PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Esportivo elétrico da Lotus tem bateria que recarrega em 10 minutos

Os carros elétricos suportam recargas cada vez mais rápidas, mas, até agora, ninguém se iguala à Lotus nesse aspecto

Por Fábio Black
Atualizado em 28 set 2024, 15h44 - Publicado em 28 set 2024, 15h00
Novas Tecnologias
 (Divulgação/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

“Novo carro elétrico bate recorde de recarga mais rápida do mundo.” Pode ser que o leitor tenha visto essa afirmação algumas vezes nos últimos tempos, mas é isso mesmo: a indústria, em seus primeiros passos numa nova era, é marcada por avanços bem rápidos, e os recordes são quebrados com frequência. Agora, foi a vez da Lotus assumir a liderança da recarga automotiva.

A consultoria P3, especializada nos carros a bateria, vem realizando seu ranking anual de velocidade de carregamento. Não é só questão de potência máxima; o importante é a potência média ao longo de toda a recarga, pois à medida que a bateria enche é necessário habilidade dos engenheiros para que o congestionamento de elétrons nas células não provoque aquecimento excessivo.

2025-Lotus-Emeya-907-13
Lotus Emeya (Divulgação/Lotus)

O novo Lotus Emeya estreou causando espanto, pois, além do pico de 402 kW de recarga, o esportivo manteve média de 331 kW de 10 a 80% do processo. Para fins de comparação, a grande maioria dos carros elétricos à venda no Brasil mal passa dos 100 kW de pico.

2025-Lotus-Emeya-907-2
(Divulgação/Lotus)
Continua após a publicidade

Para permitir que os proprietários desfrutem da recarga ultrarrápida do Emeya, a Lotus precisou desenvolver os próprios carregadores junto a parceiros e instalá-los na China, com os primeiros pontos da Europa estreando por agora. O trabalho utilizou soluções análogas às dos próprios carros, dado que o principal recurso para controlar a temperatura das baterias também vale para os monstruosos eletropostos: o arrefecimento.

Criando a demanda

A Lotus acredita que um superesportivo elétrico como o Emeya deve ser recarregado com equivalente potência. Logo, coube à fabricante se juntar com fornecedoras para, juntas, criarem o “ecossistema” ideal para atendê-lo

Lotus BAteria
(Divulgação/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade
Lotus BAteria
(Divulgação/Quatro Rodas)

Cabeça fresca

As baterias dos Lotus elétricos vêm da CATL, grande rival da BYD. A CATL Qilin é o que a empresa tem de melhor, e literalmente cria, em cada célula, caminhos esculpidos através de processos extremamente complexos, que diminuem o “engarrafamento” de íons. Como as células estufam, foi necessário criar um revestimento milimetricamente elástico e o toque final veio com as placas de troca de calor envolvidas em água.

Lotus Eletrico dfd
(Divulgação/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

Superlativo em tudo

Lançado neste ano, o Lotus Emeya tem 918 cv, vai de 0 a 100 km/h em 2,8 s e roda mais de 600 km sem recargas. É o melhor que a Geely tem reunido na plataforma EPA, exclusiva dos elétricos da marca inglesa. A Lotus argumenta que investir nos seus carregadores ultrarrápidos servirá também para quando outros EVs tiverem essa capacidade.

Carregador Lotus dfd
(Divulgação/Quatro Rodas)

Carregador lubrificado

A Lotus criou carros com recarga tão rápida que também precisou lançar os carregadores para eles. Além da torre com dois pontos, é possível adquirir a tomada simples junto à caixa de força anexa. Todos utilizam a mesma tecnologia, que envolve cabos e outras partes num óleo de arrefecimento. Além de impedir o aquecimento excessivo, o óleo economiza peso: um cabo convencional chegaria aos 30 kg para dar conta de tanta potência.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.