Clique e Assine QAUTRO RODAS por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Fiat 500e testa recarga de carros por indução para autonomia ‘infinita’

Apesar do campo elétrico emitido pela via, a Stellantis garante que a caminhada de pedestre sobre ela é segura

Por Guilherme Fontana Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
17 jun 2022, 17h37

Impensáveis há poucos anos, os carregadores de smartphones por indução já estão se tornando populares. A intenção é que, agora, a tecnologia dê um passo adiante e a “mágica” possa acontecer também para recarregar carros elétricos, como já acontece na Suécia. A Stellantis se adiantou e já iniciou os testes com um Fiat 500e. E os resultados têm sido os melhores possíveis.

Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90

Batizado de “Arena del Futuro”, o local dos testes fica em Chiari, na Itália, e utiliza um sistema de bobinas instaladas sob o asfalto, que transfere a energia diretamente aos veículos que trafegam em sua superfície.

O sistema utiliza corrente contínua (DC) e cabos de alumínio no lugar dos fios de cobre, o que ajuda a cortar custos. Apesar do campo elétrico, a empresa diz que a caminhada de pedestres no asfalto eletrificado é segura.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

Para que a energia vá diretamente para o veículo, é necessário que ele seja equipado com um receptor, como acontece com o Fiat 500e em testes.

Com o sistema implantado em rodovias, seria possível ter autonomia
Com o sistema implantado em rodovias, seria possível ter autonomia “infinita” (Divulgação/Stellantis)

Segundo a Stellantis, durante os trabalhos, foi possível atingir níveis de eficiência de recarga semelhantes aos das estações de carga rápida. Mas mais do que isso: foi possível que o 500e viajasse em velocidades altas sem utilizar a energia das baterias, seguindo apenas com a energia recebida do asfalto.

Ou seja, apesar da autonomia declarada pela fabricante, em tese, o veículo teria um alcance “infinito” enquanto estivesse em rodovias equipadas com o sistema de recarga por indução.

Continua após a publicidade

Para Anne-Lise Richard, chefe da unidade global de negócios de e-mobility da Stellantis, o sistema traria uma série de vantagens. “Esses projetos conjuntos são passos empolgantes à medida que trabalhamos para alcançar maior vida útil da bateria, menor ansiedade de alcance, maior eficiência energética, menor tamanho da bateria, excelente desempenho e menor peso e custo”, apontou.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.