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Fiat 500e testa recarga de carros por indução para autonomia ‘infinita’

Apesar do campo elétrico emitido pela via, a Stellantis garante que a caminhada de pedestre sobre ela é segura

Por Guilherme Fontana 17 jun 2022, 17h37

Impensáveis há poucos anos, os carregadores de smartphones por indução já estão se tornando populares. A intenção é que, agora, a tecnologia dê um passo adiante e a “mágica” possa acontecer também para recarregar carros elétricos, como já acontece na Suécia. A Stellantis se adiantou e já iniciou os testes com um Fiat 500e. E os resultados têm sido os melhores possíveis.

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Batizado de “Arena del Futuro”, o local dos testes fica em Chiari, na Itália, e utiliza um sistema de bobinas instaladas sob o asfalto, que transfere a energia diretamente aos veículos que trafegam em sua superfície.

O sistema utiliza corrente contínua (DC) e cabos de alumínio no lugar dos fios de cobre, o que ajuda a cortar custos. Apesar do campo elétrico, a empresa diz que a caminhada de pedestres no asfalto eletrificado é segura.

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Para que a energia vá diretamente para o veículo, é necessário que ele seja equipado com um receptor, como acontece com o Fiat 500e em testes.

Com o sistema implantado em rodovias, seria possível ter autonomia
Com o sistema implantado em rodovias, seria possível ter autonomia “infinita” Divulgação/Stellantis

Segundo a Stellantis, durante os trabalhos, foi possível atingir níveis de eficiência de recarga semelhantes aos das estações de carga rápida. Mas mais do que isso: foi possível que o 500e viajasse em velocidades altas sem utilizar a energia das baterias, seguindo apenas com a energia recebida do asfalto.

Ou seja, apesar da autonomia declarada pela fabricante, em tese, o veículo teria um alcance “infinito” enquanto estivesse em rodovias equipadas com o sistema de recarga por indução.

Para Anne-Lise Richard, chefe da unidade global de negócios de e-mobility da Stellantis, o sistema traria uma série de vantagens. “Esses projetos conjuntos são passos empolgantes à medida que trabalhamos para alcançar maior vida útil da bateria, menor ansiedade de alcance, maior eficiência energética, menor tamanho da bateria, excelente desempenho e menor peso e custo”, apontou.

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