A eletrificação já é uma realidade e, às vezes, até esquecemos que algumas montadoras mais tradicionais ainda não entraram nesse mundo. Era o caso da Suzuki, que apresentou oficialmente o eVitara, seu primeiro carro elétrico que também dará origem a um SUV da Toyota.
O nome talvez seja só para gerar um hype, já que ele não tem muito do Vitara. Além da mecânica elétrica, o Suzuki eVitara também é maior. São 4,275 m de comprimento, 1 cm maior que o SUV a combustão. Já o entre-eixos é 2 cm maior, totalizando 2,7 m. Para os passageiros isso significa mais espaço interno.
O que pode lembrar um pouco do Vitara, que está na linha da Suzuki sem grandes mudanças há nove anos, é o design. Se colocar os dois lado a lado, você até consegue ver algumas referências, principalmente na dianteira. A posição dos faróis e grade — que no elétrico é representada por um filete em preto brilhante — é semelhante, mas o eVitara tem desenhos exclusivos para luzes, mais angular e moderno. Já o para-choque é totalmente novo.
Na traseira as diferenças são bem maiores. O eVitara tem luzes mais estreitas e interligadas, que se assemelham — um pouco — ao atual Grand Vitara. Mas o para-choque é igualmente elevado.
Inicialmente, o elétrico será vendido no Japão, na Europa e na Índia, onde será produzido em três versões. As mais básicas terão tração dianteira e se diferenciam pela potência dos motores e capacidade da bateria. A mais básica terá motor de 144 cv e bateria de 49 kWh e, acima dela, há a versão de 174 cv com células de 61 kWh.
Essa bateria também equipa o topo de linha, que ganha um motor extra na traseira de 65 cv. Ao todo, ele tem 184 cv e 30,6 kgfm e, claro, tração integral. E, para o 4×4 do eVitara, a Suzuki reinventou seu sistema Allgrip (que temos no Jimny), que virou o Allgrip-e. Para garantir o off-road, o sistema usa os freios para imitar um diferencial de deslizamento limitado tradicional.
Por enquanto, a Suzuki não revela dados de desempenho e o alcance das versões. Mas mostrou o interior, que diz ter “revestimentos de aparência robusta”. O console central tem um seletor giratório no lugar da alavanca tradicional de câmbio e não abre mão dos botões analógicos. O destaque vai para a grande tela acima do painel, que une o quadro de instrumentos digital e a central multimídia.
A plataforma é a nova HEARTECT-e, exclusiva para elétricos. Um detalhe interessante é que o e-Vitara será irmão do novo Toyota da família bZ, SUV que ainda não foi oficialmente revelado, mas foi antecipado através do conceito Urban SUV.
Ambos os modelos sairão da mesma fábrica da Suzuki em Gujarat, na Índia. A produção do eVitara começa no segundo trimestre do próximo ano, e as primeiras entregas estão marcadas para a segunda metade de 2025.