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Esportivo elétrico da Lotus tem bateria que recarrega em 10 minutos

Os carros elétricos suportam recargas cada vez mais rápidas, mas, até agora, ninguém se iguala à Lotus nesse aspecto

Por Fábio Black
Atualizado em 28 set 2024, 15h44 - Publicado em 28 set 2024, 15h00
Novas Tecnologias
 (Divulgação/Quatro Rodas)
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“Novo carro elétrico bate recorde de recarga mais rápida do mundo.” Pode ser que o leitor tenha visto essa afirmação algumas vezes nos últimos tempos, mas é isso mesmo: a indústria, em seus primeiros passos numa nova era, é marcada por avanços bem rápidos, e os recordes são quebrados com frequência. Agora, foi a vez da Lotus assumir a liderança da recarga automotiva.

A consultoria P3, especializada nos carros a bateria, vem realizando seu ranking anual de velocidade de carregamento. Não é só questão de potência máxima; o importante é a potência média ao longo de toda a recarga, pois à medida que a bateria enche é necessário habilidade dos engenheiros para que o congestionamento de elétrons nas células não provoque aquecimento excessivo.

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Lotus Emeya (Divulgação/Lotus)

O novo Lotus Emeya estreou causando espanto, pois, além do pico de 402 kW de recarga, o esportivo manteve média de 331 kW de 10 a 80% do processo. Para fins de comparação, a grande maioria dos carros elétricos à venda no Brasil mal passa dos 100 kW de pico.

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(Divulgação/Lotus)

Para permitir que os proprietários desfrutem da recarga ultrarrápida do Emeya, a Lotus precisou desenvolver os próprios carregadores junto a parceiros e instalá-los na China, com os primeiros pontos da Europa estreando por agora. O trabalho utilizou soluções análogas às dos próprios carros, dado que o principal recurso para controlar a temperatura das baterias também vale para os monstruosos eletropostos: o arrefecimento.

Criando a demanda

A Lotus acredita que um superesportivo elétrico como o Emeya deve ser recarregado com equivalente potência. Logo, coube à fabricante se juntar com fornecedoras para, juntas, criarem o “ecossistema” ideal para atendê-lo

Lotus BAteria
(Divulgação/Quatro Rodas)
Lotus BAteria
(Divulgação/Quatro Rodas)

Cabeça fresca

As baterias dos Lotus elétricos vêm da CATL, grande rival da BYD. A CATL Qilin é o que a empresa tem de melhor, e literalmente cria, em cada célula, caminhos esculpidos através de processos extremamente complexos, que diminuem o “engarrafamento” de íons. Como as células estufam, foi necessário criar um revestimento milimetricamente elástico e o toque final veio com as placas de troca de calor envolvidas em água.

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Lotus Eletrico dfd
(Divulgação/Quatro Rodas)

Superlativo em tudo

Lançado neste ano, o Lotus Emeya tem 918 cv, vai de 0 a 100 km/h em 2,8 s e roda mais de 600 km sem recargas. É o melhor que a Geely tem reunido na plataforma EPA, exclusiva dos elétricos da marca inglesa. A Lotus argumenta que investir nos seus carregadores ultrarrápidos servirá também para quando outros EVs tiverem essa capacidade.

Carregador Lotus dfd
(Divulgação/Quatro Rodas)

Carregador lubrificado

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A Lotus criou carros com recarga tão rápida que também precisou lançar os carregadores para eles. Além da torre com dois pontos, é possível adquirir a tomada simples junto à caixa de força anexa. Todos utilizam a mesma tecnologia, que envolve cabos e outras partes num óleo de arrefecimento. Além de impedir o aquecimento excessivo, o óleo economiza peso: um cabo convencional chegaria aos 30 kg para dar conta de tanta potência.

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