Nos últimos anos, “causar” parece ter sido a palavra de ordem no departamento de design da Hyundai, e assim deverá permanecer. Ao menos é o que indica o novo Kona, revelado agora, mas que só chegará aos seus respectivos mercados até o final de 2023, já como linha 2024. Ele segue com opções a combustão, híbrida e elétrica.
O primeiro (e atual) Kona, apresentado em 2017 e reestilizado em 2020, já passa longe de ter uma aparência convencional. O SUV compacto tem faróis e lanternas divididos em pares, além de partes plásticas envolventes nos para-lamas e nos para-choques.
Para a segunda geração, o modelo aposta em um visual mais limpo e futurista, mas não menos exótico. Ele segue com formas e volumes bem arredondados, apesar dos novos vincos que parecem rasgar as laterais, e ficou ligeiramente maior. Segundo a Hyundai, o Kona cresceu 15 centímetros no comprimento, 2,5 cm na largura e 6 cm na distância entre-eixos. As rodas são sempre de 19 polegadas.
Na dianteira, uma faixa iluminada por leds vai de um lado a outro na ponta do capô, enquanto os faróis se camuflam mais abaixo, nas extremidades dos para-choques. Por enquanto, apenas imagens detalhadas do Kona elétrico foram reveladas. A única aparição das demais versões está na imagem abaixo e revela que a parte central do para-choque varia de acordo com a mecânica das versões.
Enquanto as configurações a combustão têm tomadas de ar maiores, as híbridas tem aberturas menores e, as elétricas, têm uma faixa na cor do veículo e pontos prateados logo abaixo, tudo isso sem qualquer abertura para ventilação.
As soluções de estilo da dianteira se repetem na traseira, com uma faixa iluminada indo de um lado a outro, passando pela tampa do porta-malas, e as lanternas principais alocadas nas extremidades. A imagem abaixo também é a única divulgada até o momento para a traseira do novo Kona.
O interior deixou no passado a aparência de um carro comum – e que lembrava muito o do atual HB20. Agora, o SUV tem um conjunto curvo de telas representando o quadro de instrumentos e a central multimídia, à la BMW, com 12,3 polegadas cada um. Abaixo, há uma considerável quantidade de comandos físicos.
O painel tem como base linhas horizontais, que buscar dar um aspecto de modernidade e leveza à cabine. Há iluminação indireta em leds em alguns pontos, como nas portas dianteiras e à frente do passageiro. Sem divulgar números, a Hyundai diz que o porta-malas tem um “espaço de carga maximizado”.
Detalhes sobre as motorizações ainda não foram divulgados, mas ao menos duas configurações são esperadas. No caso do modelo híbrido, espera-se que o Kona utilize a combinação do Kia Niro, ou seja, um 1.6 turbo com um elétrico que entregam 141 cv. Já no elétrico, é possível que o motor seja alimentado por uma bateria de 64,8 kWh e tenha 204 cv, além de uma autonomia de mais de 400 km.