois, até o final do próximo ano, virão os SUVs RL e TXL, ambos híbridos plug-in, e as versões REEV de ET e ES. As versões REEV são elétricas com extensor de alcance, um motor a gasolina que funciona como gerador.