Ford F-150 elétrica vira mico nos EUA e pode estar com dias contados
Baixas vendas e acumulo de prejuízo pela marca nos últimos dois anos podem motivar decisão
A Ford F-150 Lightning pode estar com os dias contados. A versão elétrica da picape mais vendida dos Estados Unidos está com a produção suspensa desde um incêndio em um fornecedor, no mês passado. No entanto, aparentemente, a Ford pode não retomar a fabricação da picape.
Os funcionários da fábrica de carros elétricos foram transferidos para a planta que faz as picapes a combustão. No entanto, a fabricante disse que a mudança permitirá focar em picapes “mais lucrativas para a Ford e que utilizam menos alumínio”.

E não é só isso. A F-150 Lightining não teve o volume de vendas esperado, apesar de ser a mais vendida de seu segmento. Neste ano, foram 23.034 unidades, o que representa crescimento de apenas 1% perante o ano passado.
Apesar disso, é um dos carros menos vendidos da Ford. A picape perde para modelos como Lincoln Nautilus, Série E (furgões e vans) e Mustang. E, segundo o Wall Street Journal, esses números levaram os “executivos a discussões ativas” sobre o cancelamento do projeto.

E não é só a Ford que está tendendo a esta decisão. A Ram descontinuou o projeto da 1500 REV, enquanto a General Motors está reconsiderando reduzir a oferta de modelos elétricos, uma vez que possui Chevrolet Silverado EV, GMC Sierra EV e GMC Hummer EV.
No terceiro trimestre do ano, a Chevrolet Silverado EV foi emplacada em apenas 9.379 oportunidades, a Sierra EV teve 6.147 vendas e o GMC Hummer teve 13.233 unidades considerando também o SUV. A F-150 elétrica teve 10.005 vendas no mesmo período.

O efeito financeiro dos elétricos ainda é negativo para as fabricantes. A Ford teria perdido US$ 13 bilhões com veículos elétricos desde 2023. Vale lembrar que a empresa já realizou cortes na sua linha de elétricos como Lincoln baseado na plataforma da Rivian, além de SUVs elétricos de sete lugares. No Brasil, a Ford oferece apenas os modelos Mustang Mach-E e E-Transit.
Novo Chery Tiggo 8 entre em pré-venda com preço de Renault Kwid
Caoa Chery Tiggo 7 já tem novo design registrado no Brasil
Nova Toyota Hilux 2027 é revelada com design mais moderno e tem até versão elétrica
Chinesa Jetour confirma estreia no Brasil para início de 2026 com três SUVs híbridos
23 carros usados completos e econômicos por menos de R$ 60.000







